Termina hoje, 18 de julho, o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2025, com mais de 112 mil vagas disponíveis. A nova modalidade Fies Social oferece condições especiais para alunos de baixa renda.

O prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 encerra-se nesta sexta-feira, 18 de julho. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 na página oficial do programa. O Fies oferece financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas, permitindo que utilizem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para solicitar o financiamento.
É importante destacar que, ao contrário do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fies não concede bolsas de estudos, mas sim um empréstimo. Após a conclusão da graduação, o estudante deve quitar a dívida em parcelas que variam conforme sua renda. Para o ano de 2025, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais de 112 mil vagas nos dois semestres.
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os candidatos que não forem aprovados nessa etapa estarão automaticamente na lista de espera, podendo pleitear as vagas que não forem ocupadas, respeitando a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Uma novidade para este ano é a modalidade Fies Social, que foi anunciada em 2024. Essa opção oferece condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda, permitindo que estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo consigam até 100% de financiamento. Metade das vagas do programa é reservada para essa modalidade.
Os candidatos interessados em se inscrever no Fies Social devem estar cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além da nota do Enem, o sistema do Fies considera a ordem de prioridade na seleção dos alunos aprovados. Aqueles que possuem débitos no programa não poderão se inscrever.
É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a educação e o acesso ao ensino superior. Projetos que visam ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade podem fazer a diferença na vida de muitos jovens, garantindo que tenham a oportunidade de realizar seus sonhos acadêmicos e profissionais.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece 25 cursos gratuitos com certificado. As inscrições estão abertas na plataforma Apolo, com opções presenciais e a distância, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Endividamento afeta milhões de brasileiros, com alta inadimplência e juros elevados. Fabíola e Fabrício enfrentam dificuldades financeiras, evidenciando a necessidade de educação financeira.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece cursos gratuitos na plataforma MOOC GGTE e na Coursera, democratizando o acesso ao conhecimento e permitindo a obtenção de certificados. Essa iniciativa visa ampliar oportunidades no mercado de trabalho.

O Sesi Lab, em Brasília, é um museu interativo que conecta ciência e tecnologia, atraindo visitantes de todas as idades com experiências práticas que tornam o aprendizado científico mais acessível e interessante. O espaço oferece diversas atividades, como experimentos com som e eletricidade, destacando a relevância da ciência no cotidiano.

UBS 1 de Santa Maria lança plano para capacitar equipe no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, visando humanização e acolhimento prioritário. A iniciativa, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, busca melhorar o suporte a pacientes e suas famílias.

A Câmara Municipal do Rio aprovou um programa nutricional para alunos autistas, permitindo que responsáveis levem alimentos e estabelecendo protocolos alimentares individualizados. O vereador Paulo Messina destaca a importância de respeitar a seletividade alimentar desses alunos, visando a permanência deles nas escolas e a redução da evasão escolar. O projeto agora aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes.