Vereadores do PT de diversas cidades protocolarão, no Dia do Estudante, projetos para municipalizar o CPOP, visando ampliar o apoio a cursinhos populares para alunos de baixa renda. A mobilização conta com mais de 1.000 vereadores jovens.

Na segunda-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) de várias cidades do Brasil protocolarão projetos de lei para municipalizar o CPOP (Rede Nacional de Cursinhos Populares). A iniciativa conta com a participação de mais de mil vereadores jovens do partido, incluindo Luna Zarattini, de São Paulo, Maíra do MST, do Rio de Janeiro, Pedro Rousseff, de Belo Horizonte, Kari Santos, de Recife e Eduardo Zanatta, de Balneário Camboriú.
O CPOP, regulamentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo apoiar cursinhos pré-vestibulares voluntários, especialmente voltados para alunos de baixa renda, indígenas, quilombolas, negros e pessoas com deficiência. O programa busca preparar esses estudantes para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras provas de vestibular.
A mobilização da juventude petista, denominada "Protocolaço do PL dos cursinhos populares", visa aprovar os projetos nas câmaras de vereadores para que a iniciativa do governo federal seja replicada nas prefeituras. Essa ação é um passo importante para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os jovens, independentemente de sua origem socioeconômica.
Os vereadores envolvidos na ação acreditam que a municipalização do CPOP pode ampliar o alcance do programa, permitindo que mais estudantes tenham acesso a cursos preparatórios gratuitos. Essa estratégia é fundamental para combater as desigualdades educacionais que ainda persistem no Brasil.
Além disso, a mobilização destaca a importância da participação ativa da juventude na política, mostrando que os jovens podem ser agentes de mudança em suas comunidades. A união de mais de mil vereadores em torno dessa causa reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem a educação e a inclusão social.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a terem acesso a oportunidades educacionais. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, garantindo que todos os jovens tenham a chance de realizar seus sonhos e construir um futuro melhor.

A PUC-RS lançou cursos online gratuitos com certificado, acessíveis a todos os brasileiros. Com conteúdo de professores renomados, a iniciativa visa promover atualização profissional de forma flexível e imediata.

A Microsoft, através da plataforma Eu Capacito, disponibiliza cursos gratuitos com certificação reconhecida, focando em áreas como análise de dados e programação. Essa iniciativa visa qualificar profissionais em um mercado de TI em expansão.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza mais de 110 mil vagas em cursos gratuitos e pagos em diversas áreas, com opções presenciais e online. As inscrições estão abertas em várias unidades do Brasil.

Em 2024, o Brasil registrou 1.092 cidades sem oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apesar da obrigatoriedade legal. O governo lançou o Pacto EJA para criar 3,3 milhões de matrículas e equiparar o financiamento com o ensino regular.

As provas do Enem 2025 ocorrerão em 9 e 16 de novembro, com inscrições de 26 de maio a 6 de junho. O exame avalia cinco áreas do conhecimento e é essencial para acesso ao ensino superior.

Jovem do projeto Meninas em Ação vive dia como governadora com Celina Leão. A iniciativa visa empoderar alunas da rede pública do Distrito Federal, destacando talentos em idiomas.