A Faculdade Sesi de Educação oferece inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Educação Matemática, com início em setembro de 2025, visando formar 26 mil professores até 2034. O curso, com 360 horas de duração, será presencial em diversas cidades de São Paulo e busca aprimorar o ensino da matemática, abordando a defasagem no aprendizado dos estudantes. As inscrições vão até 2 de julho e são voltadas para educadores da rede estadual e do Sesi-SP.

A Faculdade Sesi de Educação anunciou a abertura das inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Educação Matemática, destinado a professores da rede estadual de ensino de São Paulo e do Sesi-SP. As aulas terão início em setembro de 2025 e o objetivo é formar 26 mil educadores até 2034, com turmas em diversas cidades, incluindo Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
O curso, denominado Matemática², possui uma carga horária de 360 horas, distribuídas ao longo de aproximadamente 20 meses. A proposta é oferecer uma formação presencial que capacite os educadores a utilizarem metodologias colaborativas e focadas na resolução de problemas, tornando o ensino da matemática mais relevante para os alunos.
Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, a especialização oferece vantagens como pontuação na atribuição de aulas e oportunidades de avanço na carreira docente. Professores que se destacarem ao final do curso poderão ser premiados com uma viagem, incentivando ainda mais a participação.
A iniciativa surge em resposta à defasagem no aprendizado da matemática entre os estudantes do ensino básico. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados em 2023, indicam que sete em cada dez jovens brasileiros de 15 anos enfrentam dificuldades para resolver problemas matemáticos simples, evidenciando a urgência de investir na formação continuada dos educadores.
O curso é uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Sedu-SP) e faz parte do programa Sesi Para Todos. As inscrições estão abertas até o dia 2 de julho e podem ser realizadas pelo site da Faculdade Sesi. As aulas ocorrerão em várias cidades, com a intenção de expandir a oferta a cada semestre, abrangendo todo o território paulista.
Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a educação no Brasil. A união da sociedade civil pode ser decisiva para apoiar projetos que visam melhorar a formação de professores e, consequentemente, a qualidade do ensino nas escolas. Mobilizar recursos para essas causas pode fazer uma grande diferença na vida de muitos educadores e alunos.

A conclusão da educação básica entre brasileiros com 25 anos ou mais aumentou para 56% em 2024, mas 44% ainda não completaram o ensino médio, evidenciando desigualdades raciais e regionais.

A PUC-RS lançou 40 cursos online gratuitos com certificado, abrangendo áreas como Tecnologia e Saúde, promovendo acesso à educação de qualidade para todos.

Inaugurado o Centro Educacional Jardins Mangueiral, com 980 alunos, o governador Ibaneis Rocha anunciou melhorias na educação e mobilidade na região, visando descentralizar o ensino e facilitar o acesso.

A Prefeitura de São Paulo reformulou o Prêmio de Desempenho Educacional, agora premiando professores e gestores com bônus de até R$ 6 mil por frequência e desempenho dos alunos. A jornada escolar foi ampliada para nove horas diárias, visando melhorar a aprendizagem.

Universidades públicas, como USP, Unicamp e Unesp, disponibilizam conteúdos gratuitos online para auxiliar estudantes na preparação para vestibulares e Enem, oferecendo videoaulas e provas anteriores. Essas iniciativas visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir os custos da preparação.

Queda de 51% em estudantes de Engenharia Civil no Brasil desde 2015 gera preocupação. O aumento da educação a distância não atrai jovens para essa área, resultando em evasão alta e baixa qualidade nos cursos.