A Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia homenageou mais de dois mil estudantes aprovados no ensino superior. A cerimônia, realizada em 10 de agosto, destacou a importância do apoio educacional e a determinação dos alunos, especialmente em cursos como medicina e odontologia. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha, ressaltaram o papel fundamental dos educadores e a superação dos desafios enfrentados pelos jovens da região.
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia homenageou estudantes aprovados em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, em uma cerimônia realizada no dia 10 de agosto. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do momento, destacando que mais de dois mil alunos foram aprovados em cursos como medicina, odontologia, enfermagem e pedagogia. Ela incentivou os jovens a aproveitarem essa oportunidade, expressando sua alegria ao ver tantos estudantes alcançando esse marco.
João Lucas Soares, um dos aprovados para medicina na Universidade de Brasília (UnB), compartilhou sua experiência de estudo. Ele destacou a importância do apoio dos professores e a dedicação em estudar fora da escola. “Os professores sempre acreditaram em mim e me incentivaram a sonhar e correr atrás dos meus objetivos”, afirmou. João Lucas enfatizou que os alunos da rede pública têm capacidade de ingressar em universidades e se tornar bons profissionais.
A diretora do Centro Educacional (CED) Incra 8, Solange da Cunha, também foi uma grande incentivadora dos alunos. Ela reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, especialmente aqueles que dependem do transporte escolar. “Vocês marcaram a minha vida e merecem todo o amor do mundo”, disse, prometendo estar presente nas formaturas dos alunos, mesmo sem convite.
A cerimônia contou com a presença de pais e responsáveis, que aplaudiram seus filhos com orgulho. O produtor rural João Francisco Soares, pai de João Lucas, expressou sua emoção ao ver o nome do filho na lista de aprovados. “Foi uma alegria tão grande que o coração quase não aguentou”, relatou, evidenciando o esforço e a dedicação do jovem ao longo dos anos.
A coordenadora da CRE, Neuseli Rodrigues, destacou o diferencial de Brazlândia, uma cidade pequena que permite um acompanhamento mais próximo das dificuldades enfrentadas pelos alunos. “A proximidade facilita o trabalho conjunto entre gestores e escolas, sempre com o objetivo de atender o estudante e promover seu avanço no aprendizado”, afirmou.
Iniciativas como essa são fundamentais para motivar os jovens a buscarem seus sonhos. O apoio da comunidade e a valorização da educação podem fazer a diferença na vida de muitos estudantes. A união em torno de projetos que incentivem a educação e o desenvolvimento pessoal é essencial para transformar realidades e criar oportunidades para os menos favorecidos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a liberação de R$ 300 milhões e a recomposição de R$ 400 milhões no orçamento das universidades federais, isentando-as de limitações de gastos. Essa decisão visa mitigar os impactos de cortes emergenciais e garantir o funcionamento pleno das instituições.
O governo brasileiro relançou o Fies Social em 2024, oferecendo financiamento integral com juro zero para beneficiários do CadÚnico, visando ampliar o acesso ao ensino superior. O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade e apresenta regras mais flexíveis, facilitando a inclusão de estudantes historicamente excluídos.
Estudos recentes mostram que alunos de alto desempenho aplicam estratégias de estudo baseadas em ciência cognitiva, superando desafios em contextos de recursos limitados. Essas práticas incluem recuperação ativa, planejamento eficaz e aprendizado colaborativo, resultando em melhorias significativas no desempenho acadêmico.
Brasil carece de educação técnica para enfrentar economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. O Movimento Brasil Competitivo apresenta relatório com recomendações para melhorar a formação profissional e digital.
Inscrições abertas para três cursos gratuitos da Jornada da Acessibilidade, promovidos pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com foco em acessibilidade cultural, audiodescrição e Braille.
Censo 2022 revela que apenas 47,2% dos hospitais e 31,8% das escolas têm rampas de acesso. Dados do IBGE mostram que a acessibilidade no Brasil é insuficiente, apesar das leis vigentes.