Estudos recentes mostram que alunos de alto desempenho aplicam estratégias de estudo baseadas em ciência cognitiva, superando desafios em contextos de recursos limitados. Essas práticas incluem recuperação ativa, planejamento eficaz e aprendizado colaborativo, resultando em melhorias significativas no desempenho acadêmico.
A relação entre o ambiente acadêmico e o desempenho estudantil é um tema amplamente debatido, considerando fatores como a qualidade do ensino e o suporte familiar. No entanto, estudos recentes indicam que alunos com alto desempenho adotam estratégias de estudo fundamentadas na ciência cognitiva, como prática deliberada, recuperação ativa e aprendizado colaborativo, alcançando resultados significativos mesmo em contextos com recursos limitados.
Alunos que se destacam frequentemente utilizam a prática deliberada, que envolve foco intencional em suas fraquezas, recebendo feedback e ajustando suas estratégias continuamente. Essa abordagem, similar à utilizada por atletas e músicos de elite, pode ser ensinada nas escolas. Um exemplo é o programa da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde alunos de alto potencial recebem problemas adaptados ao seu nível, resultando em destaque em competições internacionais.
Além disso, o planejamento e gerenciamento do tempo são cruciais para o sucesso acadêmico. Alunos bem-sucedidos organizam seus estudos em blocos de tempo focados, utilizando estratégias metacognitivas para monitorar seu progresso. A Red de Estudiantes de Excelencia (REDEC) na Colômbia implementou um programa de treinamento em planejamento estratégico, que demonstrou melhorias significativas nas notas de alunos de baixa renda em Medellín em apenas um semestre.
A recuperação ativa é outra técnica poderosa. Em vez de apenas reler, alunos utilizam métodos como cartões de memória e testes práticos, que fortalecem a memória e a capacidade de recuperação de informações. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) adotou um sistema de aprendizado baseado em recuperação ativa, resultando em um aumento significativo no desempenho de alunos de comunidades marginalizadas.
O espaçamento do estudo ao longo do tempo é fundamental para a retenção de longo prazo. Alunos de alto desempenho utilizam sistemas de revisão programada, revisando o material em intervalos estratégicos. O Instituto Nacional de Educação Tecnológica da Argentina desenvolveu um programa que demonstrou que alunos que seguiram esse modelo retiveram mais de oitenta e cinco por cento do conteúdo aprendido no início do ano, em comparação com trinta e cinco por cento em grupos de controle.
Por fim, a higiene do sono e o cuidado com a saúde mental são essenciais. Pesquisas mostram que um sono adequado melhora o desempenho acadêmico. Iniciativas como o curso "Tools for university life" da Universidade dos Andes visam apoiar a adaptação dos alunos ao ambiente acadêmico. A promoção de uma mentalidade de crescimento, como demonstrado em programas no Chile e no México, também contribui para a motivação e o desempenho. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a alcançar seu potencial acadêmico.
A Universidade de São Paulo (USP) oferece 25 cursos gratuitos com certificado. As inscrições estão abertas na plataforma Apolo, com opções presenciais e a distância, abrangendo diversas áreas do conhecimento.
Instituto Transforma, em Mogi das Cruzes, abre inscrições para cursos gratuitos e atividades esportivas e culturais, atendendo jovens e adultos. Inscrições são simples e exigem documentação.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a utilização de inteligência artificial para corrigir provas do Enem e lançou uma plataforma de estudos gratuita. O governo de São Paulo já testa IA para corrigir deveres de casa.
Estão abertas as inscrições para 75 cursos gratuitos em turismo, com 1.891 vagas, oferecidos pelo Ministério do Turismo e Senac até esta sexta-feira, 16. As oportunidades são para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
O Ministério da Educação (MEC) reformulará a avaliação dos cursos de saúde, incluindo Medicina, focando na prática e supervisão docente. A nova abordagem visa melhorar a qualidade do ensino e atender às especificidades de cada área.
A Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia homenageou mais de dois mil estudantes aprovados no ensino superior. A cerimônia, realizada em 10 de agosto, destacou a importância do apoio educacional e a determinação dos alunos, especialmente em cursos como medicina e odontologia. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha, ressaltaram o papel fundamental dos educadores e a superação dos desafios enfrentados pelos jovens da região.