Unidades Básicas de Saúde do sistema prisional do Distrito Federal implementam protocolo de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, com apoio de diversas instituições, visando melhorar a saúde dos detentos.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do sistema prisional do Distrito Federal contarão com um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para desenvolver um protocolo de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. A iniciativa, que é pioneira no Brasil, foi oficializada pela Portaria Conjunta nº 23/2025, lançada em Brasília no dia 11 de agosto de 2025. O GTI é composto por representantes das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), além do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou que o objetivo é fortalecer a prevenção e a promoção da saúde para as pessoas privadas de liberdade. A SES-DF, ao assinar a portaria, busca ampliar o cuidado e alcançar resultados significativos na saúde dos detentos. O GTI terá um prazo de noventa dias para elaborar um cronograma de ações, capacitar equipes e definir indicadores para monitoramento do protocolo.
Além disso, está prevista a realização de um seminário com oficinas para a construção coletiva dos fluxos e procedimentos, envolvendo as equipes de saúde e segurança do sistema prisional. A consultora nacional de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Opas, Aranaí Guarabyra, ressaltou a meta de expandir a prevenção e o tratamento para populações vulneráveis, afirmando que o Brasil busca eliminar a aids como um problema de saúde pública.
A PrEP é uma das estratégias de prevenção combinada do HIV, podendo reduzir o risco de infecção em até noventa e nove por cento entre pessoas que têm relações sexuais sem preservativo e em cerca de setenta e quatro por cento entre usuários de drogas injetáveis. Outras ferramentas de prevenção incluem testagem para o HIV, Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uso regular de preservativos e tratamento adequado de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
No Complexo Penitenciário da Papuda, atualmente, duzentas e duas pessoas vivem com HIV e estão em tratamento com antirretrovirais, enquanto trinta e duas já utilizam a PrEP. O secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, afirmou que a união de esforços permitirá um aprimoramento na assistência dentro das unidades prisionais, fortalecendo a luta contra o HIV.
A diretora do Unaids Brasil, Andrea Boccardi Vidarte, acredita que essa iniciativa pode servir de exemplo para outras localidades. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois podem impactar positivamente a saúde de populações vulneráveis e promover um ambiente mais seguro e saudável dentro do sistema prisional.

A partir de hoje, a vacinação contra a gripe em Belo Horizonte é ampliada para toda a população a partir de seis meses, visando combater a superlotação hospitalar por doenças respiratórias. A cobertura atual é de apenas 24,1%, com a meta de 90%. A vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e influenza B, e está disponível em 153 centros de saúde da cidade.

Hospitais do Gama e Asa Norte, além da sede da SES-DF, foram certificados como Salas de Apoio à Amamentação, promovendo o aleitamento materno no ambiente de trabalho. A iniciativa foi destacada no X Seminário de Aleitamento Materno.
O último episódio de "Trilhas da Mente" destaca cirurgias bem-sucedidas no Instituto do Cérebro. Pacientes como Monalisa e Lucca mostram a importância da esperança e novos tratamentos. Monalisa, após um diagnóstico de tumor, enfrentou uma cirurgia delicada e está em recuperação. Lucca, que lidou com epilepsia, também passou por uma operação promissora. Ambos representam a luta e a resiliência diante do câncer cerebral.

Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, afetam a saúde mental e física de jovens, com prevalência alarmante de até 10% no Brasil. A pressão estética nas redes sociais intensifica esses problemas, exigindo atenção e tratamento multidisciplinar.

Pesquisa da Universidade de Aston revela que o consumo de frutas frescas reduz sintomas depressivos, enquanto alimentos ultraprocessados aumentam ansiedade e estresse, destacando a importância da alimentação na saúde mental.

Estudo do Programa Genomas Brasil, financiado pelo Ministério da Saúde, revelou 8 milhões de variantes genéticas inéditas, com foco em doenças cardíacas e metabólicas. A pesquisa, que envolveu mais de 2,7 mil brasileiros, destaca a diversidade genética do país e pode transformar políticas de saúde pública.