O Pré-Vestibular Popular Livre da UFRGS busca educadores voluntários para aulas online gratuitas, com inscrições até 11 de maio. São 27 vagas em diversas disciplinas, promovendo educação popular.
O Pré-Vestibular Popular Livre, um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está com inscrições abertas para educadores voluntários. O objetivo é oferecer cursos preparatórios gratuitos para o vestibular da UFRGS e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão disponíveis 27 vagas para educadores de diversas disciplinas, com aulas no formato online, respeitando a perspectiva de educação popular e cidadã.
As aulas ocorrerão de 19h às 22h10min, abrangendo disciplinas como Biologia, Debate e Argumentação, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química, Redação e Sociologia. Os interessados devem ser graduandos ou graduados na área da disciplina que pretendem ministrar e ter disponibilidade para uma ou duas aulas semanais.
As inscrições para participar do Pré-Vestibular Popular Livre vão até o dia 11 de maio. Os candidatos devem se inscrever através de um link disponibilizado pelo projeto. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail do projeto ou pelas redes sociais.
Essa iniciativa é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam contribuir com a educação e ajudar estudantes a se prepararem para os desafios do vestibular e do Enem. A participação de educadores voluntários é fundamental para garantir a qualidade do ensino e o acesso à educação de qualidade para todos.
Além de promover a inclusão educacional, o projeto também fortalece a comunidade ao incentivar a solidariedade e a colaboração entre os educadores e os alunos. A união de esforços pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes que buscam uma oportunidade de acesso ao ensino superior.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas e estimuladas pela sociedade civil. A mobilização em torno da educação popular é essencial para criar um ambiente mais justo e igualitário, onde todos tenham a chance de alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
O Inep planeja uma nova matriz para o Enem, prevista para 2028, enquanto a UFMG adota um vestibular seriado, mantendo o Sisu como principal acesso ao ensino superior. Essas mudanças visam melhorar a avaliação da educação básica e a experiência dos estudantes.
Em 2024, 59,2% das crianças brasileiras atingiram o nível adequado de alfabetização, superando 2023, mas ainda abaixo da meta de 60%. O Rio Grande do Sul enfrentou queda drástica devido a calamidades.
Eduarda Farage, moradora de Macaé, alcançou a impressionante marca de 175 acertos no Enem 2024, após quatro tentativas, e agora é estudante de Medicina na UFRJ. Ela destaca a eficácia de estudar menos, mas com foco em estratégias como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e gerenciamento de tempo.
O empreendedor catarinense Mohamad Abou Wadi, conhecido como Moha, transforma a educação em saúde no Brasil com o Grupo Kefraya, que recebeu investimentos e planeja expansão internacional até 2026.
Jonathan Haidt, psicólogo social, celebra a proibição de celulares nas escolas brasileiras e defende regras rigorosas em casa, como limitar redes sociais antes dos 16 anos e proibir telas à noite. Ele destaca os riscos distintos para meninas e meninos, enfatizando a importância de proteger a saúde mental dos jovens.
As inscrições para o Programa de Universidade para Todos (Prouni) iniciam em 20 de junho, com 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, com critérios de renda definidos. O resultado será divulgado em duas chamadas, em julho.