O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) abre inscrições para cursos gratuitos em artes cênicas. O programa visa capacitar jovens de baixa renda com ensino médio completo, oferecendo 180 vagas em São Paulo e Mogi das Cruzes. As aulas começam em junho e incluem formação em produção cultural, técnicas de luz, palco e som. As inscrições vão até 11 de maio.
O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) anunciou a abertura das inscrições para novas turmas do programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC). Os cursos, que são gratuitos, têm como foco a capacitação de jovens de baixa renda que completaram o ensino médio. As aulas ocorrerão em São Paulo e Mogi das Cruzes, com início previsto para 16 de junho e término em outubro.
As inscrições podem ser feitas até 11 de maio pelo site oficial do ITB. Ao todo, serão disponibilizadas 180 vagas, sendo 100 na capital paulista e 80 em Mogi das Cruzes. As formações incluem produção cultural, técnicas de luz, técnicas de palco e técnicas de som, com uma distribuição equitativa entre as áreas.
Cada curso é estruturado em quatro módulos, totalizando 110 horas de aula, além de 40 horas de estágio supervisionado. As aulas serão presenciais, realizadas em equipamentos culturais das cidades, com algumas atividades online para promover o intercâmbio entre os alunos. O corpo docente é composto por profissionais reconhecidos no setor cultural.
O principal objetivo do ITB é atrair jovens que buscam uma formação técnica para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, os cursos também são abertos a artistas e técnicos que desejam se atualizar e adquirir novas habilidades. Essa iniciativa visa fortalecer a formação de profissionais na área das artes cênicas.
As vagas são limitadas e a distribuição é feita da seguinte maneira: em São Paulo, há 40 vagas para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz. Em Mogi das Cruzes, as vagas são igualmente divididas entre as quatro formações.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão e o desenvolvimento cultural. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que visam capacitar jovens e fortalecer a cultura local, garantindo que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de formação e emprego no setor cultural.
Pesquisadores da Università di Pavia revisaram 45 estudos sobre educação sobre a morte, destacando a eficácia de intervenções que combinam teoria e prática, além da necessidade de padronização nos métodos.
Amy Landino, ex-aluna que abandonou a faculdade com US$ 50.000 em dívidas, hoje fatura US$ 18.000 mensais em renda passiva, trabalhando apenas quatro horas diárias. EXAME e Saint Paul oferecem um Pré-MBA em Finanças Corporativas com 2.000 vagas.
As inscrições para o projeto Educação Fiscal EnCena 2025 foram prorrogadas até 14 de maio. Educadores do DF que atuam do 4º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio podem participar e concorrer a prêmios. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Economia (SEEC-DF) e visa capacitar professores da rede pública, promovendo a educação fiscal entre os alunos.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) oferece mais de 200 cursos gratuitos online em 2025, com foco em áreas como Inteligência Artificial e Sustentabilidade, permitindo a obtenção de declaração de conclusão. A FGV, com 17 milhões de inscritos e 99% de satisfação, promove educação de qualidade acessível a todos.
O Sesi Lab, em Brasília, é um museu interativo que conecta ciência e tecnologia, atraindo visitantes de todas as idades com experiências práticas que tornam o aprendizado científico mais acessível e interessante. O espaço oferece diversas atividades, como experimentos com som e eletricidade, destacando a relevância da ciência no cotidiano.
Unicamp implementa cotas para transexuais, travestis e não binários, visando inclusão. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles defende a medida, ressaltando a importância de oportunidades e conhecimento sobre temas LGBTQIA+. Apesar das críticas e resistência política, a universidade busca reduzir desigualdades e gerar sensibilidade no ambiente acadêmico.