Meio Ambiente

Goiás inicia operação com drone para combater infestação de moscas em área do Aterro Sanitário Ouro Verde

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) lançou uma operação emergencial com drone pulverizador para combater a infestação de moscas no Aterro Sanitário Ouro Verde. A ação visa desinsetizar a área e melhorar a saúde pública, respondendo às reclamações dos moradores. A secretária Andréa Vulcanis enfatizou a urgência da medida, destacando o compromisso da pasta em restaurar a dignidade e qualidade de vida da população local.

Atualizado em
July 4, 2025
Clock Icon
3
min
Expectativa é que, com a pulverização, os impactos causados pelos insetos sejam reduzidos nos próximos dias - (crédito: Davi Cruz/CB/DA Press)

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) lançou uma operação emergencial para combater a infestação de moscas no entorno do Aterro Sanitário Ouro Verde. A ação, realizada na sexta-feira, 4 de julho, utiliza um drone pulverizador com capacidade para 30 litros, que consegue desinsetizar toda a área em apenas dez minutos.

A secretária Andréa Vulcanis, durante visita ao local, destacou a importância da operação. “Toda a área do aterro vai ser desinsetizada a partir de hoje. É uma operação continuada e, com isso, esperamos reduzir a questão das moscas, os problemas à saúde pública e os transtornos nas casas das pessoas”, afirmou.

A presença excessiva de moscas tem gerado muitas reclamações entre os moradores da região. A secretária enfatizou o compromisso da Semad em buscar soluções rápidas e eficazes. “É uma situação totalmente degradante e triste. A dignidade, a saúde e a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui precisam ser preservadas”, completou.

A operação com o drone faz parte de um plano emergencial que a Semad está implementando, que inclui a análise de outras medidas para garantir o bem-estar da população local. A expectativa é que, com a pulverização, os impactos causados pelos insetos sejam reduzidos nos próximos dias.

A Semad está empregando todos os recursos disponíveis, com o apoio de parceiros, para melhorar a realidade da comunidade afetada. A secretária reforçou que a saúde pública é uma prioridade e que a operação é um passo importante nesse sentido.

Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença. Projetos que visem a melhoria das condições de vida dos moradores da região devem ser estimulados, e a mobilização da comunidade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que busquem soluções duradouras para problemas como este.

Correio Braziliense
Quero ajudar

Leia mais

Ativista Nathaly Kelley critica COP30 e defende tecnologias indígenas como solução para a crise climática
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ativista Nathaly Kelley critica COP30 e defende tecnologias indígenas como solução para a crise climática
News Card

No painel Forecasting COP30 do Web Summit Rio, Nathaly Kelley criticou a influência corporativa nas conferências climáticas, enquanto Nielsen destacou a urgência de reduzir emissões. Ambos discutiram soluções para a crise climática.

Lula veta dispositivos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental para proteger o meio ambiente e direitos sociais
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Lula veta dispositivos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental para proteger o meio ambiente e direitos sociais
News Card

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou 63 dispositivos do projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, priorizando a proteção ambiental e os direitos indígenas. O governo enviou um novo projeto ao Congresso para corrigir lacunas.

Cientistas alertam sobre retrocesso ambiental com projeto de lei que afrouxa licenciamento no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Cientistas alertam sobre retrocesso ambiental com projeto de lei que afrouxa licenciamento no Brasil
News Card

Cientistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) assinaram um manifesto contra o projeto de lei que afrouxa a Lei de Licenciamento Ambiental, alertando para retrocessos na proteção ambiental e na emergência climática.

Pantanal renasce após incêndios devastadores com parcerias e iniciativas de conservação sustentáveis
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Pantanal renasce após incêndios devastadores com parcerias e iniciativas de conservação sustentáveis
News Card

Em 2020, o Pantanal sofreu incêndios devastadores, queimando mais de 30% da área e matando 17 milhões de vertebrados. Parcerias recentes visam restaurar o ecossistema e promover a sustentabilidade na região.

América Latina encerra planos de novas usinas a carvão e avança rumo à energia limpa
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
América Latina encerra planos de novas usinas a carvão e avança rumo à energia limpa
News Card

A América Latina encerrou todos os planos para novas usinas termelétricas a carvão, com o cancelamento de projetos no Brasil e Honduras, segundo a Global Energy Monitor. Essa mudança sinaliza um avanço em direção a fontes de energia mais limpas.

Brasil se prepara para a COP30 em Belém com foco na conservação da Amazônia e justiça ambiental
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil se prepara para a COP30 em Belém com foco na conservação da Amazônia e justiça ambiental
News Card

A COP30, que ocorrerá em Belém, é vista como uma oportunidade crucial para o Brasil liderar a ação climática global, destacando a Amazônia e a justiça ambiental. O Summit ESG da EXAME enfatizou a necessidade de financiamento e a inclusão de comunidades locais nas discussões.