O Ministério da Educação enfrenta sérios atrasos na aquisição de livros didáticos, com apenas 23 milhões de 59 milhões encomendados para o ensino fundamental e um orçamento insuficiente de R$ 2,04 bilhões.

O Ministério da Educação do governo Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta, mais uma vez, dificuldades na aquisição de livros didáticos para as escolas públicas do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais, os materiais devem ser encomendados até agosto para que as editoras consigam entregá-los a tempo do início do ano letivo. No entanto, cerca de 240 milhões de exemplares previstos ainda não foram adquiridos.
Das aproximadamente 59 milhões de obras necessárias para as séries iniciais do ensino fundamental, apenas 23 milhões foram encomendadas, limitando-se a língua portuguesa e matemática. O material de história, geografia e ciências, que é consumível e precisa ser substituído anualmente, não teve nenhum exemplar adquirido. Nos anos finais do ensino fundamental, apenas 3 milhões de livros foram encomendados, restando 9 milhões para completar o currículo.
A demanda por 84 milhões de livros adaptados à reforma do ensino médio foi parcialmente atendida, enquanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) estima-se que entre 7 milhões e 10 milhões de exemplares ainda não foram encomendados. A situação das obras literárias é alarmante, com cerca de 40 milhões de livros faltando, sendo que 30 milhões deveriam ter sido comprados em 2023 e 10 milhões no ano anterior.
Esses atrasos não são novidade, conforme reportado anteriormente. Em setembro de 2024, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela compra dos livros, atribuiu a culpa ao sistema de gestão anterior. Contudo, essa justificativa se torna menos plausível com o passar do tempo, especialmente na metade do terceiro ano do governo atual.
O custo total dos 240 milhões de livros é estimado em R$ 3,5 bilhões, enquanto o orçamento do Programa Nacional do Livro Didático é de apenas R$ 2,04 bilhões. Após a divulgação da situação, o Ministério da Educação afirmou que garantiu a verba necessária. Com os baixos índices de aprendizagem no Brasil, é inaceitável que a distribuição de livros, essenciais para a educação, seja tratada com descaso.
Nessa situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença. Projetos que visem a arrecadação de recursos para a compra de livros didáticos podem ajudar a suprir essa demanda urgente e garantir que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento necessário para seu desenvolvimento.

O Na Prática, em parceria com o BTG Pactual, lança o curso Carreira de Excelência, treinamento gratuito e presencial que visa desenvolver lideranças e acelerar a carreira de jovens.

O Educavest, cursinho gratuito da Rede Municipal de Educação de São Paulo, abre vagas remanescentes para alunos do 8º e 9º anos em 18 polos. Inscrições são presenciais nos CEUs, com documentos necessários.

A Quero Bolsa lançou inscrições para um curso preparatório gratuito para o Enem 2025, em parceria com a Estuda.com, oferecendo videoaulas e simulados com correção especializada. O programa, que ocorre entre agosto e outubro, inclui diagnósticos de desempenho e apoio de professores voluntários, visando democratizar o acesso ao ensino superior.

A Escola Classe Juscelino Kubitschek promoveu palestra sobre educação emocional com Cosete Ramos. O evento, que envolveu 206 alunos, celebrou o legado de JK e a história de Brasília. A iniciativa, apoiada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, visa integrar história e desenvolvimento emocional no aprendizado.

Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.

Prefeitura de São Paulo inaugura CEI e programa de transporte gratuito para mães. O CEI Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, atenderá 200 crianças e o programa Mamãe Tarifa Zero beneficiará 15 mil responsáveis com gratuidade no transporte público.