O Ministério da Educação enfrenta sérios atrasos na aquisição de livros didáticos, com apenas 23 milhões de 59 milhões encomendados para o ensino fundamental e um orçamento insuficiente de R$ 2,04 bilhões.

O Ministério da Educação do governo Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta, mais uma vez, dificuldades na aquisição de livros didáticos para as escolas públicas do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais, os materiais devem ser encomendados até agosto para que as editoras consigam entregá-los a tempo do início do ano letivo. No entanto, cerca de 240 milhões de exemplares previstos ainda não foram adquiridos.
Das aproximadamente 59 milhões de obras necessárias para as séries iniciais do ensino fundamental, apenas 23 milhões foram encomendadas, limitando-se a língua portuguesa e matemática. O material de história, geografia e ciências, que é consumível e precisa ser substituído anualmente, não teve nenhum exemplar adquirido. Nos anos finais do ensino fundamental, apenas 3 milhões de livros foram encomendados, restando 9 milhões para completar o currículo.
A demanda por 84 milhões de livros adaptados à reforma do ensino médio foi parcialmente atendida, enquanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) estima-se que entre 7 milhões e 10 milhões de exemplares ainda não foram encomendados. A situação das obras literárias é alarmante, com cerca de 40 milhões de livros faltando, sendo que 30 milhões deveriam ter sido comprados em 2023 e 10 milhões no ano anterior.
Esses atrasos não são novidade, conforme reportado anteriormente. Em setembro de 2024, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela compra dos livros, atribuiu a culpa ao sistema de gestão anterior. Contudo, essa justificativa se torna menos plausível com o passar do tempo, especialmente na metade do terceiro ano do governo atual.
O custo total dos 240 milhões de livros é estimado em R$ 3,5 bilhões, enquanto o orçamento do Programa Nacional do Livro Didático é de apenas R$ 2,04 bilhões. Após a divulgação da situação, o Ministério da Educação afirmou que garantiu a verba necessária. Com os baixos índices de aprendizagem no Brasil, é inaceitável que a distribuição de livros, essenciais para a educação, seja tratada com descaso.
Nessa situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença. Projetos que visem a arrecadação de recursos para a compra de livros didáticos podem ajudar a suprir essa demanda urgente e garantir que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento necessário para seu desenvolvimento.

O Governo do Distrito Federal inaugurou seis módulos escolares no Centro Educacional do PAD/DF, com investimento de R$ 1,6 milhão, beneficiando 420 alunos na zona rural do Paranoá. A ação, que contou com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, e da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visa modernizar a infraestrutura escolar e garantir acesso à educação integral, promovendo dignidade e permanência das famílias no campo.

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo, com 36.346 vagas disponíveis. A taxa de R$ 30 deve ser paga até 11 de junho, e a prova ocorrerá em 6 de julho.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa ensinar educação financeira a alunos do ensino básico, com foco em 30 milhões de estudantes e 2 milhões de professores. A adesão é voluntária e requer compromisso formal.

O Governo do Distrito Federal lançou o programa Pró-jovem Digital, que capacitará 1.400 jovens presencialmente e 4 mil online em empreendedorismo digital, focando na importância da inteligência artificial. A governadora em exercício, Celina Leão, enfatizou que a iniciativa visa transformar vidas e atender à demanda do mercado de trabalho.

Apenas 15% das ruas brasileiras têm rampas de acesso, dificultando a mobilidade. Dados do Censo de 2022 revelam que 18% da população urbana vive em vias sem obstáculos, evidenciando a falta de acessibilidade. Apesar das leis que garantem rampas em edificações, a realidade é alarmante, com menos de 50% dos hospitais e um terço das escolas acessíveis.

O ChatGPT se destaca como uma ferramenta valiosa para estudantes que se preparam para o ENEM, oferecendo suporte em cronogramas de estudos, correção de redações e criação de simulados. A inteligência artificial proporciona um aprendizado mais eficiente e personalizado, embora não substitua o acompanhamento de professores.