A FAPESP lançou a chamada "Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho", oferecendo até 400 Bolsas de Iniciação Científica para alunos de ações afirmativas, visando reduzir a evasão no ensino superior. A iniciativa homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho e busca ampliar a permanência estudantil em áreas de exatas. As propostas podem ser submetidas até julho e agosto de 2025, com resultados divulgados em setembro e dezembro do mesmo ano.

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou, em 14 de maio, a abertura da chamada “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho”. Esta iniciativa visa incentivar a pesquisa entre estudantes que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento ou que tenham completado o ensino médio em escolas públicas. O edital disponibiliza até 400 Bolsas de Iniciação Científica semestrais, com o objetivo de aumentar a permanência dos alunos e reduzir a evasão no ensino superior.
A homenagem ao professor Sérgio Muniz Oliva Filho, da Universidade de São Paulo (USP), reflete sua contribuição significativa à matemática aplicada e à formação de novos cientistas. Ele faleceu em 12 de março e era conhecido por seu trabalho em estratégias que ajudavam a manter os estudantes nos cursos de graduação em áreas de exatas. Marcio de Castro, diretor científico da FAPESP, destacou que a proposta de Oliva foi fundamental para a criação deste projeto inclusivo.
O programa oferecerá 400 bolsas por semestre, com o intuito de integrar jovens ao método científico e às pesquisas de alto nível. As propostas poderão ser submetidas em duas rodadas em 2025: a primeira até 14 de julho e a segunda até 28 de agosto. Pesquisadores já apoiados pela FAPESP nas modalidades de Auxílio à Pesquisa poderão incluir as Bolsas de Iniciação Científica em seus projetos.
Cada proposta poderá solicitar até duas bolsas, além da possibilidade de incluir uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. Os resultados das chamadas serão divulgados em setembro e dezembro de 2025.
Essa iniciativa é uma oportunidade valiosa para estudantes que enfrentam desafios financeiros e sociais, permitindo que eles se envolvam em atividades de pesquisa e desenvolvimento acadêmico. A inclusão de alunos de escolas públicas e medalhistas de olimpíadas do conhecimento é um passo importante para diversificar o ambiente acadêmico e científico.
Projetos como esse devem ser apoiados pela sociedade civil, pois a união em torno da educação e da pesquisa pode transformar a vida de muitos jovens. A mobilização em torno de iniciativas que promovem a inclusão e a permanência no ensino superior é essencial para garantir um futuro mais igualitário e promissor.

Em 2024, 20,5 milhões de brasileiros não acessaram a internet, com 73,4% sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. O acesso entre idosos cresceu para 69,8%, mas 5,1 milhões de lares ainda estão desconectados.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece cursos gratuitos online sobre ética e regulação da Inteligência Artificial. As inscrições vão até 30 de abril e são destinadas a estudantes de ensino médio e superior, com um total de 40 vagas. Os cursos, que começam em julho, incluem "Conectando Mundos com Inteligência Artificial Multimodal" e "Implicações Éticas da Inteligência Artificial Generativa". As aulas serão remotas e contarão com tutoria, abordando temas relevantes para a formação em tecnologia e inovação.

Brasil carece de educação técnica para enfrentar economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. O Movimento Brasil Competitivo apresenta relatório com recomendações para melhorar a formação profissional e digital.

Cinco plataformas brasileiras oferecem cursos gratuitos e certificados, promovendo a democratização da educação e a qualificação profissional em diversas áreas. Essa iniciativa, impulsionada pela digitalização, amplia o acesso ao conhecimento.

Estão abertas as inscrições para a II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, que ocorrerá em outubro, com novos eixos temáticos e premiação separada para técnicos e graduandos. O evento visa integrar ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde, promovendo a troca de experiências entre estudantes e profissionais. As inscrições vão até 24 de setembro.

O GLOBO lançou uma plataforma que reúne dados de quase 200 escolas em São Paulo, permitindo que pais filtrem instituições por localização, preço e perfil educacional. A ferramenta oferece informações detalhadas sobre infraestrutura e desempenho no Enem, facilitando a escolha da escola ideal.