Educação

Cursos gratuitos da Jornada da Acessibilidade promovem inclusão cultural no Distrito Federal

Inscrições abertas para três cursos gratuitos da Jornada da Acessibilidade, promovidos pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com foco em acessibilidade cultural, audiodescrição e Braille.

Atualizado em
April 9, 2025
Clock Icon
3
min
Cada uma das formações tem vagas limitadas a 40 participantes, que, no fim do curso, receberão o certificado | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos da Jornada da Acessibilidade, com início previsto para 10 de maio. Os cursos, financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), abordam acessibilidade cultural, audiodescrição e Braille. As capacitações de acessibilidade cultural e audiodescrição serão realizadas de forma virtual, enquanto a de Braille ocorrerá presencialmente. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril e as vagas são limitadas a 40 alunos por curso.

O projeto Jornada da Acessibilidade é uma resposta à realidade do Distrito Federal, onde mais de 43% das pessoas com deficiência (PcDs) apresentam algum grau de deficiência visual, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). A iniciativa visa qualificar agentes culturais, educadores e a sociedade em geral, promovendo o direito à aprendizagem e ao acesso à cultura para todos.

A diretora da Jornada da Acessibilidade, Cássia Lemes, destaca a importância do curso de acessibilidade cultural, afirmando que é fundamental atender a essa demanda para garantir que todos tenham acesso aos bens culturais. No curso de audiodescrição, a proposta é mostrar como essa prática pode atrair novos públicos, além das pessoas com deficiência. A capacitação em Braille busca reforçar a relevância dessa forma de escrita, que muitas vezes é esquecida.

A formação em Braille será realizada presencialmente aos sábados, entre 10 de maio e 7 de junho, no AKZO Coworking, localizado na Asa Norte. As outras duas capacitações ocorrerão virtualmente entre os meses de maio e junho. Todos os participantes receberão um certificado ao final dos cursos.

Os cursos representam uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se aprofundar em temas de acessibilidade e inclusão cultural. A participação é uma forma de contribuir para um ambiente mais inclusivo e acessível, refletindo a diversidade da sociedade e promovendo a igualdade de oportunidades.

Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois a união em torno da inclusão pode transformar realidades e garantir que todos tenham acesso à cultura e à educação. O fortalecimento de projetos voltados para a acessibilidade é essencial para promover um futuro mais justo e igualitário.

Agência Brasília - Cultura
Quero ajudar

Leia mais

Fundação Darcy Vargas oferece curso gratuito de gastronomia para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Educação
Clock Icon
3
min
Fundação Darcy Vargas oferece curso gratuito de gastronomia para mulheres em situação de vulnerabilidade social
News Card

A Fundação Darcy Vargas abre inscrições para o curso gratuito "Sabores & Saberes", focado em mulheres em vulnerabilidade social, com início em cinco de maio e carga horária de 180 horas.

São Paulo inaugura Centro TEA para promover autonomia e inclusão de pessoas com autismo
Educação
Clock Icon
4
min
São Paulo inaugura Centro TEA para promover autonomia e inclusão de pessoas com autismo
News Card

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro TEA, promovendo autonomia para pessoas com autismo. O Centro TEA Dra. Marina Magro Beringhs Martinez, primeiro na América Latina sem aspecto hospitalar, oferece suporte multidisciplinar e atividades diversas para jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com investimento de R$ 55,7 milhões, o espaço visa promover a inclusão e a qualidade de vida, além de capacitar familiares e estimular a autonomia financeira.

Educação brasileira enfrenta desafios entre avanços questionáveis e o impacto da tecnologia no aprendizado infantil
Educação
Clock Icon
3
min
Educação brasileira enfrenta desafios entre avanços questionáveis e o impacto da tecnologia no aprendizado infantil
News Card

Em 2023, apenas 49,3% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizados, segundo o MEC. A queda em relação aos 56% anteriores levanta questões sobre a eficácia das políticas educacionais. A tecnologia, embora ofereça oportunidades, também apresenta riscos, como a distração e a superficialidade no aprendizado. A proibição do uso de celulares nas escolas visa mitigar esses problemas, mas enfrenta resistência cultural e desafios de implementação. A educação precisa equilibrar a alfabetização tradicional com o letramento digital para preparar as crianças para um futuro onde a tecnologia é uma aliada, não um obstáculo.

Cortes orçamentários ameaçam o Plano Nacional do Livro Didático e afetam 31 milhões de alunos
Educação
Clock Icon
3
min
Cortes orçamentários ameaçam o Plano Nacional do Livro Didático e afetam 31 milhões de alunos
News Card

O Plano Nacional do Livro Didático enfrenta um déficit de R$ 1,5 bilhão em 2025, comprometendo a entrega de mais de 220 milhões de livros para escolas brasileiras, afetando 31 milhões de alunos.

Brasil enfrenta desafios na integração da ciência e educação em meio a cortes orçamentários significativos
Educação
Clock Icon
3
min
Brasil enfrenta desafios na integração da ciência e educação em meio a cortes orçamentários significativos
News Card

A falta de integração entre ciência e educação no Brasil compromete políticas públicas e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O professor Roberto Lent destaca a urgência de priorizar esses setores.

USP disponibiliza mais de 900 livros digitais gratuitos e acesso a milhares de publicações acadêmicas
Educação
Clock Icon
3
min
USP disponibiliza mais de 900 livros digitais gratuitos e acesso a milhares de publicações acadêmicas
News Card

A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza mais de 900 livros digitais gratuitos e 7.400 publicações de 60 países, acessíveis a todos sem vínculo com a instituição.