O Pré-Vestibular Popular Livre da UFRGS busca educadores voluntários para aulas online gratuitas, com inscrições até 11 de maio. São 27 vagas em diversas disciplinas, promovendo educação popular.
O Pré-Vestibular Popular Livre, um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está com inscrições abertas para educadores voluntários. O objetivo é oferecer cursos preparatórios gratuitos para o vestibular da UFRGS e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão disponíveis 27 vagas para educadores de diversas disciplinas, com aulas no formato online, respeitando a perspectiva de educação popular e cidadã.
As aulas ocorrerão de 19h às 22h10min, abrangendo disciplinas como Biologia, Debate e Argumentação, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química, Redação e Sociologia. Os interessados devem ser graduandos ou graduados na área da disciplina que pretendem ministrar e ter disponibilidade para uma ou duas aulas semanais.
As inscrições para participar do Pré-Vestibular Popular Livre vão até o dia 11 de maio. Os candidatos devem se inscrever através de um link disponibilizado pelo projeto. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail do projeto ou pelas redes sociais.
Essa iniciativa é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam contribuir com a educação e ajudar estudantes a se prepararem para os desafios do vestibular e do Enem. A participação de educadores voluntários é fundamental para garantir a qualidade do ensino e o acesso à educação de qualidade para todos.
Além de promover a inclusão educacional, o projeto também fortalece a comunidade ao incentivar a solidariedade e a colaboração entre os educadores e os alunos. A união de esforços pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes que buscam uma oportunidade de acesso ao ensino superior.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas e estimuladas pela sociedade civil. A mobilização em torno da educação popular é essencial para criar um ambiente mais justo e igualitário, onde todos tenham a chance de alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
O MEC reafirma que 50% das aulas de formação de professores devem ser presenciais, apesar do novo decreto do presidente Lula que permite até 30% de aulas presenciais em cursos semipresenciais. A revisão das diretrizes é esperada em dois anos.
Em 2024, a população adulta com ensino superior no Brasil superou 20%, mas ainda está abaixo da média da OCDE. A expansão se deve a cursos a distância, levantando preocupações sobre qualidade e conclusão do ensino médio.
O Na Prática, em parceria com o BTG Pactual, lança o curso Carreira de Excelência, treinamento gratuito e presencial que visa desenvolver lideranças e acelerar a carreira de jovens.
O Brasil enfrenta um grave problema de analfabetismo funcional, com 27% da população trabalhadora nessa condição. O governo anunciou um investimento de R$ 4 bilhões para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas isso ainda é insuficiente.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para o curso online gratuito "EnvelheCiência", com foco em envelhecimento e demências, destinado a educadores. O curso, com carga horária de 35 horas, visa capacitar docentes a integrar o envelhecimento populacional em suas práticas pedagógicas, promovendo saúde cerebral e bem-estar. Os participantes podem obter certificação ao final, e educadores da rede estadual de São Paulo têm requisitos específicos para homologação. A iniciativa é coordenada por pesquisadores do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN) e busca fomentar uma abordagem inclusiva sobre o envelhecimento.
Mais de 1.500 profissionais participaram do webinário sobre vacinação nas escolas. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com R$ 150 milhões em investimentos e uma semana de intensificação em abril.