O Governo do Distrito Federal inaugurou seis módulos escolares no Centro Educacional do PAD/DF, com investimento de R$ 1,6 milhão, beneficiando 420 alunos na zona rural do Paranoá. A ação, que contou com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, e da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visa modernizar a infraestrutura escolar e garantir acesso à educação integral, promovendo dignidade e permanência das famílias no campo.

O Governo do Distrito Federal entregou, nesta sexta-feira (16 de maio), seis novos módulos escolares ao Centro Educacional do PAD/DF, situado na Rodovia DF-251, Km 7, na zona rural do Paranoá. O investimento totalizou R$ 1,6 milhão e tem como objetivo melhorar a infraestrutura educacional, atendendo até 420 estudantes da região.
A solenidade de entrega contou com a presença da governadora em exercício do DF, Celina Leão, da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e de representantes da comunidade local. A nova estrutura inclui salas de aula com isolamento térmico e acústico, ar-condicionado, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e espaços para socialização.
Celina Leão destacou a importância de cuidar das crianças que vivem no campo, afirmando que a educação é uma forma de garantir a permanência das famílias na zona rural. “Precisamos levar educação e segurança pública a eles”, enfatizou a governadora. Ela também mencionou a rapidez na construção dos módulos, que foi realizada em apenas quatro meses.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou que a nova estrutura permitirá atender 210 estudantes por turno, totalizando 420 alunos. Isso representa um avanço significativo na oferta de educação em tempo integral, com foco nas escolas do campo.
O diretor do Centro Educacional PAD/DF, Gilsiney Souza, expressou sua emoção ao recordar a história da instituição, que foi fundada em 1979. Ele afirmou que o investimento na escola é fundamental para a agricultura familiar e para que as crianças possam continuar seus estudos sem precisar se deslocar para longe de casa.
Iniciativas como essa são essenciais para fortalecer a educação nas comunidades rurais. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar e expandir projetos que visam melhorar a qualidade de vida e a educação no campo, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.

Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que estabelece a universalização de bibliotecas escolares até 2028, após 63% das escolas ainda não possuírem esse recurso. A meta surge em meio a desafios na infraestrutura educacional e no programa Criança Alfabetizada, que visa melhorar a alfabetização infantil.

Governo lança Enamed e debate exame de proficiência para médicos. Propostas visam melhorar a formação médica. O aumento de cursos de Medicina no Brasil, que saltaram de 181 em 2010 para 401 em 2023, gerou preocupações sobre a qualidade da formação. Em resposta, o governo anunciou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será realizado anualmente e unificará avaliações. Além disso, discute-se a criação de um exame de proficiência, similar ao da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que impediria reprovados de atuar na profissão. O Conselho Federal de Medicina (CFM) e senadores de oposição defendem essa proposta, enquanto o governo busca aprimorar a avaliação do ensino médico. O Enamed, previsto para outubro, terá 100 questões e avaliará todas as áreas da matriz curricular. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a melhoria da qualidade da formação médica no país.

Pesquisas recentes indicam que um ensino mais abrangente da genética pode combater crenças em determinismo genético, racismo e eugenia. A abordagem tradicional, focada em genes isolados, é insuficiente.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo lança uma Escola de Formação Política para capacitar setecentos jovens em onze cidades capixabas. O curso gratuito de oitenta horas abordará políticas públicas e direitos humanos, sem viés ideológico.

Uma pesquisa em São Paulo revela desigualdade alarmante entre escolas públicas e privadas, com 89,7% das estaduais apresentando desordem significativa, impactando a saúde e o comportamento dos adolescentes. O estudo, que envolveu 2.680 alunos, destaca a influência do ambiente escolar na formação dos jovens e a necessidade urgente de intervenções.

Deep nudes, imagens de nudez geradas por IA sem consentimento, têm gerado preocupações no Brasil, levando à aprovação de leis que aumentam as penas para esses crimes. Casos de manipulação de fotos de adolescentes e professoras foram registrados em várias cidades. Projetos de lei visam endurecer as punições e responsabilizar plataformas digitais.