Ministério da Integração reconhece emergência em quatro cidades do Pará devido a chuvas intensas, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em quatro cidades do Pará. As cidades afetadas são Breu Branco, Capanema, Sapucaia e Parauapebas, que enfrentam fortes chuvas e inundações. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que as prefeituras solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Com a situação de emergência reconhecida, as prefeituras podem agora solicitar apoio do Governo Federal para a compra de itens essenciais, como cestas básicas, água mineral e kits de limpeza. Essa ajuda é crucial para atender às necessidades imediatas da população afetada pelas intempéries. O Pará já possui 96 reconhecimentos de emergência vigentes, sendo 38 por estiagem, 35 por incêndios florestais, 18 por chuvas intensas, dois por vendaval e dois por inundações.
As cidades que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as propostas e, após aprovação, publica uma portaria no DOU com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam qualificar os profissionais que atuam na proteção e defesa civil, fortalecendo a resposta a desastres naturais nas três esferas de governo.
As chuvas intensas e inundações que atingem o Pará são um lembrete da vulnerabilidade da região a desastres naturais. A situação exige uma mobilização da sociedade para apoiar as vítimas e promover ações que ajudem na recuperação das comunidades afetadas. A união de esforços pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas que enfrentam dificuldades nesse momento crítico.
Vítimas das inundações podem precisar de apoio para se recuperar desse incidente. Projetos que visem ajudar essas comunidades devem ser incentivados pela sociedade civil, promovendo a solidariedade e a ajuda mútua em tempos de crise.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em seis cidades devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para defesa civil. As cidades afetadas são Caetité e Guajeru (BA), Casserengue e Igaracy (PB), Novo Campo (RS) e Irauçuba (CE). As prefeituras podem agora solicitar apoio para ações emergenciais.

Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) declara emergência devido a chuvas intensas, com 346 desalojados e 46 bairros em alerta. Arrecadação de donativos e suspensão de atendimentos de saúde foram anunciadas.

Um grave acidente na Rodovia Castello Branco, em Tatuí (SP), resultou na morte do motorista de um ônibus e deixou trinta passageiros feridos, com nove internados. A Polícia Rodoviária investiga as causas.

Um motociclista de 25 anos foi hospitalizado em estado grave após um acidente com um carro em Ceilândia, apresentando traumatismo cranioencefálico e fraturas. O motorista do carro saiu ileso.

Ministro Waldez Góes se reuniu com o governador da Bahia e prefeitos para discutir ações contra a seca que afeta 63 municípios, incluindo intensificação de carro-pipa e construção de barragens.

Ministério da Integração reconhece emergência em Bom Jesus da Lapa e Ibitiara, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil em meio à estiagem na Bahia.