Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira celebrou o Dia Nacional da Biblioteca com bate-papo entre alunos e escritor Alexandre Parente sobre Brasília. A atividade promoveu conhecimento histórico e cultural entre os estudantes.

O Dia Nacional da Biblioteca, celebrado em 9 de abril, coincide com o aniversário de Brasília. Para marcar essas datas, a Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira, localizada na 308 Sul, organizou uma edição especial do projeto Hora do Conto. Na quarta-feira (9), alunos do 5º ano da Escola Classe 01 SHI-Sul, do Lago Sul, participaram de um bate-papo com o escritor Alexandre Parente, que discutiu sua obra Brasília e o sonho encantado.
A coordenadora pedagógica da biblioteca, Ana Nélia Torquato, destacou a importância de unir a celebração do Dia da Biblioteca com atividades que abordem a história da capital. “A biblioteca é bem conhecida por estar no coração da quadra-modelo de Brasília. As crianças conhecem o local e aprendem sobre a biblioteca, que é patrimônio histórico cultural da cidade”, afirmou. O espaço, que conta com um jardim projetado por Burle Marx e arquitetura de Oscar Niemeyer, recebe visitas de estudantes de diversas áreas.
A obra discutida durante o evento utiliza a fantasia para explorar a história de Brasília, incluindo seus pontos turísticos e figuras importantes como Niemeyer e Juscelino Kubitschek. Alexandre Parente, que vive em Brasília há quase 40 anos, expressou sua alegria em escrever sobre a cidade e interagir com as crianças. “Estar com as crianças é o suprassumo da vida do autor infantil, porque é nosso intercâmbio, é o que nos inspira”, disse.
Os alunos receberam exemplares do livro antes do encontro e chegaram cheios de perguntas. Um dos estudantes, emocionado, revelou que estava visitando uma biblioteca pela primeira vez. O professor João Alberto Bastos ressaltou que muitos alunos, especialmente os que residem em regiões administrativas fora do Plano Piloto, não conhecem bem a história de Brasília. “Buscamos levar a história para que eles se sintam pertencentes à cidade”, completou.
O evento não apenas promoveu a leitura, mas também incentivou o conhecimento sobre a capital entre os jovens. A interação com o autor e a visita à biblioteca proporcionaram uma experiência enriquecedora, conectando os alunos à história local. A biblioteca, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, é um espaço acessível a toda a comunidade.
Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o vínculo das novas gerações com a cultura e a história de Brasília. O apoio da sociedade civil pode ser decisivo para ampliar projetos que incentivem a leitura e a educação, garantindo que mais crianças tenham acesso a experiências transformadoras como essa.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2025, com 435 vagas, sendo 280 para bolsistas. Inscrições até 10 de julho.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou a EMEI Jô Soares no Itaim Paulista, com capacidade para 224 crianças e infraestrutura moderna, incluindo soluções sustentáveis. A unidade é a 11ª inaugurada em 2023, totalizando 39 novas escolas.

O 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil incentiva a literatura entre jovens de seis a dezessete anos, promovendo encontros com escritores e selecionando poemas para uma coletânea. A iniciativa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, visa estimular a leitura e a criação poética nas escolas, com prêmios em dinheiro e acessibilidade garantida. A lista de finalistas será divulgada em quinze de outubro, e a premiação ocorrerá em sete de novembro.

As provas do Enem 2025 ocorrerão em 9 e 16 de novembro, com inscrições de 26 de maio a 6 de junho. O exame avalia cinco áreas do conhecimento e é essencial para acesso ao ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou o depósito da quinta parcela do programa Pé-de-Meia, concedendo R$ 200 a estudantes do ensino médio da rede pública que atendem aos critérios de frequência e inscrição no CadÚnico.

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP oferece um curso gratuito de astronomia para meninas de 14 a 17 anos, com inscrições até 8 de junho. O projeto Astrominas visa aumentar a participação feminina nas ciências.