Inscrições abertas para o Curso de Gestão Cultural: Cultura e Território, que inicia em 26 de abril. A iniciativa, idealizada por Neri Silvestre, visa capacitar profissionais da cultura, promovendo autonomia e fortalecimento das comunidades. Com carga horária de 60 horas, o curso abordará leis de incentivo e controle social, entre outros temas.

A periferia do Jardim Santo André será novamente palco do Curso de Gestão Cultural: Cultura e Território, que inicia sua segunda edição em 26 de abril. O curso, idealizado pelo gestor cultural Neri Silvestre, tem como objetivo capacitar profissionais e fazedores de cultura sobre leis de incentivo e gestão cultural, promovendo o fortalecimento da atuação nas comunidades locais.
As inscrições estão abertas e visam atender a demanda gerada pela primeira edição, que contou com a participação de mais de trinta pessoas, incluindo articuladores culturais, artistas e representantes de coletivos do Grande ABC e São Paulo. O curso é contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024 e busca promover a autonomia dos participantes na execução de seus projetos culturais.
Os alunos aprenderão a elaborar desde a justificativa até o plano de trabalho, que abrange estratégias de comunicação, cronograma e orçamento. O foco principal é ampliar uma rede de debate sobre cultura, indo além dos editais culturais, e integrando as camadas sociais menos favorecidas ao controle social, conforme enfatiza Neri Silvestre.
Com uma carga horária total de sessenta horas, o curso será ministrado presencialmente no Ponto de Cultura Sarau na Quebrada. Os conteúdos abordados incluem Política Nacional Aldir Blanc, Política Nacional de Cultura Viva, políticas setoriais de cultura, acessibilidade, mapeamento e indicadores culturais. As inscrições se encerram assim que as vagas forem preenchidas.
Neri Silvestre, com mais de vinte anos de ativismo na área cultural, destaca a importância de integrar a população ao controle social, permitindo que se tornem agentes de mudança e co-criadores da cidadania cultural. Ele observa que a gestão cultural deve ser compreendida de forma ampla, com uma visão antropológica que abrange diversas perspectivas.
Iniciativas como essa são essenciais para o fortalecimento da cultura nas comunidades. A união da sociedade civil pode impulsionar projetos que promovam a autonomia e a expressão cultural, contribuindo para um desenvolvimento local mais inclusivo e participativo.

Universidades federais brasileiras enfrentam cortes orçamentários severos, com investimentos em infraestrutura caindo 41,5% entre 2023 e 2024, retrocedendo a níveis de 2012. É crucial garantir sua sustentabilidade.

Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.

Estão abertas as inscrições para quinze oficinas online gratuitas do projeto 'High Tech Course', que visa a inclusão digital e profissional de jovens e adultos. As aulas, promovidas pela Secti-DF e AJA Brasil, abrangem temas como informática, design e empreendedorismo, com certificação ao final.

Instituto Unidown promove curso de alfabetização para jovens com síndrome de Down, visando melhorar a empregabilidade. O curso, iniciado em março, utiliza o jornal Joca e dinâmicas práticas para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Vinícius de Miranda, um dos alunos, destaca a evolução no aprendizado e a meta de conseguir um emprego. A iniciativa surge em resposta à baixa taxa de alfabetização entre jovens com a síndrome, onde apenas 8,7% estão totalmente alfabetizados. O curso inclui atividades como rodas de notícias e simulações de entrevistas, buscando preparar os alunos para o mercado de trabalho.

O Senac lançou a Orango, uma plataforma de cursos gratuitos e certificados, sem critérios socioeconômicos, voltada para a geração Z, com formatos de aprendizado inovadores. A iniciativa visa democratizar o acesso à educação digital no Brasil.

A Câmara dos Deputados aprovou a criação da Carteira Nacional de Docente (CNDB), reconhecendo a identidade profissional de professores e garantindo benefícios em todo o Brasil. A proposta, que segue para sanção presidencial, visa facilitar o acesso a recursos e descontos, reforçando a importância da categoria. A relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG), destacou a necessidade de um documento nacional para docentes, semelhante ao que já existe para médicos e advogados. A iniciativa gerou debates, com apoio e críticas sobre a criação de carteirinhas para diversas profissões.