Prefeitura de São Paulo inaugura CEI e programa de transporte gratuito para mães. O CEI Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, atenderá 200 crianças e o programa Mamãe Tarifa Zero beneficiará 15 mil responsáveis com gratuidade no transporte público.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, em 31 de março, o Centro de Educação Infantil Maria Beatriz Nascimento, localizado na Vila Mazzei, zona norte da cidade. Esta é a 24ª unidade inaugurada em 2023, parte de um esforço contínuo para expandir a oferta de educação infantil na capital. No mesmo dia, foi lançado o programa Mamãe Tarifa Zero, que oferece gratuidade no transporte público para responsáveis de crianças matriculadas em creches municipais.
O programa beneficiará quinze mil pessoas com um cartão de transporte, permitindo que mães e outros responsáveis não paguem ao levar suas crianças à creche. O investimento anual nesta iniciativa é de R$ 38 milhões, com recursos provenientes das secretarias da Fazenda e de Planejamento. A gratuidade se aplica a responsáveis legais por crianças de zero a quatro anos, que residam a mais de 1,5 quilômetro da creche e estejam cadastrados no CadÚnico.
O site da SPTrans disponibiliza informações sobre como solicitar o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero. Os cartões serão entregues no endereço escolhido em até dez dias, e a gratuidade estará disponível para recarga em até três dias após o recebimento. A secretária Itamara Barbosa, que matriculou seus filhos na creche da Vila Mazzei, destacou que o benefício proporcionará uma economia de aproximadamente R$ 200,00 por mês.
Outra beneficiada, Andréa Meire dos Santos, comentou que o programa chegou em um momento oportuno, pois ela utiliza duas conduções para ir e voltar da creche. O CEI Maria Beatriz Nascimento tem capacidade para atender duzentas crianças e recebeu um investimento superior a R$ 5 milhões. A unidade conta com infraestrutura moderna, incluindo brinquedoteca, sanitários, solário, playground e cozinha, além de dispositivos sustentáveis.
O CEI oferece cinco refeições diárias, elaboradas por nutricionistas, e segue o Currículo da Cidade da Educação Infantil, que orienta as atividades e experiências das crianças. São Paulo está há cinco anos com a fila de creches zerada, tendo entregue trinta unidades educacionais desde o início de 2023, incluindo 24 Centros de Educação Infantil, quatro Escolas Municipais de Educação Infantil e duas unidades municipais.
Iniciativas como a do CEI Maria Beatriz Nascimento e o programa Mamãe Tarifa Zero são fundamentais para apoiar a educação infantil e a inclusão social. A união da sociedade civil pode ser decisiva para fortalecer projetos que beneficiem as famílias de baixa renda, garantindo um futuro melhor para as crianças e suas comunidades.

Estudantes enfrentam intensa pressão durante o vestibular, como Gabrielle Salis e Gabriel Jie Bang, que destacam a importância do equilíbrio entre estudos e saúde mental, além do apoio familiar.

Chrys Ferraz, ex-jogador de futebol, se dedica à teologia e ao diálogo inter-religioso. Ele estuda a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, abordando a crítica ao paradigma tecnocrático e a importância de cuidar do meio ambiente. Ferraz atua como educador e pastor em comunidades carentes, promovendo uma mensagem de inclusão e respeito às diferenças.

Dados do Censo de 2022 revelam que a fecundidade no Brasil caiu para 1,6 filho por mulher, abaixo da taxa de reposição, com a educação feminina sendo um fator determinante. Essa mudança impacta a estrutura social e econômica do país.

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025, com mais de 112 mil vagas disponíveis. As inscrições vão até 18 de julho e priorizam estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) 2024 mostram que 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, com aumento entre jovens de 15 a 29 anos. É urgente implementar políticas educacionais eficazes.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 ocorrerão de 26 de maio a 6 de junho, com provas nos dias 9 e 16 de novembro. O MEC confirma a importância do exame para o acesso ao ensino superior.