A FAPESP e a Academia Brasileira de Ciências lançam nova chamada do Programa Aristides Pacheco Leão, oferecendo 120 bolsas para estágios de curta duração a alunos de graduação, visando fomentar carreiras científicas.

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou uma nova chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A iniciativa visa oferecer 120 bolsas para estágios de curta duração, incentivando alunos de graduação a se dedicarem à carreira científica. Os interessados devem ser membros titulares ou afiliados da ABC e podem supervisionar estudantes de outros estados em seus laboratórios.
O objetivo principal da chamada é estimular o interesse dos alunos pela ciência e ampliar a colaboração em pesquisa. Os estudantes devem apresentar uma carta de motivação, demonstrando seu interesse na área. A FAPESP concederá uma Bolsa de Estímulo a Vocações Científicas (EVC) para discentes que estejam cursando a partir do quarto semestre, cobrindo despesas como deslocamento, diárias e taxa de bancada.
Serão disponibilizadas 60 bolsas na modalidade EVC-IC para discentes do Estado de São Paulo que desejam visitar instituições de ensino e pesquisa em outros estados, e outras 60 bolsas para estudantes de outros estados que queiram realizar estágios em São Paulo. Após o período de inscrição, a ABC e a FAPESP definirão os pares orientador-bolsista, facilitando a elaboração de projetos de pesquisa.
A manifestação de interesse por parte dos orientadores deve ser feita até o dia 16 de junho. A chamada de propostas está disponível no site da FAPESP, onde os detalhes e instruções para a submissão das propostas podem ser acessados. Essa é uma oportunidade valiosa para os alunos que desejam se aprofundar em suas áreas de estudo e para os orientadores que buscam expandir suas redes de colaboração.
Além de promover a formação de novos pesquisadores, essa iniciativa também reforça a importância da ciência no desenvolvimento do país. O incentivo à pesquisa e à formação de novos talentos é essencial para o avanço científico e tecnológico, beneficiando a sociedade como um todo. A colaboração entre instituições é fundamental para criar um ambiente propício à inovação e ao conhecimento.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, que pode contribuir para o fortalecimento da ciência e da educação no Brasil. A união em torno de projetos que visam o desenvolvimento científico pode fazer a diferença na formação de futuros pesquisadores e na promoção de uma cultura científica mais robusta.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) abriu inscrições para cursos online gratuitos até 20 de agosto. As formações abrangem diversas áreas e oferecem certificados aos participantes.

Um novo decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece regras rigorosas para o ensino à distância no Brasil, restringindo cursos como Medicina e Direito e exigindo estrutura mínima para polos de apoio. As mudanças visam garantir a qualidade da formação, após um aumento significativo de matrículas, que saltou de 1,7 milhão para 4,9 milhões nos últimos anos.

O musical infantil "Família Dindim" chega ao Rio de Janeiro, oferecendo uma abordagem lúdica sobre educação financeira. A peça ensina crianças sobre crédito, débito e planejamento de forma divertida e acessível.

Grupo Energisa oferece curso gratuito online de Inteligência Artificial com certificado da IBM. O curso de 16 horas abrange história, impacto social e prática em aprendizado de máquina. Inscrições abertas para interessados com mais de 18 anos.

Inscrições para o Prouni 2025 começam em 30 de junho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis para estudantes de baixa renda que participaram do Enem de 2023 ou 2024. O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior.

A Saint Paul Escola de Negócios, fundada por José Cláudio Securato, se uniu à EXAME Educação, ampliando seu impacto na educação executiva na América Latina. A integração fortalece a oferta de cursos e a qualidade do ensino.