A FAPESP lançou a chamada "Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho", oferecendo até 400 Bolsas de Iniciação Científica para alunos de ações afirmativas, visando reduzir a evasão no ensino superior. A iniciativa homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho e busca ampliar a permanência estudantil em áreas de exatas. As propostas podem ser submetidas até julho e agosto de 2025, com resultados divulgados em setembro e dezembro do mesmo ano.
A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou, em 14 de maio, a abertura da chamada “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho”. Esta iniciativa visa incentivar a pesquisa entre estudantes que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento ou que tenham completado o ensino médio em escolas públicas. O edital disponibiliza até 400 Bolsas de Iniciação Científica semestrais, com o objetivo de aumentar a permanência dos alunos e reduzir a evasão no ensino superior.
A homenagem ao professor Sérgio Muniz Oliva Filho, da Universidade de São Paulo (USP), reflete sua contribuição significativa à matemática aplicada e à formação de novos cientistas. Ele faleceu em 12 de março e era conhecido por seu trabalho em estratégias que ajudavam a manter os estudantes nos cursos de graduação em áreas de exatas. Marcio de Castro, diretor científico da FAPESP, destacou que a proposta de Oliva foi fundamental para a criação deste projeto inclusivo.
O programa oferecerá 400 bolsas por semestre, com o intuito de integrar jovens ao método científico e às pesquisas de alto nível. As propostas poderão ser submetidas em duas rodadas em 2025: a primeira até 14 de julho e a segunda até 28 de agosto. Pesquisadores já apoiados pela FAPESP nas modalidades de Auxílio à Pesquisa poderão incluir as Bolsas de Iniciação Científica em seus projetos.
Cada proposta poderá solicitar até duas bolsas, além da possibilidade de incluir uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. Os resultados das chamadas serão divulgados em setembro e dezembro de 2025.
Essa iniciativa é uma oportunidade valiosa para estudantes que enfrentam desafios financeiros e sociais, permitindo que eles se envolvam em atividades de pesquisa e desenvolvimento acadêmico. A inclusão de alunos de escolas públicas e medalhistas de olimpíadas do conhecimento é um passo importante para diversificar o ambiente acadêmico e científico.
Projetos como esse devem ser apoiados pela sociedade civil, pois a união em torno da educação e da pesquisa pode transformar a vida de muitos jovens. A mobilização em torno de iniciativas que promovem a inclusão e a permanência no ensino superior é essencial para garantir um futuro mais igualitário e promissor.
O Brasil pode enfrentar um apagão de livros didáticos em 2026 devido à falta de verba, com apenas obras de português e matemática adquiridas para o ensino fundamental. O orçamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é insuficiente, necessitando de R$ 1,5 bilhão a mais.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a proibição da graduação em Engenharia à distância e a reformulação na avaliação dos cursos, visando melhorar a qualidade da formação. A queda nas matrículas e a baixa aprendizagem em matemática são preocupantes.
Hoje é o último dia para inscrições nos cursos gratuitos "Cuidador de Idosos com inclusão digital" e "Básico em Excel" em Cajamar, com 40 vagas disponíveis e aulas iniciando em 12 de maio. O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa a recolocação profissional. Inscrições até 6 de maio pelo site oficial.
Inaugurado em Brasília, o polo Criar Jogos oferece curso gratuito de criação de jogos, com foco em acessibilidade e game design, para trezentos jovens. O projeto é apoiado por diversas instituições culturais.
Dispositivo vestível inova na navegação de pessoas com deficiência visual. Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong desenvolveram um assistente visual que fornece direções por voz e utiliza um algoritmo compacto para processar imagens, melhorando a interação com o ambiente.
Conquistar o primeiro estágio é desafiador, mas é possível se destacar mesmo sem experiência. A Conferência de Gestão e Inovação conecta jovens a líderes de mercado, ampliando oportunidades.