O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP oferece um curso gratuito de astronomia para meninas de 14 a 17 anos, com inscrições até 8 de junho. O projeto Astrominas visa aumentar a participação feminina nas ciências.
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para um curso gratuito de astronomia destinado exclusivamente a meninas. A iniciativa, parte do projeto Astrominas, visa oferecer formação básica na área e preparar as participantes para os desafios acadêmicos que encontrarão na universidade. O curso é voltado para alunas de quatorze a dezessete anos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.
Serão disponibilizadas quatrocentas vagas, que serão preenchidas por meio de sorteio. As inscrições podem ser feitas até o dia oito de junho através de um formulário específico. As atividades do curso ocorrerão de doze de julho a primeiro de agosto, com uma carga horária de três a quatro horas diárias, realizadas online. Para participar, as alunas devem ter acesso a um dispositivo com internet.
As participantes que se dedicarem ativamente a todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP. Durante o curso, elas contarão com o suporte de “fadas madrinhas”, que são monitoras, estudantes de graduação e pós-graduação, além de cientistas que compartilharão suas experiências e orientarão as alunas. Este ano, as fadas madrinhas também poderão receber reconhecimento acadêmico por sua atuação.
O projeto Astrominas tem como objetivo aumentar a presença feminina nas ciências, abordando a disparidade de gênero existente na área. A professora Elysandra Cypriano, coordenadora do projeto, destaca que o curso manterá um formato multidisciplinar, com conteúdos de diversas áreas das ciências exatas, especialmente Ciências da Terra e do Universo.
O diferencial do programa é a abordagem dialógica, que permite que os conteúdos sejam adaptados de acordo com os interesses das participantes e a formação das fadas madrinhas. Essa flexibilidade é fundamental para criar um ambiente de aprendizado que estimule a curiosidade e o engajamento das alunas.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão e o acesso à educação científica para meninas. A união da sociedade civil pode ser um fator determinante para o sucesso de projetos que buscam apoiar a formação de jovens talentos nas áreas científicas, contribuindo para um futuro mais igualitário e diversificado.
Inaugurado em Brasília, o polo Criar Jogos oferece curso gratuito de criação de jogos, com foco em acessibilidade e game design, para trezentos jovens. O projeto é apoiado por diversas instituições culturais.
O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando expandir a iniciativa para toda a rede estadual. A IA, que já atua em 5% das tarefas, promete otimizar a correção e incentivar habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
Censo 2022 do IBGE revela que 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de autismo, enfrentando dificuldades na permanência escolar e acesso ao ensino superior. A inclusão ainda é um desafio.
A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
A Fundação Cecierj abre inscrições para sete mil vagas em cursos gratuitos para professores da educação básica, com foco em 21 novas disciplinas. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.
Uniasselvi lança "Bolsa em Livros", oferecendo bolsas de estudo em parágrafos de livros. O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) promove a ação "Bolsa em Livros", que disponibiliza bolsas de estudo 100% gratuitas para cursos de graduação a distância. As bolsas estão escondidas em parágrafos dos livros “Quem Pensa Enriquece”, de Napoleon Hill, e “Projeto de Vida”, de Clóvis de Barros Filho. A iniciativa, em parceria com a Editora Citadel e o Instituto Kondzilla, visa incentivar a leitura e proporcionar oportunidades de educação superior. Os livros são distribuídos em comunidades, e ao encontrar a mensagem secreta, o leitor pode se inscrever gratuitamente em um curso. A ação busca transformar vidas por meio da educação e da leitura.