Centro de Ensino Fundamental 102 Norte promove cultura de paz com projeto Conviva. A iniciativa envolve alunos, famílias e comunidade em ações de respeito e empatia, destacando oficinas de comunicação não-violenta e interações sobre direitos humanos.

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, conhecido por suas iniciativas de formação humana e cidadã, tem se destacado na promoção de uma cultura de paz. Recentemente, o projeto Conviva implementou uma oficina de comunicação não-violenta, onde os alunos participaram de dinâmicas que ressaltaram a importância da coletividade e da cooperação, além de ações interdisciplinares focadas em direitos humanos.
A diretora da escola, Viviane Coelho, enfatiza que a construção de um ambiente escolar saudável e acolhedor é um compromisso coletivo que envolve educadores, estudantes e famílias. O projeto Conviva busca fortalecer as relações interpessoais e promover o respeito às diferenças, combatendo o bullying e a discriminação. “Acreditamos que a questão punitiva não transforma comportamento, nem pensamento”, afirma a diretora.
Entre as atividades do Conviva, destaca-se a oficina conduzida pela especialista em parentalidade e inteligência emocional, Lua Barros. Durante a oficina, os alunos participaram de dinâmicas que os levaram a refletir sobre emoções como medo e ansiedade. Uma das experiências envolveu um exercício em que os alunos precisaram se ajudar mutuamente para conseguir comer uma bala com o braço estendido, reforçando a importância da colaboração.
As ações do CEF 102 Norte são realizadas em parceria com diversas entidades, incluindo as Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Justiça e Cidadania, e da Mulher, além de instituições do sistema de justiça. Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), destaca a importância da integração entre diferentes órgãos para a promoção da saúde mental e da cultura de paz nas escolas.
Os programas formativos para educadores abordam temas como mediação de conflitos e comunicação não-violenta, visando criar um ambiente escolar mais respeitoso. Neste semestre, a SEEDF realiza a oficina Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz, abrangendo todas as coordenações regionais de ensino, reforçando o compromisso com uma educação que prioriza o diálogo e o respeito mútuo.
Iniciativas como a do CEF 102 Norte são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A união da comunidade pode ser um grande impulso para apoiar projetos que promovem a paz e a empatia nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos mais respeitosos e gentis.

Uma pesquisa em São Paulo revela desigualdade alarmante entre escolas públicas e privadas, com 89,7% das estaduais apresentando desordem significativa, impactando a saúde e o comportamento dos adolescentes. O estudo, que envolveu 2.680 alunos, destaca a influência do ambiente escolar na formação dos jovens e a necessidade urgente de intervenções.
Cursos de enfermagem e medicina da Escs conquistam nota máxima no Enade 2023, destacando a excelência da educação pública em saúde. A diretora Viviane Peterle ressalta que esse resultado reflete um projeto pedagógico robusto e a integração com o SUS.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a pré-seleção de candidatos para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre de 2025, com 211 mil bolsas disponíveis. A oferta inclui 118 mil bolsas integrais e 93 mil parciais, distribuídas em 887 instituições de ensino superior.

O Caixa Tem anunciou um pagamento extra de R$ 200 para estudantes do programa Pé-de-Meia, entre 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, visando incentivar a frequência escolar. O programa do MEC apoia jovens de famílias de baixa renda na conclusão do ensino médio.

O Projeto Labinclui, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), oferece 120 vagas em cursos tecnológicos para preparar a população do Distrito Federal para novas demandas do mercado. A iniciativa visa capacitar profissionais em áreas emergentes, como bioeconomia e serviços, em meio a transformações impulsionadas pela inteligência artificial e automação.

Cerca de 986 mil jovens brasileiros entre 18 e 35 anos adiaram a graduação em 2025 devido a gastos com apostas on-line, com impacto maior nas classes D e E, segundo pesquisa da Abmes.