O podcast Mundaréu lançou a série “Conexão”, apresentada por adolescentes de escolas públicas de Campinas, abordando temas como invisibilidade e tecnologias. A iniciativa é parte de um projeto de iniciação científica e visa explorar o uso da internet por jovens.
O podcast Mundaréu, conhecido por sua abordagem em divulgação científica, lançou a série “Conexão” entre os dias 28 de julho e 1º de agosto. Apresentada por adolescentes de escolas públicas de Campinas, a série é resultado de um projeto de iniciação científica vinculado ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp). A série conta com cinco episódios que exploram temas como invisibilidade e tecnologias.
Os adolescentes participantes do projeto conversam com pesquisadores e estudantes sobre questões contemporâneas. Os episódios abordam temas como “Tecnologias ancestrais”, “Invisibilidade: algoritmos”, “Simulação: cronicamente online”, “Miniatura vs gigante: tecnologias na escola” e “Informação: tecnologias comunitárias”. Essa iniciativa visa aprofundar a compreensão dos jovens sobre o uso da internet e suas implicações sociais.
A produção da série “Conexão” é parte da pesquisa “Acessos e usos da internet por adolescentes”, desenvolvida pelos alunos do projeto de iniciação científica. A série busca não apenas informar, mas também engajar os jovens em discussões relevantes sobre tecnologia e sociedade. A coordenação do projeto é realizada por Daniela Manica e Soraya Fleischer, em parceria com o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAn-UnB).
O podcast Mundaréu é uma plataforma que promove a ciência e a tecnologia de forma acessível, especialmente para o público jovem. A série “Conexão” destaca a importância da participação dos adolescentes em discussões científicas, permitindo que suas vozes sejam ouvidas em temas que afetam suas vidas cotidianas. A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Os episódios da série podem ser escutados e baixados diretamente no site do Mundaréu, oferecendo uma oportunidade valiosa para que mais pessoas conheçam e se envolvam com a ciência. A série não apenas educa, mas também inspira os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um diálogo sobre a tecnologia e suas implicações.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois promovem a educação e a conscientização sobre temas relevantes. A união em torno de projetos que valorizam a voz dos jovens pode impactar positivamente a formação de uma sociedade mais informada e participativa.
O ChatGPT se destaca como uma ferramenta valiosa para estudantes que se preparam para o ENEM, oferecendo suporte em cronogramas de estudos, correção de redações e criação de simulados. A inteligência artificial proporciona um aprendizado mais eficiente e personalizado, embora não substitua o acompanhamento de professores.
O governo de São Paulo lançou um projeto piloto que utiliza inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. A iniciativa visa apoiar professores e facilitar o acesso a questões dissertativas, com a IA avaliando as respostas e oferecendo feedback. Durante o piloto, as respostas não serão contabilizadas como nota, permitindo que os alunos avaliem os comentários recebidos.
O Ceará alcançou 85,3% de alfabetização infantil em 2025, superando a média nacional de 59,2%. O estado é modelo para 25 outros, com políticas educacionais que transformaram a realidade escolar.
Professores influenciadores, como Carol Braga, estão transformando a educação no Brasil, oferecendo conteúdos gratuitos que ajudam alunos a conquistar vagas em Medicina, como Luis Henrique e Manuela.
Estudantes como Savana Carvalho e Livia Loback utilizam redes sociais para compartilhar rotinas de estudo e acessar materiais, enquanto a professora Laura Rocha busca desmistificar o vestibular para alunos vulneráveis.
Neste Dia Mundial da Educação, especialistas apontam avanços no acesso à educação no Brasil, mas também destacam desafios como desigualdades regionais e evasão escolar que persistem. A análise revela a necessidade de melhorias na qualidade do ensino e na formação de professores.