Um em cada três brasileiros é analfabeto funcional, segundo o Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), revelando a urgência em melhorar habilidades de leitura, escrita e matemática. A Fundação Itaú destaca que essa situação compromete o futuro dos jovens e a competitividade do país.
O Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado em cinco de maio de 2025, revela que um em cada três brasileiros é considerado analfabeto funcional. Essa condição implica que, embora consigam realizar leituras e cálculos básicos, enfrentam dificuldades em interpretar textos e aplicar raciocínio lógico, além de não dominarem o uso de tecnologias digitais. Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, destaca que essa realidade compromete o futuro dos jovens e resulta na perda de talentos no país.
O analfabetismo funcional é caracterizado pela incapacidade de compreender informações cotidianas. Por exemplo, um indivíduo pode ler uma fatura de luz, mas não consegue entender gráficos de consumo. Na esfera digital, pode enviar mensagens, mas tem dificuldades em configurar segurança em dispositivos. A falta de habilidades em leitura crítica e matemática afeta a capacidade de comunicação e a tomada de decisões financeiras, essenciais para a cidadania plena.
Apesar do aumento no acesso ao ensino formal nas últimas décadas, mais de um quarto da população brasileira continua a ser analfabeta funcional, um índice que permanece estagnado desde 2018. Saron aponta a matemática como o principal desafio da educação brasileira, com apenas cinco em cada cem alunos do ensino básico apresentando conhecimento adequado para sua série. A implementação da educação integral, que abrange disciplinas tradicionais e habilidades sociais, é uma das soluções propostas.
As altas taxas de analfabetismo funcional impactam diretamente o desenvolvimento econômico do Brasil. Funcionários com essa condição têm dificuldades em seguir instruções, interpretar manuais e preencher formulários, o que gera desperdício de recursos e aumenta os custos com treinamento nas empresas. Essa situação resulta em baixa produtividade e competitividade, perpetuando um ciclo de desigualdade que é difícil de romper.
Além disso, a pesquisa aponta uma discrepância entre a formação acadêmica e as habilidades digitais. Mesmo pessoas com alta escolaridade enfrentam desafios em tarefas tecnológicas. Para melhorar a competência digital, é necessário um enfoque que integre o aprendizado técnico e as transformações digitais, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Essa realidade exige uma mobilização da sociedade para promover soluções que ajudem a superar os desafios educacionais. Projetos que visem a capacitação e o desenvolvimento de habilidades essenciais podem fazer a diferença na vida de muitos brasileiros, contribuindo para um futuro mais igualitário e produtivo. Nossa união pode ser a chave para apoiar iniciativas que transformem essa situação e ofereçam oportunidades a todos.
Estudo revela que 19,5 milhões de autônomos e informais no Brasil não contribuem para a Previdência, perdendo acesso à aposentadoria e benefícios do INSS. Especialistas alertam sobre a importância da contribuição e da documentação da união estável.
Inscrições abertas para o projeto Eu Sou Músico em São Sebastião. Jovens a partir de 16 anos podem se inscrever até 10 de maio para audições em maio. O curso, com duração de oito meses, inclui aulas de técnica vocal e composição, além de mentorias e ajuda de custo. A iniciativa visa fomentar talentos locais e aumentar a autoestima da comunidade.
Aprova DF alcança mais de 21,6 mil participantes em três meses, superando expectativas. O projeto, que oferece preparação gratuita para concursos, tem transformado vidas e combatido desigualdades. Com aulas aos finais de semana e suporte completo, o Aprova DF se destaca pela qualidade do ensino e pelo impacto social positivo.
Helio De La Peña participará de roda de conversa no CAMP da Mangueira, abordando a série "Adolescência" e os desafios da juventude. O evento ocorre nesta quinta-feira, às 10h30.
Resultados do Enade 2023 mostram que 27,3% dos cursos de medicina em faculdades particulares têm notas baixas, enquanto nas públicas o índice é de apenas 6%. O MEC planeja regular o ensino superior.
Escola Classe 502, inaugurada em fevereiro de 2023 no Itapoã Parque, oferece educação de qualidade a 800 crianças, rompendo mais de uma década sem novas escolas na região.