O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP oferece um curso gratuito de astronomia para meninas de 14 a 17 anos, com inscrições até 8 de junho. O projeto Astrominas visa aumentar a participação feminina nas ciências.

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para um curso gratuito de astronomia destinado exclusivamente a meninas. A iniciativa, parte do projeto Astrominas, visa oferecer formação básica na área e preparar as participantes para os desafios acadêmicos que encontrarão na universidade. O curso é voltado para alunas de quatorze a dezessete anos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.
Serão disponibilizadas quatrocentas vagas, que serão preenchidas por meio de sorteio. As inscrições podem ser feitas até o dia oito de junho através de um formulário específico. As atividades do curso ocorrerão de doze de julho a primeiro de agosto, com uma carga horária de três a quatro horas diárias, realizadas online. Para participar, as alunas devem ter acesso a um dispositivo com internet.
As participantes que se dedicarem ativamente a todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP. Durante o curso, elas contarão com o suporte de “fadas madrinhas”, que são monitoras, estudantes de graduação e pós-graduação, além de cientistas que compartilharão suas experiências e orientarão as alunas. Este ano, as fadas madrinhas também poderão receber reconhecimento acadêmico por sua atuação.
O projeto Astrominas tem como objetivo aumentar a presença feminina nas ciências, abordando a disparidade de gênero existente na área. A professora Elysandra Cypriano, coordenadora do projeto, destaca que o curso manterá um formato multidisciplinar, com conteúdos de diversas áreas das ciências exatas, especialmente Ciências da Terra e do Universo.
O diferencial do programa é a abordagem dialógica, que permite que os conteúdos sejam adaptados de acordo com os interesses das participantes e a formação das fadas madrinhas. Essa flexibilidade é fundamental para criar um ambiente de aprendizado que estimule a curiosidade e o engajamento das alunas.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão e o acesso à educação científica para meninas. A união da sociedade civil pode ser um fator determinante para o sucesso de projetos que buscam apoiar a formação de jovens talentos nas áreas científicas, contribuindo para um futuro mais igualitário e diversificado.

Resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 2º semestre foram divulgados, com mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, gerando grande interesse nas pesquisas online.
Está confirmado o 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde: Inovação e Tecnologia, promovido pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) nos dias 20 e 21 deste mês. O evento, com inscrições gratuitas, visa debater práticas inovadoras na educação em saúde, reunindo profissionais, estudantes e instituições. Com 16 horas de atividades, a programação abrange palestras e discussões sobre o futuro digital da saúde e boas práticas. A diretora da ESP/DF, Fernanda Monteiro, destaca a importância do diálogo entre inovação e práticas formativas.
Cursos de enfermagem e medicina da Escs conquistam nota máxima no Enade 2023, destacando a excelência da educação pública em saúde. A diretora Viviane Peterle ressalta que esse resultado reflete um projeto pedagógico robusto e a integração com o SUS.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados avança na aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), focando em metas realistas e governança colaborativa para combater desigualdades. O novo plano busca erradicar a aprendizagem abaixo do básico e promover uma educação adaptada às necessidades atuais.

A Fundação Darcy Vargas abre inscrições para o curso gratuito "Sabores & Saberes", focado em mulheres em vulnerabilidade social, com início em cinco de maio e carga horária de 180 horas.

Mais de 1.500 profissionais participaram do webinário sobre vacinação nas escolas. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com R$ 150 milhões em investimentos e uma semana de intensificação em abril.