Na quinta-feira (10), o governo brasileiro regulamentará o IPI Verde e lançará o Carro Sustentável, com alíquota zero de IPI para veículos mais acessíveis e menos poluentes. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice, Geraldo Alckmin. O IPI Verde ajustará a tributação de acordo com as emissões e segurança dos veículos, enquanto o Carro Sustentável beneficiará modelos compactos fabricados no Brasil. A expectativa é que essa redução tributária traga descontos significativos aos consumidores.

Na quinta-feira, dia dez de agosto, o governo brasileiro regulamentará o IPI Verde, uma nova fórmula de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos. O evento ocorrerá às 15h no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A regulamentação faz parte do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que busca modernizar a tributação de veículos com foco em sustentabilidade.
O IPI Verde ajustará a carga tributária de acordo com as emissões de poluentes e a segurança dos veículos. Os automóveis que apresentarem melhor desempenho ambiental receberão uma pontuação que resultará em uma redução do imposto. Em contrapartida, os veículos mais poluentes terão um aumento na carga tributária. Essa nova abordagem se aplica tanto a carros fabricados no Brasil quanto aos importados.
Além da regulamentação do IPI Verde, será lançado o programa Carro Sustentável, que permitirá alíquota zero de IPI para veículos mais acessíveis e menos poluentes, desde que sejam fabricados no Brasil. Modelos como Onix, Argo, Cronos, Mobi, HB20 e Kwid estão entre os contemplados, enquanto carros 1.0 turbo não se qualificam. Atualmente, as alíquotas de IPI para esses veículos variam entre 5,27% e 10%.
A expectativa é que os fabricantes repassem aos consumidores os descontos proporcionados pela redução tributária. O Carro Sustentável beneficiará tanto pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo locadoras de veículos. Diferentemente de programas anteriores, não haverá limite de preços para os veículos que se enquadrarem nos critérios estabelecidos.
Com o IPI Verde, o programa Mover busca alinhar a tributação dos veículos a uma nova realidade global. Anteriormente, os tributos eram baseados na potência dos motores, e as emissões eram medidas apenas pelos gases eliminados pelo escapamento. Agora, a contagem das emissões começará na origem da energia que move o veículo, considerando aspectos como a produção de combustível.
Futuramente, o governo planeja uma regulamentação ainda mais abrangente, que levará em conta todo o ciclo de vida do veículo, desde a fabricação até a destinação final. Essa iniciativa representa uma oportunidade para a sociedade civil se mobilizar em prol da sustentabilidade e da inovação no setor automotivo, promovendo projetos que ajudem a transformar essa realidade em benefício de todos.

A prefeitura de Niterói finaliza o projeto do Parque Lagoa de Itaipu, com previsão de conclusão em dois anos, visando requalificação urbana e ambiental da região. O parque contará com ciclovias, jardins filtrantes e áreas de contemplação, promovendo infraestrutura verde e mobilidade ativa. A vice-prefeita Isabel Swan destaca que o projeto busca recuperar o ecossistema local e melhorar a qualidade de vida da população.

Brasília avança com o programa "Vai de Bike", que prevê a construção de 270 quilômetros de ciclovias, visando melhorar a mobilidade urbana e a segurança dos ciclistas na capital. A participação da população na atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano é fundamental para garantir infraestrutura adequada e conscientização no trânsito.

Um estudo inédito revelou que ondas de calor extremo, impulsionadas pelo aquecimento global, reduziram em até 38% as populações de aves tropicais entre 1950 e 2020. A pesquisa, publicada na revista Nature Ecology and Evolution, destaca a necessidade urgente de estratégias de conservação que incluam medidas contra eventos climáticos extremos, além da criação de áreas protegidas.

Uma pesquisa da Unesp revelou a presença de cádmio e arsênio em aves marinhas do Atlântico Sul, evidenciando a bioacumulação desses poluentes na cadeia alimentar e seus impactos na saúde dos ecossistemas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou o Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental, alertando para retrocessos e a necessidade de fortalecer o Ibama. A proposta, que tramita há mais de 20 anos, pode gerar uma "guerra da 'licencidade' ambiental".

A degradação da Mata Atlântica caiu 14% em 2024, mas ainda assim 71.109 hectares foram desmatados, com eventos mais concentrados e maiores. O impacto ambiental continua alarmante, especialmente em áreas críticas.