O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa ensinar educação financeira a alunos do ensino básico, com foco em 30 milhões de estudantes e 2 milhões de professores. A adesão é voluntária e requer compromisso formal.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na quarta-feira, o lançamento do programa Na Ponta do Lápis, que tem como objetivo ensinar educação financeira a estudantes do ensino básico no Brasil. A iniciativa é especialmente direcionada aos beneficiários do programa Pé-de-Meia, que busca garantir a permanência escolar de alunos em situação de vulnerabilidade. O MEC pretende alcançar mais de trinta milhões de estudantes e dois milhões de professores em todo o país.
A adesão ao programa é voluntária e requer a assinatura de um termo de compromisso por governadores, prefeitos ou representantes dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os participantes terão acesso a formação de professores, apoio técnico e financeiro, além da integração dos conteúdos ao currículo escolar, respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa Na Ponta do Lápis visa desenvolver habilidades financeiras nos alunos, abrangendo desde o entendimento sobre impostos até o planejamento financeiro para o futuro. A proposta é que os estudantes aprendam a lidar com dinheiro de forma consciente, preparando-os para uma vida adulta mais responsável financeiramente.
Um comitê estratégico será criado para definir as orientações e recomendações do plano de ação do programa. Este grupo contará com representantes do MEC, do Ministério da Previdência Social, do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Caixa Econômica Federal, da Superintendência de Seguros Privados, da Receita Federal, da Comissão de Valores Mobiliários, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O MEC destaca que a integração do programa com outras iniciativas do governo federal, como o Pé-de-Meia, busca fortalecer a democracia e promover a inclusão social e econômica por meio da educação. A expectativa é que a educação financeira se torne uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Nessa perspectiva, a mobilização da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que promovam a educação financeira nas escolas. A união em torno dessa causa pode impactar positivamente a vida de muitos estudantes, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente financeiramente.
Cursos de enfermagem e medicina da Escs conquistam nota máxima no Enade 2023, destacando a excelência da educação pública em saúde. A diretora Viviane Peterle ressalta que esse resultado reflete um projeto pedagógico robusto e a integração com o SUS.

Estudantes com contratos do Fies desde 2018 poderão renegociar dívidas a partir de novembro de 2025, com parcelamento em até 180 vezes e perdão de encargos. O teto para medicina será elevado em 30%.

A pesquisa do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revela que apenas 23% dos brasileiros de 15 a 64 anos têm altas habilidades digitais, com dificuldades acentuadas entre os mais velhos e até entre os jovens. O estudo, realizado pela consultoria Conhecimento Social, Ação Educativa e Fundação Itaú, destaca que 29% da população é analfabeta funcional, refletindo um desafio persistente no país. As tarefas digitais, como buscar filmes em streaming, evidenciam a falta de letramento digital, com apenas 9% de acertos. A pesquisa, que envolveu 2,5 mil pessoas, mostra que a inclusão digital é crucial para um futuro competitivo.

Estão abertas as inscrições para o Bootcamp Santander Code Girls, que oferece cinco mil bolsas de estudo gratuitas para mulheres em tecnologias da AWS e DevOps, com prazo até 3 de agosto. O programa, em parceria com a F1RST e a Amazon Web Services, não exige conhecimento prévio e inclui acesso a uma trilha de aprendizagem online. As participantes poderão concorrer a vagas na F1RST após a conclusão.

Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul (Senac-RS) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos, com 4.742 vagas disponíveis em 39 municípios. As aulas começam em 13 de maio, com opções presenciais e a distância. Para se inscrever, é necessário comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os cursos abrangem áreas de alta demanda, como gestão, saúde e tecnologia, e os resultados dos selecionados serão divulgados em 29 de abril.

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do MBA em Gestão e Produção Cultural da ABGC, com carga horária de 360 horas e coordenação da professora Kátia de Marco. O curso oferece formação prática e teórica, além de visitas técnicas a espaços culturais.