Cerca de 986 mil jovens brasileiros entre 18 e 35 anos adiaram a graduação em 2025 devido a gastos com apostas on-line, com impacto maior nas classes D e E, segundo pesquisa da Abmes.

A crescente popularidade das apostas on-line no Brasil tem gerado preocupações significativas, especialmente entre os jovens. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) revelou que trinta e quatro por cento dos jovens entre dezoito e trinta e cinco anos adiaram seus planos de graduação em 2025 devido a gastos com apostas. Isso representa aproximadamente novecentos e oitenta e seis mil jovens afetados, com um impacto mais severo nas classes D e E.
O diretor geral da Abmes, Paulo Chanan, destacou que “as apostas on-line se tornaram um obstáculo adicional para o acesso à educação superior no Brasil”. O estudo indica que, nas famílias das classes D e E, onde a renda média é de R$ 1 mil por pessoa, o percentual de jovens que adiaram a graduação sobe para quarenta e um por cento. Essa situação é ainda mais alarmante nas regiões Sudeste e Nordeste, onde os índices chegam a quarenta e um por cento e quarenta e quatro por cento, respectivamente.
A pesquisa também abordou os efeitos das apostas sobre estudantes já matriculados no ensino superior. Quatorze por cento dos entrevistados relataram ter atrasado o pagamento da mensalidade ou até trancado a matrícula devido a dívidas relacionadas a jogos. A maioria dos apostadores identificados no estudo é composta por homens entre vinte e seis e trinta e cinco anos, que trabalham e têm filhos.
Os dados revelam que cerca de novecentos e oitenta e seis mil brasileiros correm o risco de não efetivar a matrícula por estarem comprometidos financeiramente com apostas on-line. A coleta de dados foi realizada entre os dias vinte e vinte e quatro de março de 2025, com entrevistas a dois mil trezentos e dezessete jovens de diversas regiões e classes sociais do Brasil, todos interessados em cursar o ensino superior privado.
Esses números alarmantes ressaltam a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre o impacto das apostas na vida dos jovens e no acesso à educação. A situação exige uma resposta coletiva e ações que possam mitigar os efeitos negativos das apostas on-line, especialmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade.
Nessa conjuntura, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que ajudem os jovens a superarem os desafios financeiros impostos pelas apostas. Projetos que visem a educação e a conscientização sobre os riscos das apostas podem fazer a diferença na vida de muitos jovens, promovendo um futuro mais promissor e acessível.

Estudo de Harvard e Chicago revela que conversas "descontextualizadas" entre pais e filhos pequenos melhoram a compreensão de textos na adolescência, destacando a importância do diálogo contínuo.

Celina Leão inaugura pavimentação em Ceilândia, melhorando acesso ao CED Incra 9. A governadora em exercício Celina Leão investiu R$ 2,3 milhões na pavimentação que facilita o transporte escolar e assinou ordens para mais obras em áreas rurais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza mais de 115 mil vagas em cursos, sendo 44.548 gratuitas, em diversas áreas e estados do Brasil. Essa é uma oportunidade valiosa para quem busca qualificação profissional sem custos.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Na Ponta do Lápis", que visa ensinar educação financeira nas escolas públicas, alcançando 30 milhões de estudantes. A iniciativa, que é voluntária, busca capacitar alunos do ensino fundamental e médio, promovendo habilidades de cidadania financeira e respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, oferece suporte técnico e financeiro às redes de ensino, ampliando o impacto de políticas como o programa Pé-de-Meia.

O governo brasileiro relançou o Fies Social em 2024, oferecendo financiamento integral com juro zero para beneficiários do CadÚnico, visando ampliar o acesso ao ensino superior. O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade e apresenta regras mais flexíveis, facilitando a inclusão de estudantes historicamente excluídos.

A Fundação Bradesco e a Microsoft lançam quatro novos cursos gratuitos online sobre inteligência artificial, visando promover inclusão digital e qualificação profissional. As inscrições estão abertas na plataforma Escola Virtual.