Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) participaram de jogo no estádio Alfredo Jaconi, onde o goleiro Gustavo emocionou-se ao interagir com um menino. Estádios brasileiros, como o Allianz Parque e o Mineirão, agora oferecem salas sensoriais para torcedores com autismo e outras condições, promovendo inclusão e acessibilidade.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que vem ganhando reconhecimento e respeito na sociedade. No último fim de semana, crianças com TEA tiveram a oportunidade de entrar em campo no estádio Alfredo Jaconi, no Rio Grande do Sul, durante uma partida entre Juventude e Ceará, válida pelo Campeonato Brasileiro. O momento emocionante em que o goleiro Gustavo colocou a mão no ombro de um dos meninos e o abraço caloroso entre eles rapidamente se tornou viral nas redes sociais.
Gustavo expressou sua emoção ao comentar sobre a interação: “A troca de carinho e a alegria dele me emocionaram de verdade”. Apesar de ainda enfrentarmos problemas como violência e racismo nos estádios, os clubes estão se mostrando mais preocupados com questões sociais, incluindo a acessibilidade para torcedores com autismo.
O Allianz Parque, casa do Palmeiras, já conta com uma sala sensorial, projetada para reduzir o som externo em até quarenta decibéis, atendendo às necessidades de torcedores com hipersensibilidade auditiva, um dos sintomas do TEA. Além disso, o espaço é equipado com profissionais capacitados e adaptações para atender também pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Desenvolvimento de Linguagem (TDL) e Síndrome de Down.
Outros clubes, como Corinthians e São Paulo, também investiram em espaços semelhantes. O Mineirão, em Belo Horizonte, inaugurou o Camarote TEA, que acomoda quatorze espectadores e oferece um ambiente inclusivo. No Beira-Rio, estádio do Internacional, foi criado um espaço com capacidade para dezesseis pessoas, equipado com abafadores de ruídos e acessibilidade total, com atendimento de uma equipe treinada.
No centro-oeste, o Goiás foi pioneiro ao abrir um espaço especial no Estádio Hailé Pinheiro, conhecido como “Estádio da Serrinha”. O camarote conta com brinquedos, videogames, TVs e pufes, proporcionando uma experiência agradável para as crianças. Essas iniciativas demonstram um avanço significativo na inclusão de torcedores com TEA e outras condições.
Essas ações são um passo importante para a inclusão social e a promoção do respeito às diferenças. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar e expandir projetos que visam a acessibilidade e o acolhimento de todos nos eventos esportivos. O envolvimento da comunidade pode fazer a diferença na vida de muitas crianças e suas famílias, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
A Universidade de São Paulo (USP) oferece cursos gratuitos online em diversas plataformas, democratizando o acesso ao conhecimento sem a necessidade de vestibular. Com conteúdos variados e certificados disponíveis, a USP utiliza portais como e-Aulas, YouTube, Coursera, Veduca e Univesp para facilitar o aprendizado.
Mais da metade dos distritos de São Paulo não atinge a média do Ideb. O prefeito Ricardo Nunes propõe gestão privada para escolas com baixo desempenho. A cidade de São Paulo enfrenta uma grave crise educacional, com 53 dos 96 distritos não alcançando a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. As disparidades são alarmantes, com diferenças de até 50% entre regiões. O prefeito Ricardo Nunes responsabiliza os professores pelo baixo desempenho e sugere a privatização das escolas com os piores resultados. A desigualdade na educação se reflete também nas condições de trabalho dos docentes, que enfrentam sobrecarga nas áreas mais vulneráveis.
A Fundação Estudar estendeu as inscrições para o Programa de Bolsas Líderes Estudar até 18 de abril, oferecendo 15 bolsas na área de tecnologia. A iniciativa visa formar profissionais qualificados em um setor em alta demanda.
Instituto Unidown promove curso de alfabetização para jovens com síndrome de Down, visando melhorar a empregabilidade. O curso, iniciado em março, utiliza o jornal Joca e dinâmicas práticas para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Vinícius de Miranda, um dos alunos, destaca a evolução no aprendizado e a meta de conseguir um emprego. A iniciativa surge em resposta à baixa taxa de alfabetização entre jovens com a síndrome, onde apenas 8,7% estão totalmente alfabetizados. O curso inclui atividades como rodas de notícias e simulações de entrevistas, buscando preparar os alunos para o mercado de trabalho.
A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lança a 2ª edição dos programas de iniciação científica e inovação, com 60 bolsas de R$ 700 por 12 meses. Inscrições de 28 de abril a 12 de maio.
Estudo revela que estimulação elétrica leve no cérebro pode aumentar em até 29% o desempenho em matemática de alunos com dificuldades, promovendo maior igualdade intelectual. Pesquisadores alertam para questões éticas sobre o acesso à tecnologia.