O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a liberação de R$ 300 milhões e a recomposição de R$ 400 milhões no orçamento das universidades federais, isentando-as de limitações de gastos. Essa decisão visa mitigar os impactos de cortes emergenciais e garantir o funcionamento pleno das instituições.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a liberação de R$ 300 milhões e a recomposição de R$ 400 milhões no orçamento das universidades federais. A decisão foi comunicada durante um encontro com reitores no Palácio do Planalto. O governo havia imposto uma limitação de gastos, mas agora as universidades e institutos federais estão isentos dessa regra, permitindo que voltem a operar com a divisão orçamentária habitual.
Os R$ 300 milhões liberados referem-se a valores que estavam represados devido ao decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que restringia os gastos do governo. Camilo Santana destacou que a nova medida visa atender às principais reclamações dos reitores, especialmente em relação ao custeio das instituições.
Além da liberação, o governo também irá recompor R$ 400 milhões que haviam sido cortados durante a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. O ministro não especificou quais programas poderiam ser afetados por esse remanejamento interno, mas enfatizou a importância de garantir o funcionamento das universidades.
Essa ação ocorre em um contexto em que o governo congelou R$ 31,3 bilhões no Orçamento de 2025 para atender às regras fiscais. Apesar disso, Camilo Santana assegurou que os bloqueios orçamentários não afetarão as universidades e institutos federais, permitindo que continuem suas atividades sem interrupções.
As universidades federais enfrentavam cortes emergenciais, como restrições no transporte interno e priorização de pagamentos. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) havia classificado a recomposição orçamentária como “urgente e essencial” para a continuidade das atividades das instituições.
Nessa situação, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar as universidades e garantir que continuem a oferecer educação de qualidade. Projetos que visem arrecadar recursos para essas instituições podem fazer a diferença e ajudar a superar os desafios financeiros enfrentados atualmente.

A adoção de inteligência artificial nas empresas brasileiras saltou de 12% em 2024 para 25% em 2025, segundo a Bain & Company. EXAME e Saint Paul oferecem um curso acessível em IA por R$ 37, com foco em otimizar o aprendizado.

A FM2S Educação e Consultoria oferece curso gratuito online sobre Gestão de Projetos, com cinco horas de duração e certificado, visando democratizar o conhecimento na área. As inscrições vão até 31 de julho.

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro TEA, promovendo autonomia para pessoas com autismo. O Centro TEA Dra. Marina Magro Beringhs Martinez, primeiro na América Latina sem aspecto hospitalar, oferece suporte multidisciplinar e atividades diversas para jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com investimento de R$ 55,7 milhões, o espaço visa promover a inclusão e a qualidade de vida, além de capacitar familiares e estimular a autonomia financeira.

Mais de 1.500 profissionais participaram do webinário sobre vacinação nas escolas. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com R$ 150 milhões em investimentos e uma semana de intensificação em abril.

O 3º Encontro Internacional de Educação Midiática, realizado em Brasília, destacou a urgência de políticas públicas para proteger crianças e idosos da desinformação e crimes virtuais. Autoridades como a senadora Teresa Leitão e a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, enfatizaram a importância da educação midiática como ferramenta de segurança. O evento também premiou criadores de conteúdo educacional no Prêmio YouTube Educação Digital, reconhecendo iniciativas que promovem a educação acessível e de qualidade.

A Universidade Cruzeiro do Sul lançou quinze cursos online gratuitos, sem exigência de formação prévia, com o objetivo de democratizar a educação continuada. As inscrições estão abertas indefinidamente.