Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi premiado com o Faz Diferença 2024 por proibir celulares nas escolas, aumentando o desempenho em matemática e reduzindo o bullying. A iniciativa pioneira inspirou uma lei federal e teve resultados significativos nas escolas da capital fluminense.

Pela sua atuação como um dos principais responsáveis pela proibição do uso de celulares nas escolas brasileiras, o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, foi agraciado com o prêmio Faz Diferença 2024 na categoria Educação. A cerimônia ocorreu no Teatro do Copacabana Palace, onde o prêmio foi entregue pela editora executiva do GLOBO, Flávia Barbosa, e pelo vice-presidente do Conselho do Grupo Globo, José Roberto Marinho.
Em seu discurso de agradecimento, Ferreirinha destacou como a educação transformou sua vida, mencionando sua trajetória desde São Gonçalo até ser aceito em Harvard com bolsa integral. Ele enfatizou a importância da educação na sua formação e na de muitos outros jovens, ressaltando que a proibição dos celulares nas escolas é uma defesa da infância.
A iniciativa de Ferreirinha, implementada no início de 2024, resultou em um aumento de cinquenta e três por cento nas chances de estudantes do nono ano alcançarem um nível adequado em matemática nas escolas que aderiram à proibição. Além disso, a medida contribuiu para a redução de casos de bullying nas instituições de ensino.
A lei municipal proíbe o uso de celulares em todas as etapas da educação básica, tanto em escolas públicas quanto privadas, permitindo apenas o uso para crianças com deficiência que necessitem do aparelho por questões de acessibilidade e para atividades pedagógicas. Ferreirinha se tornou um articulador da proposta de lei federal que visa expandir essa proibição em todo o país.
O secretário também mencionou que o Brasil conseguiu aprovar essa legislação antes da Finlândia, desafiando a ideia de inferioridade em relação a outros países. Ele destacou que a decisão de proibir celulares nas escolas foi um clamor em defesa da infância e que não se pode permitir que esses dispositivos sequestram as experiências das crianças.
Com o sucesso da iniciativa no Rio de Janeiro, Ferreirinha inspira outros estados e países a adotarem medidas semelhantes. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a proteção e o desenvolvimento das crianças são fundamentais para um futuro melhor.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Na Ponta do Lápis", que visa ensinar educação financeira nas escolas públicas, alcançando 30 milhões de estudantes. A iniciativa, que é voluntária, busca capacitar alunos do ensino fundamental e médio, promovendo habilidades de cidadania financeira e respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, oferece suporte técnico e financeiro às redes de ensino, ampliando o impacto de políticas como o programa Pé-de-Meia.

Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, lançou o Grupo R1, um ecossistema educacional que já impactou mais de 7.000 empresários com sua metodologia RGV e o Clube R1 para suporte contínuo.

A Seequent disponibilizará até quinhentas licenças gratuitas de softwares de geociências para estudantes do Programa Desenvolver 2025 da Vale, visando formar novos geocientistas na América Latina. Essa colaboração busca suprir a demanda crescente por profissionais na área, oferecendo ferramentas como Leapfrog e Oasis Montaj, que facilitam o modelamento do subsolo.

Estão abertas as inscrições para quinze oficinas online gratuitas do projeto 'High Tech Course', que visa a inclusão digital e profissional de jovens e adultos. As aulas, promovidas pela Secti-DF e AJA Brasil, abrangem temas como informática, design e empreendedorismo, com certificação ao final.

Catarina, uma menina brasileira, é reconhecida como a leitora bilíngue mais jovem do país, fluente em inglês e com QI elevado. Especialistas alertam sobre a falta de avaliações para identificar superdotação.

Um estudo revela que escolas públicas estaduais em São Paulo apresentam até 27 vezes mais desordem que as particulares, impactando o bem-estar dos adolescentes. A pesquisa, com 2.680 estudantes, destaca a degradação nas instalações e seu efeito no comportamento juvenil.