Em 2025, famílias brasileiras priorizam educação integral, infraestrutura escolar, valorização dos professores e investimento em alfabetização, conforme pesquisa do Itaú Social. A evasão escolar é uma preocupação crescente.

Uma pesquisa realizada pelo Itaú Social revela que, em 2025, as famílias brasileiras priorizam a educação integral, a infraestrutura escolar, a valorização dos professores e o investimento em alfabetização. O estudo, intitulado “Opinião das famílias: percepções e contribuições para a educação municipal”, ouviu quatro mil e seiscentos pais ou responsáveis por estudantes de escolas públicas municipais em todo o Brasil. A pesquisa destaca a preocupação com a evasão escolar, que afeta a continuidade dos estudos das crianças.
Entre os entrevistados, 48% consideram a ampliação da carga horária dos estudantes como uma das principais prioridades. Atualmente, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 40% dos alunos do ensino fundamental e médio estejam matriculados em educação integral até 2034. Contudo, até 2022, apenas 18% dos estudantes estavam nesse modelo, que visa não só o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento emocional e social.
A infraestrutura escolar é outra preocupação significativa, com 40% dos cuidadores destacando a necessidade de melhorias. A pesquisa aponta que muitos estabelecimentos carecem de espaços adequados, como laboratórios e áreas verdes, essenciais para um aprendizado mais completo. Dados do censo escolar de 2023 indicam que apenas 12,6% das escolas possuem laboratório de ciências, e apenas 30% têm equipamentos para suportar o calor, como ventiladores ou ar-condicionado.
A valorização dos professores também é uma demanda expressa por 36% dos entrevistados, que acreditam que melhores condições de trabalho são fundamentais. Apesar da criação do Piso Nacional de Educação em 2005, que destina parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a remuneração docente, os salários dos professores no Brasil permanecem abaixo da média de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O investimento na alfabetização é uma prioridade para 36% dos pais, uma vez que apenas 49% dos alunos estão alfabetizados ao final do segundo ano do ensino fundamental. Para enfrentar essa questão, o governo federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa alfabetizar crianças na idade certa e recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia.
A pesquisa também revela uma preocupação crescente com a evasão escolar, com 51% dos entrevistados afirmando que notam um aumento no abandono escolar nas primeiras etapas de ensino. As dificuldades de aprendizagem e a necessidade de trabalhar para ajudar a família são fatores que contribuem para essa situação. Em resposta, iniciativas como o programa “Pé de meia” foram criadas para incentivar a frequência escolar. Nessa conjuntura, a união da sociedade pode ser crucial para apoiar projetos que visem melhorar a educação e garantir que todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade.

A implementação do Programa Escola em Tempo Integral enfrenta desafios no Brasil, com apenas 23% de matrículas, abaixo da meta de 25%. A evasão escolar caiu para 1%, mas 40% das escolas ainda não oferecem essa modalidade.

A formação médica no Brasil está em transformação com novas Diretrizes Curriculares Nacionais, avaliação do Inep e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, visando qualidade e equidade na saúde. Esses instrumentos buscam garantir médicos mais preparados, focando em competências essenciais e práticas sociais, respondendo à demanda por atendimento qualificado em todas as regiões.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) oferece visitas guiadas gratuitas para escolas, incluindo transporte para instituições públicas e intérprete de libras aos sábados. A iniciativa "Rolê Cultural" visa enriquecer a experiência dos estudantes com arte.

O governo de São Paulo, sob Tarcísio de Freitas, implementará um projeto-piloto na EJA, exigindo presença mensal, o que levanta preocupações sobre a qualidade do ensino. Especialistas criticam a medida.

A USP lança o projeto USP.comvc, que oferece conteúdos educativos gratuitos a estudantes de escolas de ensino básico, promovendo a aproximação entre a universidade e a sociedade. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento, com atividades práticas e interativas, e já conta com cerca de setenta opções disponíveis para agendamento online.

Helio De La Peña participará de roda de conversa no CAMP da Mangueira, abordando a série "Adolescência" e os desafios da juventude. O evento ocorre nesta quinta-feira, às 10h30.