Estão abertas as inscrições para 3.455 vagas em cursos gratuitos do programa Qualifica SP, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com início em 25 de agosto. Os interessados devem se inscrever até 17 de agosto.

O programa Qualifica SP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Com um total de 3.455 vagas, as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo site oficial. Os cursos têm como objetivo facilitar a inserção ou recolocação no mercado de trabalho, oferecendo formação em áreas com demanda de profissionais.
As aulas presenciais ocorrerão em trinta e nove municípios do estado de São Paulo, com início previsto para 25 de agosto. Os cursos serão ministrados por professores do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e estarão disponíveis em três turnos: manhã, tarde e noite. Os interessados devem verificar a disponibilidade de cursos em suas localidades no site do programa.
As vagas estão divididas em duas modalidades. A primeira, chamada Novo Emprego, é destinada a jovens e adultos a partir de dezesseis anos. Os cursos disponíveis incluem Almoxarife, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Logística, além de Operador de Empilhadeira e Capacitação de Motorista. A segunda modalidade, Meu Primeiro Emprego, é voltada para jovens de dezesseis a vinte e quatro anos, oferecendo cursos de Auxiliar Administrativo, Inglês e Pacote de Informática.
A seleção dos cursos foi baseada em análises das demandas do mercado de trabalho em todo o estado. Para se inscrever, os candidatos devem ser alfabetizados, residir em São Paulo e ter a idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos exceda as vagas, a prioridade será dada a menores de idade, pessoas com deficiência, desempregados e aqueles com baixa renda.
A convocação dos selecionados será realizada por e-mail, e a confirmação da matrícula deve ser feita entre os dias 18 e 23 de agosto. Para obter o certificado, os alunos precisam ter pelo menos setenta e cinco por cento de presença nas aulas. Essa iniciativa é uma oportunidade significativa para quem busca se qualificar e aumentar suas chances de empregabilidade.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão no mercado de trabalho. A união da sociedade civil pode ser um fator determinante para apoiar projetos que visam a capacitação de jovens e adultos, contribuindo para um futuro mais promissor e igualitário.

A Universidade Cruzeiro do Sul lançou quinze cursos online gratuitos, sem exigência de formação prévia, com o objetivo de democratizar a educação continuada. As inscrições estão abertas indefinidamente.

Projeto de lei visa proteger crianças na internet após tragédia com menina de 8 anos. A proposta, apresentada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, inclui educação digital nas escolas e medidas contra conteúdos perigosos.

Sonia Livingstone, pesquisadora de mídia e sociedade, destacou no Seminário Internacional sobre um futuro digital inclusivo que o maior desafio das crianças é ser ouvidas e seguras online. A especialista enfatizou a importância de escutar as opiniões dos jovens sobre o uso de tecnologias digitais, promovendo um diálogo que equilibre riscos e oportunidades.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a utilização de inteligência artificial para corrigir provas do Enem e lançou uma plataforma de estudos gratuita. O governo de São Paulo já testa IA para corrigir deveres de casa.

Defensoria Pública de SP lança Carta Nacional de Acesso à Justiça com foco em gênero e raça. A iniciativa busca garantir a inclusão e participação das mulheres no sistema de Justiça, promovendo mudanças permanentes.

A desigualdade no acesso a creches no Brasil aumentou, com um estudo do Todos Pela Educação revelando que a diferença entre ricos e pobres subiu de 22 para 29,4 pontos percentuais de 2016 a 2024. Quase 2,3 milhões de crianças estão fora das creches, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas para garantir o direito à educação infantil.