O Instituto Crescer lançou três cursos gratuitos na plataforma AVAMEC, focando em inteligência artificial, ciência de dados e novas tecnologias, com certificação para professores. As capacitações visam qualificar docentes e promover práticas inovadoras no ensino, utilizando narrativas transmídia e abordagens práticas.

O Instituto Crescer lançou três novos cursos gratuitos na plataforma AVAMEC, um ambiente virtual de aprendizagem mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Essas capacitações são voltadas para professores que desejam se qualificar e podem ser realizadas online, com a emissão de certificado ao final. Os cursos abordam temas contemporâneos, utilizando um formato inovador de fanzine, que promete engajar os educadores.
Os cursos foram inspirados pelo projeto Aluno Sempre Conectado (Ascon), uma iniciativa da Qualcomm Wireless Reach em parceria com o Instituto Crescer. As temáticas incluem inteligência artificial, ciência de dados na educação e novas tecnologias, refletindo a necessidade de atualização no campo educacional.
O primeiro curso, denominado GeraZine, tem como foco a inteligência artificial generativa. Com carga horária de quarenta horas, o curso visa ensinar práticas para a curadoria e criação de recursos digitais que podem ser aplicados em sala de aula, utilizando narrativas transmídia para uma experiência de aprendizado imersiva.
O segundo curso, CenaZine, também com carga horária de quarenta horas, capacita os professores a reconhecer diferentes tipos de aprendizagem e suas relações com as mídias disponíveis. O objetivo é que os educadores construam cenários de aprendizagem que engajem os alunos e promovam um ensino eficaz.
Por último, o curso DataZine, com carga horária de sessenta horas, explora o potencial dos dados na prática pedagógica. Os docentes aprenderão a analisar e avaliar suas práticas, integrando o uso de dados educacionais de maneira leve e inspiradora. O curso inclui análise de casos práticos e reflexões sobre o uso ético de dados no ambiente escolar.
Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer, destaca que a inteligência artificial generativa está transformando o mercado de trabalho e as relações sociais. Ela enfatiza que a educação também deve evoluir, tornando-se mais inclusiva e eficaz. Projetos como esses merecem apoio da sociedade civil, pois podem impactar positivamente a formação de educadores e, consequentemente, a educação no Brasil.

UFRJ enfrenta crise orçamentária com dívidas de R$ 61 milhões e infraestrutura precária. O reitor Roberto Medronho busca parcerias com o setor produtivo para enfrentar o subfinanciamento, enquanto a universidade receberá R$ 406 milhões em 2025, valor insuficiente para cobrir custos básicos.

A EF lançará a ferramenta AI Conversations, um tutor digital de IA generativa, que dará feedback em tempo real aos alunos, sem aumento de preços. A expectativa é que a fluência aumente em 98%.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu inscrições para 91 cursos gratuitos de graduação em 2026, incluindo um novo curso de Inteligência Artificial. As provas ocorrerão em outubro de 2025.

Rubens Ometto, ex-aluno da USP e presidente da Cosan e Comgás, doa R$ 19 milhões para revitalizar o Departamento de Engenharia de Produção e construir um novo edifício, com conclusão prevista para 2026. A doação, resultado de insatisfação com a infraestrutura da Poli, visa modernização e sustentabilidade, promovendo a integração entre natureza e tecnologia.

Uniasselvi lança "Bolsa em Livros", oferecendo bolsas de estudo em parágrafos de livros. O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) promove a ação "Bolsa em Livros", que disponibiliza bolsas de estudo 100% gratuitas para cursos de graduação a distância. As bolsas estão escondidas em parágrafos dos livros “Quem Pensa Enriquece”, de Napoleon Hill, e “Projeto de Vida”, de Clóvis de Barros Filho. A iniciativa, em parceria com a Editora Citadel e o Instituto Kondzilla, visa incentivar a leitura e proporcionar oportunidades de educação superior. Os livros são distribuídos em comunidades, e ao encontrar a mensagem secreta, o leitor pode se inscrever gratuitamente em um curso. A ação busca transformar vidas por meio da educação e da leitura.

Estudos recentes mostram que alunos de alto desempenho aplicam estratégias de estudo baseadas em ciência cognitiva, superando desafios em contextos de recursos limitados. Essas práticas incluem recuperação ativa, planejamento eficaz e aprendizado colaborativo, resultando em melhorias significativas no desempenho acadêmico.