Mais de 18 milhões de estudantes participam da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com recorde de 57.222 escolas inscritas. A competição, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), oferece prêmios significativos e oportunidades de ingresso em universidades.
Mais de dezoito milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil participam, nesta terça-feira (3), da primeira fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), registrou um recorde histórico com cinquenta e sete mil duzentas e vinte e duas escolas inscritas em cinco mil quinhentos e sessenta e seis municípios, alcançando uma cobertura nacional de noventa e nove vírgula noventa e três por cento.
A prova da primeira fase será aplicada e corrigida pelas próprias escolas. Os alunos terão duas horas e meia para resolver vinte questões objetivas, distribuídas em três níveis. O regulamento completo pode ser consultado no site oficial da olimpíada. A lista dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada em primeiro de agosto no site da Obmep.
A etapa final da competição ocorrerá em vinte e cinco de outubro, em locais previamente informados pela Obmep. A olimpíada distribuirá oito mil quatrocentas e cinquenta medalhas nacionais. Além disso, cinquenta e um mil estudantes receberão certificados de menção honrosa, e outras vinte mil quinhentas medalhas estaduais serão entregues aos melhores desempenhos em cada estado.
Os medalhistas de escolas públicas terão direito de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas de aprofundamento em matemática e uma bolsa mensal de trezentos reais, paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os novecentos e sessenta e nove professores premiados receberão medalha de ouro, diploma e livro de apoio.
Aqueles que se destacarem ainda concorrem a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da Obmep 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert, que proporciona uma imersão na matemática. A Obmep se tornou uma importante porta de entrada para o ensino superior, com o Impa Tech (bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Impa) reservando oitenta por cento das vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas científicas.
Universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também adotaram vagas olímpicas para alunos com bom desempenho em competições. As medalhas concedidas não apenas reconhecem o talento dos estudantes, mas também abrem portas para o ensino superior, podendo ser utilizadas como critério de ingresso em diversas instituições. Nessa situação, nossa união pode ajudar a promover e apoiar iniciativas que incentivem o aprendizado e a valorização da matemática nas escolas.
Neste Dia Mundial da Educação, especialistas apontam avanços no acesso à educação no Brasil, mas também destacam desafios como desigualdades regionais e evasão escolar que persistem. A análise revela a necessidade de melhorias na qualidade do ensino e na formação de professores.
As inscrições para o Prouni 2025 estão abertas até 4 de julho, com 211 mil bolsas disponíveis, destacando-se os cursos de administração, direito e pedagogia. O programa visa apoiar estudantes de baixa renda.
Haleon divulga estudo que revela que 74% dos brasileiros enfrentam barreiras no acesso à saúde, destacando a urgência de políticas inclusivas e a promoção do autocuidado.
A FAPESP abre nova rodada da chamada Futuros Cientistas, oferecendo até 400 bolsas de Iniciação Científica em homenagem ao professor Sérgio Muniz Oliva Filho, com prazo até 4 de setembro.
As 50 primeiras bolsas do projeto Conhecer Direito estão abertas para estudantes da rede pública. A iniciativa, coordenada pela Defensoria Pública do DF e pela Defensoria Pública da União, visa preparar alunos para o PAS da UnB. Inscrições até 30 de maio.
O Brasil avançou na alfabetização infantil em 2024, com 59,2% das crianças do segundo ano do ensino fundamental alfabetizadas, apesar de não atingir a meta de 60%. A tragédia climática no Rio Grande do Sul afetou os resultados, reduzindo a taxa no estado de 63,4% para 44,7%. O Ministério da Educação destaca que, sem essa queda, o país teria superado a meta. A avaliação, que abrangeu mais de 2 milhões de estudantes, será repetida entre outubro e novembro, com nova meta de 64%.