A implementação do Programa Escola em Tempo Integral enfrenta desafios no Brasil, com apenas 23% de matrículas, abaixo da meta de 25%. A evasão escolar caiu para 1%, mas 40% das escolas ainda não oferecem essa modalidade.

O Programa Escola em Tempo Integral, sancionado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visa aumentar a carga horária nas escolas brasileiras, buscando melhorar a educação e reduzir a evasão escolar. Apesar do crescimento nas matrículas em tempo integral, que subiram de dezoito por cento para vinte e três por cento, a meta de vinte e cinco por cento ainda não foi atingida. Além disso, cerca de quarenta por cento das escolas não oferecem essa modalidade de ensino.
Na rede privada, a situação é ainda mais preocupante, com apenas doze por cento dos alunos matriculados em período integral, que corresponde a uma carga superior a trinta e cinco horas semanais. Dados do último Censo Escolar indicam que das quase cento e trinta e cinco mil escolas no Brasil, apenas quinze por cento estenderam essa modalidade a todos os alunos.
Estudos demonstram que o ensino em período integral traz benefícios significativos para o aprendizado. Um levantamento realizado pelos institutos Natura e Sonho Grande revelou que alunos que frequentam escolas em tempo integral obtiveram, em média, seis pontos a mais em matemática e quatro pontos a mais em língua portuguesa, o que equivale a um ano e meio de aprendizado a mais, respectivamente.
O modelo de ensino integral tem se destacado especialmente em Pernambuco, onde a implementação dessa abordagem fez com que o estado subisse da vigésima primeira para as primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A experiência pernambucana sugere que não é necessário construir novas escolas, mas sim reorganizar as turmas existentes, permitindo a extensão das aulas com investimentos relativamente baixos.
Embora o governo tenha se esforçado para financiar programas que incentivem a permanência dos alunos na escola, a expansão do ensino em tempo integral é crucial para o desenvolvimento educacional do país. A maior permanência dos estudantes nas escolas é fundamental para o sucesso do Novo Ensino Médio, que busca melhorar a qualidade do ensino oferecido.
É importante que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a educação integral. Projetos que visam ampliar a oferta de ensino em tempo integral podem transformar a realidade de muitas crianças e adolescentes, contribuindo para um futuro mais promissor e igualitário. Nossa união pode fazer a diferença na vida dos menos favorecidos, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Início do prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025, de 14 a 25 de abril. Estudantes que faltaram em 2024 devem justificar ausência.

Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.

Tragédias recentes envolvendo crianças por desafios na internet geram urgência em regulamentação. A morte de uma menina no Distrito Federal e outra em Pernambuco reacende o debate sobre segurança digital. Dados apontam que 56 crianças e adolescentes já sofreram acidentes graves devido a jogos perigosos online. A falta de discernimento dos jovens e a negligência familiar são fatores críticos. A educação midiática e a regulamentação do ambiente digital são essenciais para proteger os menores. O Projeto de Lei 2628 busca responsabilizar plataformas por conteúdos nocivos e garantir a segurança das crianças na internet.

Lula critica a elite por falta de investimento em educação e anuncia R$ 74,4 milhões à UFF. Durante a inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a vergonha da elite brasileira por não garantir acesso à educação aos mais pobres. Ele também anunciou um repasse significativo para a universidade e lançou iniciativas para apoiar cursinhos populares.

A Defensoria Pública do Distrito Federal lançou uma plataforma digital para reunir currículos de estudantes em busca de até 797 vagas de estágio, promovendo maior agilidade e transparência no processo seletivo. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Economia e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), visa facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site e anexar seu currículo, seguindo os critérios do edital publicado.

Amy Landino, ex-aluna que abandonou a faculdade com US$ 50.000 em dívidas, hoje fatura US$ 18.000 mensais em renda passiva, trabalhando apenas quatro horas diárias. EXAME e Saint Paul oferecem um Pré-MBA em Finanças Corporativas com 2.000 vagas.