Rubens Ometto, ex-aluno da USP e presidente da Cosan e Comgás, doa R$ 19 milhões para revitalizar o Departamento de Engenharia de Produção e construir um novo edifício, com conclusão prevista para 2026. A doação, resultado de insatisfação com a infraestrutura da Poli, visa modernização e sustentabilidade, promovendo a integração entre natureza e tecnologia.

Rubens Ometto, ex-aluno da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e atual presidente dos Conselhos da Cosan e Comgás, anunciou uma doação de R$ 19 milhões para a revitalização do prédio do Departamento de Engenharia de Produção e a construção do Edifício Integrador. A cerimônia de oficialização ocorreu na quinta-feira, 29, e o projeto tem previsão de conclusão em 2026.
A doação, que já vinha sendo discutida desde 2022, foi motivada pela insatisfação de Ometto com a infraestrutura da Poli. Ele expressou sua surpresa ao visitar as instalações e afirmou: “Falei: ‘isso não pode ficar assim’”. O empresário acredita que o investimento em educação é fundamental para a sustentabilidade dos negócios e para a formação de profissionais qualificados.
Ometto destacou que a doação é uma forma de gratidão pela formação que recebeu na USP, que considera essencial para sua trajetória profissional. “Foram anos maravilhosos os meus cinco anos na cidade universitária e ela me ensinou muita coisa”, afirmou. Além disso, ele já havia contribuído anteriormente, adotando uma sala no departamento.
Com o valor doado, será realizada a modernização do prédio existente e a construção do Edifício Integrador, que terá dois andares e abrigará salas de pesquisa. O projeto visa promover a integração entre natureza, tecnologia e bem-estar, incorporando soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de água da chuva e o uso de madeira certificada.
A professora Marly Monteiro de Carvalho, que chefiou o departamento entre 2019 e 2023, explicou que a revitalização e a nova construção estavam previstas no plano diretor, mas foram adiadas devido à falta de orçamento. Ela ressaltou que a doação é um marco, pois é a primeira vez que um prédio na Poli será construído totalmente com recursos doados.
Embora a USP já tenha recebido doações para reformas e construções, como o Museu do Ipiranga, a iniciativa de Ometto se destaca pela magnitude do investimento. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois podem transformar a realidade de instituições educacionais e contribuir para a formação de novos profissionais.

Universidade do Distrito Federal anuncia lanchonete com lanches saudáveis no Campus Norte. Após um ano de tramitação, contrato foi assinado e serviços começam em 20 dias úteis.

Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.

A Associação De Olho no Material Escolar mobilizou 39 deputados para incluir metas de fluência em leitura no novo Plano Nacional de Educação, visando melhorar a alfabetização até 2024. Dados recentes mostram que apenas 59,2% das crianças de 7 anos estão alfabetizadas, abaixo da meta de 60% do governo. A presidente da associação, Leticia Jacintho, defende que a alfabetização deve ser alcançada até o final do primeiro ano do Ensino Fundamental, com base em experiências internacionais.

A Quero Bolsa oferece milhares de bolsas de estudo com até 90% de desconto para o 2º semestre de 2025, sem exigência de renda ou Enem, facilitando o acesso ao ensino superior.

Estudantes com contratos do Fies desde 2018 poderão renegociar dívidas a partir de novembro de 2025, com parcelamento em até 180 vezes e perdão de encargos. O teto para medicina será elevado em 30%.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram um decreto que estabelece um novo marco regulatório para a educação superior a distância no Brasil. A medida visa melhorar a qualidade do ensino, criando a modalidade semipresencial e fortalecendo polos de apoio presencial, promovendo maior interação entre alunos e professores.