Centro de Ensino Fundamental 102 Norte promove cultura de paz com projeto Conviva. A iniciativa envolve alunos, famílias e comunidade em ações de respeito e empatia, destacando oficinas de comunicação não-violenta e interações sobre direitos humanos.

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, conhecido por suas iniciativas de formação humana e cidadã, tem se destacado na promoção de uma cultura de paz. Recentemente, o projeto Conviva implementou uma oficina de comunicação não-violenta, onde os alunos participaram de dinâmicas que ressaltaram a importância da coletividade e da cooperação, além de ações interdisciplinares focadas em direitos humanos.
A diretora da escola, Viviane Coelho, enfatiza que a construção de um ambiente escolar saudável e acolhedor é um compromisso coletivo que envolve educadores, estudantes e famílias. O projeto Conviva busca fortalecer as relações interpessoais e promover o respeito às diferenças, combatendo o bullying e a discriminação. “Acreditamos que a questão punitiva não transforma comportamento, nem pensamento”, afirma a diretora.
Entre as atividades do Conviva, destaca-se a oficina conduzida pela especialista em parentalidade e inteligência emocional, Lua Barros. Durante a oficina, os alunos participaram de dinâmicas que os levaram a refletir sobre emoções como medo e ansiedade. Uma das experiências envolveu um exercício em que os alunos precisaram se ajudar mutuamente para conseguir comer uma bala com o braço estendido, reforçando a importância da colaboração.
As ações do CEF 102 Norte são realizadas em parceria com diversas entidades, incluindo as Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Justiça e Cidadania, e da Mulher, além de instituições do sistema de justiça. Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), destaca a importância da integração entre diferentes órgãos para a promoção da saúde mental e da cultura de paz nas escolas.
Os programas formativos para educadores abordam temas como mediação de conflitos e comunicação não-violenta, visando criar um ambiente escolar mais respeitoso. Neste semestre, a SEEDF realiza a oficina Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz, abrangendo todas as coordenações regionais de ensino, reforçando o compromisso com uma educação que prioriza o diálogo e o respeito mútuo.
Iniciativas como a do CEF 102 Norte são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A união da comunidade pode ser um grande impulso para apoiar projetos que promovem a paz e a empatia nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos mais respeitosos e gentis.

A Secretaria da Mulher (SMDF) capacitou cem diretores de escolas em Samambaia sobre prevenção da violência de gênero. O evento reforçou o papel das escolas no acolhimento de vítimas.

Em 2024, 59,2% das crianças do segundo ano do ensino fundamental no Brasil foram consideradas alfabetizadas, superando 2023, mas abaixo da meta de 60%. O desempenho foi afetado pela tragédia climática no Rio Grande do Sul.

O Banco do Brasil lançou o jogo "Rolê que Rende" no Roblox, promovendo educação financeira para jovens em um ambiente interativo. A iniciativa visa preparar futuros consumidores para um uso responsável do dinheiro.

Movimentos indígenas buscam criar universidade indígena com apoio do MEC para valorizar suas culturas e saberes. A proposta, que avança no governo Lula, visa transformar o modelo educacional e atender demandas históricas.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa ensinar educação financeira a mais de 30 milhões de estudantes do ensino básico, com adesão voluntária de estados e municípios. O programa busca integrar temas financeiros ao currículo escolar, promovendo habilidades essenciais para o futuro dos alunos, especialmente aqueles beneficiados pelo programa Pé-de-Meia.

O Brasil ainda enfrenta sérios problemas educacionais, com trinta por cento da população adulta sendo analfabeta funcional e 68 milhões sem concluir a educação básica. A situação exige ações imediatas.