Estão abertas as inscrições para 3.455 vagas em cursos gratuitos do programa Qualifica SP, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com início em 25 de agosto. Os interessados devem se inscrever até 17 de agosto.

O programa Qualifica SP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Com um total de 3.455 vagas, as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo site oficial. Os cursos têm como objetivo facilitar a inserção ou recolocação no mercado de trabalho, oferecendo formação em áreas com demanda de profissionais.
As aulas presenciais ocorrerão em trinta e nove municípios do estado de São Paulo, com início previsto para 25 de agosto. Os cursos serão ministrados por professores do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e estarão disponíveis em três turnos: manhã, tarde e noite. Os interessados devem verificar a disponibilidade de cursos em suas localidades no site do programa.
As vagas estão divididas em duas modalidades. A primeira, chamada Novo Emprego, é destinada a jovens e adultos a partir de dezesseis anos. Os cursos disponíveis incluem Almoxarife, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Logística, além de Operador de Empilhadeira e Capacitação de Motorista. A segunda modalidade, Meu Primeiro Emprego, é voltada para jovens de dezesseis a vinte e quatro anos, oferecendo cursos de Auxiliar Administrativo, Inglês e Pacote de Informática.
A seleção dos cursos foi baseada em análises das demandas do mercado de trabalho em todo o estado. Para se inscrever, os candidatos devem ser alfabetizados, residir em São Paulo e ter a idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos exceda as vagas, a prioridade será dada a menores de idade, pessoas com deficiência, desempregados e aqueles com baixa renda.
A convocação dos selecionados será realizada por e-mail, e a confirmação da matrícula deve ser feita entre os dias 18 e 23 de agosto. Para obter o certificado, os alunos precisam ter pelo menos setenta e cinco por cento de presença nas aulas. Essa iniciativa é uma oportunidade significativa para quem busca se qualificar e aumentar suas chances de empregabilidade.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão no mercado de trabalho. A união da sociedade civil pode ser um fator determinante para apoiar projetos que visam a capacitação de jovens e adultos, contribuindo para um futuro mais promissor e igualitário.

O Ministério da Saúde lançou cursos autoinstrucionais sobre Análise Espacial e Inteligência Artificial, com inscrições até setembro de 2025, visando aprimorar a vigilância em saúde no Brasil. Os cursos, em parceria com a OPAS e a USP, têm como objetivo capacitar profissionais para utilizar ferramentas estratégicas na saúde pública.

A evasão escolar no Brasil continua alarmante, com um em cada três estudantes abandonando o ensino médio, especialmente entre jovens negros e de baixa renda. Dados da PNAD 2024 revelam que a necessidade de trabalhar e a falta de interesse são os principais motivos para essa desistência. A desconexão do currículo com a realidade dos jovens e a repetência agravam o problema, que começa na alfabetização. É urgente implementar soluções integradas, como incentivos e currículos mais relevantes, para garantir a permanência dos alunos na escola.

GDF intensifica programa Cidadania nas Escolas para combater bullying, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas com 45 atividades em 2024, promovendo a cultura da paz nas escolas.

Abril é o mês da Conscientização do Autismo, destacando a importância do acolhimento e do diagnóstico precoce. O Instituto de Pesquisa PENSI promove o XI Simpósio de Atualização em TEA no dia 23 de abril, com inscrições gratuitas para profissionais da saúde.

A plataforma Eu Capacito oferece curso gratuito sobre Inteligência Artificial. O curso, com início em cinco de maio, visa capacitar profissionais para o futuro digital, abordando temas essenciais da IA.

A UFMG oferece quatro cursos gratuitos de extensão em educação digital, com foco em inteligência artificial e letramento digital, com inscrições abertas até 18 de julho. As aulas ocorrerão de 11 de agosto a 14 de setembro.