Cerca de 986 mil jovens brasileiros entre 18 e 35 anos adiaram a graduação em 2025 devido a gastos com apostas on-line, com impacto maior nas classes D e E, segundo pesquisa da Abmes.
A crescente popularidade das apostas on-line no Brasil tem gerado preocupações significativas, especialmente entre os jovens. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) revelou que trinta e quatro por cento dos jovens entre dezoito e trinta e cinco anos adiaram seus planos de graduação em 2025 devido a gastos com apostas. Isso representa aproximadamente novecentos e oitenta e seis mil jovens afetados, com um impacto mais severo nas classes D e E.
O diretor geral da Abmes, Paulo Chanan, destacou que “as apostas on-line se tornaram um obstáculo adicional para o acesso à educação superior no Brasil”. O estudo indica que, nas famílias das classes D e E, onde a renda média é de R$ 1 mil por pessoa, o percentual de jovens que adiaram a graduação sobe para quarenta e um por cento. Essa situação é ainda mais alarmante nas regiões Sudeste e Nordeste, onde os índices chegam a quarenta e um por cento e quarenta e quatro por cento, respectivamente.
A pesquisa também abordou os efeitos das apostas sobre estudantes já matriculados no ensino superior. Quatorze por cento dos entrevistados relataram ter atrasado o pagamento da mensalidade ou até trancado a matrícula devido a dívidas relacionadas a jogos. A maioria dos apostadores identificados no estudo é composta por homens entre vinte e seis e trinta e cinco anos, que trabalham e têm filhos.
Os dados revelam que cerca de novecentos e oitenta e seis mil brasileiros correm o risco de não efetivar a matrícula por estarem comprometidos financeiramente com apostas on-line. A coleta de dados foi realizada entre os dias vinte e vinte e quatro de março de 2025, com entrevistas a dois mil trezentos e dezessete jovens de diversas regiões e classes sociais do Brasil, todos interessados em cursar o ensino superior privado.
Esses números alarmantes ressaltam a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre o impacto das apostas na vida dos jovens e no acesso à educação. A situação exige uma resposta coletiva e ações que possam mitigar os efeitos negativos das apostas on-line, especialmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade.
Nessa conjuntura, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que ajudem os jovens a superarem os desafios financeiros impostos pelas apostas. Projetos que visem a educação e a conscientização sobre os riscos das apostas podem fazer a diferença na vida de muitos jovens, promovendo um futuro mais promissor e acessível.
Deep nudes, imagens de nudez geradas por IA sem consentimento, têm gerado preocupações no Brasil, levando à aprovação de leis que aumentam as penas para esses crimes. Casos de manipulação de fotos de adolescentes e professoras foram registrados em várias cidades. Projetos de lei visam endurecer as punições e responsabilizar plataformas digitais.
As inscrições para o Prouni 2025 estão abertas até 4 de julho, com 211 mil bolsas disponíveis, destacando-se os cursos de administração, direito e pedagogia. O programa visa apoiar estudantes de baixa renda.
Um novo decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece regras rigorosas para o ensino à distância no Brasil, restringindo cursos como Medicina e Direito e exigindo estrutura mínima para polos de apoio. As mudanças visam garantir a qualidade da formação, após um aumento significativo de matrículas, que saltou de 1,7 milhão para 4,9 milhões nos últimos anos.
A Wikimedia Brasil, o NeuroMat e a Biblioteca do IME-USP promovem o seminário “Ciência Aberta e Difusão Científica” em 4 de setembro, com debates e o lançamento do documentário "Escutando Árvores". Pesquisadores e comunicadores se reunirão para discutir práticas inovadoras em educação científica. Submissões para a sessão de pôster devem ser enviadas até 21 de julho.
Elise Feitosa, uma jovem escritora, inaugurou a caravana literária do 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil, promovendo a leitura entre estudantes do Distrito Federal. O projeto visa combater a crise de leitura entre jovens, incentivando a criação poética e o contato com autores.
Professores influenciadores, como Carol Braga, estão transformando a educação no Brasil, oferecendo conteúdos gratuitos que ajudam alunos a conquistar vagas em Medicina, como Luis Henrique e Manuela.