Programa NaMoral se torna Política Distrital de Educação para a Integridade, abrangendo todas as escolas. Ações contra bullying incluem espetáculo e capacitação de professores.
O dia 7 de abril é reconhecido desde 2016 como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, em memória ao massacre de Realengo, no Rio de Janeiro. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) considera a luta contra o bullying uma prioridade, implementando diversas ações e programas. Um exemplo é a capacitação de professores, que, em parceria com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos e o Batalhão de Policiamento Escolar, já formou cinco mil profissionais para lidar com essa questão.
As iniciativas voltadas para os alunos variam entre as escolas. Um projeto destacado é o programa desenvolvido no Centro de Ensino Médio 01 do Guará, que promove o protagonismo juvenil e a escuta ativa. Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF, ressalta que muitos alunos preferem se abrir com colegas. Para compilar essas práticas, a Secretaria lançou um livro com experiências bem-sucedidas no combate ao bullying.
Recentemente, o programa NaMoral, que visa educar sobre integridade, foi aprovado por unanimidade na Câmara Legislativa para se tornar uma Política Distrital de Educação. Com isso, o programa será implementado em todas as escolas, tanto públicas quanto particulares. Ana Beatriz enfatiza que o bullying não se limita ao ambiente escolar, mas se estende às redes sociais, tornando essencial a educação sobre o tema.
Após a pandemia, houve um aumento nos casos de violência nas escolas, levando a SEEDF a intensificar suas ações em prol da cultura de paz. Durante o mês de abril, quatro escolas da rede pública receberão o espetáculo Hora da Saída, que aborda o bullying. Além da apresentação, haverá um bate-papo com profissionais e a distribuição de uma cartilha informativa.
Lucianna Mauren, idealizadora do projeto, explica que o teatro é uma ferramenta pedagógica eficaz, pois permite que os alunos se vejam nas situações apresentadas. O espetáculo surgiu de sua experiência em sala de aula, onde observou a necessidade de discutir a violência de forma aberta e acolhedora. O bate-papo pós-apresentação oferece um espaço para que os alunos compartilhem suas experiências e compreendam o tema de maneira autônoma.
As apresentações do Hora da Saída estão agendadas para os dias 24 e 25 de abril, no Centro de Ensino Fundamental 104 da Asa Norte; 28 e 29 de abril, no Centro Educacional Gesner Teixeira do Gama; 30 de abril, no Centro de Ensino Fundamental 01 do Guará; e 5 de maio, no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol Fercal/Sobradinho. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que promovam a integridade e o respeito nas escolas.
O MEC abriu o prazo para isenção da taxa do Enem 2025 até 25 de abril. Estudantes de escolas públicas e com renda baixa podem solicitar. Resultados serão divulgados em 12 de maio.
O Google lançou o Gemini, um modelo de inteligência artificial que transforma a educação, oferecendo ferramentas como criação automatizada de planos de aula e chatbots, disponível gratuitamente no Google Workspace for Education. A iniciativa visa modernizar o ensino no Brasil, onde a tecnologia já é amplamente utilizada, mas enfrenta desafios de adaptação e segurança de dados.
O programa Qualifica SP oferece 2.580 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em 33 municípios. Inscrições até 13 de julho; aulas começam em 21 de julho. Oportunidade para jovens e adultos se inserirem no mercado de trabalho.
Levantamento do MEC revela que apenas 59,2% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estão alfabetizadas, com metas de 80% até 2030. Enchentes no Rio Grande do Sul impactaram os resultados.
Parte do muro do Colégio de Aplicação da UFRJ desabou, sem feridos, levando à suspensão das aulas e à contratação urgente de reparos. Pais e alunos expressam preocupação com a infraestrutura deteriorada.
Jonathan Haidt, psicólogo social, celebra a proibição de celulares nas escolas brasileiras e defende regras rigorosas em casa, como limitar redes sociais antes dos 16 anos e proibir telas à noite. Ele destaca os riscos distintos para meninas e meninos, enfatizando a importância de proteger a saúde mental dos jovens.