Emergências

Florianópolis decreta emergência em saúde pública diante do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave

O prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, declarou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG, com leitos de UTI totalmente ocupados e superlotação nos centros de atendimento. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, tem validade de 180 dias e permite a contratação temporária de profissionais e a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços necessários ao enfrentamento da crise sanitária.

Atualizado em
May 2, 2025
Clock Icon
3
min
Cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina - Divulgação/Prefeitura de Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, declarou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na cidade. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município na quinta-feira, 1º, tem validade de 180 dias e pode ser prorrogado. A capital de Santa Catarina enfrenta um cenário crítico, com a ocupação de 100% dos leitos de terapia intensiva (UTI) e superlotação nos centros de atendimento.

Os indicadores epidemiológicos apontam um crescimento significativo nas internações em leitos de UTI neonatal, pediátrica e de adultos. A prefeitura informou que a situação atual representa um "elevado risco sanitário para a população". A superlotação dos centros de atendimento é uma consequência direta desse aumento de casos, o que demanda ações imediatas.

O decreto autoriza a contratação temporária de profissionais para a rede municipal de saúde, além de permitir a ampliação da carga horária dos contratos administrativos já existentes. Também é prevista a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços necessários ao enfrentamento da emergência sanitária.

A situação em Florianópolis reflete um problema mais amplo enfrentado por diversas cidades brasileiras, que lidam com o aumento de síndromes respiratórias, especialmente em períodos de transição de estações. A gestão da saúde pública se torna um desafio, exigindo respostas rápidas e eficazes para proteger a população.

As autoridades locais estão mobilizando recursos para atender a demanda crescente, mas a colaboração da sociedade civil é essencial. A união de esforços pode fazer a diferença na assistência a quem mais precisa neste momento crítico.

Vítimas dessa crise de saúde podem necessitar de apoio para superar as dificuldades enfrentadas. Projetos que visem ajudar a população afetada devem ser incentivados, pois a solidariedade pode transformar a realidade de muitos cidadãos em Florianópolis e em outras regiões do país.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Ministério da Integração reconhece emergência em cidades do Paraná afetadas por estiagem e doenças virais
Emergências
Clock Icon
3
min
Ministério da Integração reconhece emergência em cidades do Paraná afetadas por estiagem e doenças virais
News Card

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Iretama, Cambará e Cidade Gaúcha, permitindo acesso a recursos federais para assistência. As prefeituras podem solicitar apoio para ações de defesa civil.

Motociclista morre em acidente no Noroeste; terceiro caso fatal em três dias no DF
Emergências
Clock Icon
3
min
Motociclista morre em acidente no Noroeste; terceiro caso fatal em três dias no DF
News Card

Motociclistas enfrentam série de acidentes fatais no Distrito Federal. Na manhã de terça-feira (15/4), um homem perdeu a vida após colidir com um veículo em frente ao Parque Burle Marx, com o motorista fugindo sem prestar socorro. Este é o terceiro acidente mortal envolvendo motociclistas em três dias na região. No último domingo (13), um motociclista de 46 anos faleceu em um acidente na Estrada Parque Taguatinga, enquanto um subtenente do Corpo de Bombeiros, de 51 anos, morreu em um acidente no sábado (12). Além disso, um motociclista de 34 anos ficou gravemente ferido em um incidente na DF 533, em Brazlândia. A situação levanta preocupações sobre a segurança no trânsito.

Ministério da Integração libera R$ 9,1 milhões para recuperação em Sobradinho e Pouso Novo, no RS
Emergências
Clock Icon
3
min
Ministério da Integração libera R$ 9,1 milhões para recuperação em Sobradinho e Pouso Novo, no RS
News Card

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou R$ 9,1 milhões para a recuperação de Sobradinho e Pouso Novo, no Rio Grande do Sul, após desastres naturais. Os recursos são definidos pela Defesa Civil Nacional.

Alerta de desastres naturais é emitido para o Sudeste do Brasil devido a chuvas intensas e risco de deslizamentos
Emergências
Clock Icon
3
min
Alerta de desastres naturais é emitido para o Sudeste do Brasil devido a chuvas intensas e risco de deslizamentos
News Card

Cemaden alerta para chuvas intensas no Sudeste até domingo, com risco muito alto em Petrópolis e alto em Juiz de Fora e Cachoeiro de Itapemirim, aumentando a possibilidade de deslizamentos e inundações.

Governo federal mobiliza recursos para ajudar Petrópolis após chuvas intensas e deslizamentos de terra
Emergências
Clock Icon
3
min
Governo federal mobiliza recursos para ajudar Petrópolis após chuvas intensas e deslizamentos de terra
News Card

Após fortes chuvas em Petrópolis, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitou a cidade para articular ajuda humanitária e restabelecimento. A Defesa Civil Nacional mobilizou recursos para atender as comunidades afetadas, com foco em ações imediatas e apoio técnico.

Estado do Rio de Janeiro em atenção total após chuvas intensas que causam alagamentos e danos significativos
Emergências
Clock Icon
3
min
Estado do Rio de Janeiro em atenção total após chuvas intensas que causam alagamentos e danos significativos
News Card

Governador Cláudio Castro declara "estágio de atenção total" no Rio de Janeiro devido a chuvas intensas, que causaram alagamentos e riscos de deslizamentos em várias regiões.