Sérgio Avelleda, ex-secretário de Mobilidade de São Paulo, critica o uso de carros por aplicativos como alternativa ao transporte público, defendendo investimentos em modais ativos e transporte coletivo. Ele alerta sobre a degradação urbana e a necessidade de integrar ciclovias ao metrô para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida na cidade.
O ex-secretário de Mobilidade e Transporte de São Paulo, Sérgio Avelleda, alerta que o aumento do uso de carros por aplicativos tem impactado negativamente a qualidade urbana. Ele defende a priorização de modais ativos, como bicicletas e caminhadas, além de um investimento robusto no transporte público. Avelleda afirma que, quando os aplicativos se tornam uma alternativa ao transporte coletivo, ocorre uma degradação da cidade, reduzindo a demanda e a receita do sistema público.
Avelleda, que também coordena o Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Insper, destaca a importância de expandir o transporte sobre trilhos, mas ressalta que isso deve ser acompanhado de um redesenho urbano que favoreça a mobilidade coletiva. Ele sugere a redução de espaços para carros e a ampliação de ciclovias, enfatizando que a bicicleta é uma opção democrática, acessível e sustentável.
O especialista menciona que, apesar dos avanços na construção de linhas de metrô, como a linha 4 e a linha 5, ainda há desafios significativos. Avelleda aponta que a expansão do metrô é complexa e cara, exigindo um modelo de financiamento sustentável. Ele também observa que a infraestrutura para bicicletas precisa ser integrada ao sistema de transporte público, com bicicletários seguros nas estações.
Além disso, Avelleda critica a regulamentação do transporte de passageiros por motos, que considera perigoso e desleal em relação ao transporte público. Ele argumenta que a cidade deve focar em melhorar e baratear o transporte coletivo, evitando a concorrência com serviços que podem comprometer a receita e a qualidade do sistema.
O ex-secretário cita exemplos de cidades como Bogotá e Paris, que implementaram políticas de mobilidade sustentável com sucesso. Ele destaca que, em Bogotá, o transporte público é de alta qualidade e a rede cicloviária é extensa, enquanto Paris transformou suas ruas para favorecer bicicletas em detrimento de carros. Essas cidades servem como inspiração para São Paulo, que ainda enfrenta desafios em sua mobilidade urbana.
Por fim, Avelleda enfatiza a necessidade de criar centralidades econômicas nas periferias e promover a habitação próxima aos centros de trabalho, o que poderia melhorar a qualidade de vida e reduzir a desigualdade. A união da sociedade civil em projetos que visem a melhoria da mobilidade urbana pode ser fundamental para transformar a realidade das cidades e garantir um futuro mais sustentável.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou projeto que obriga o poder público a garantir leitos em UTIs privadas para idosos com 80 anos ou mais, se não houver vagas em hospitais públicos. A proposta, que avança na Câmara, visa incluir essa obrigação no Estatuto da Pessoa Idosa e ainda precisa passar por outras comissões antes de ser votada pelo Congresso.
Mulheres indígenas das etnias Wapichana e Macuxi impulsionam o projeto Tucupi Preto, valorizando saberes tradicionais e gerando renda com o molho amazônico em eventos gastronômicos. A iniciativa promove a cultura local e a preservação ambiental.
A reabilitação profissional é crucial para a reintegração de trabalhadores acidentados, promovendo um retorno humanizado ao mercado de trabalho. O apoio especializado é fundamental para garantir direitos e facilitar o processo.
A rua dos Protestantes, em São Paulo, apresenta um cenário inédito com a ausência de dependentes químicos, resultado de ações da Guarda Civil Metropolitana e agentes de saúde. O prefeito Ricardo Nunes destaca a importância da assistência social e segurança na redução de usuários, embora reconheça que o problema persiste. Comerciantes locais notam melhorias na segurança e limpeza, enquanto a Secretaria da Segurança Pública atribui a queda a operações contra o tráfico e prisões de líderes criminosos.
Torcida do Ceará homenageia o autismo com mosaico 3D e ações inclusivas durante jogo contra o Grêmio, destacando a importância da conscientização no Abril Azul.
O Ministério da Educação (MEC) elevou o teto do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para Medicina, passando de R$ 60 mil para R$ 78 mil por semestre, beneficiando novos contratos a partir do 2º semestre de 2025.