O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Na Ponta do Lápis", que visa promover educação financeira e fiscal para alunos do ensino fundamental e médio, especialmente os do programa Pé-de-Meia. A iniciativa inclui capacitação contínua para educadores e busca fortalecer a autonomia e cidadania crítica dos estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa de educação financeira "Na Ponta do Lápis" em 9 de julho de 2025. O objetivo é promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, com foco especial nos beneficiários do programa Pé-de-Meia. Este programa oferece bolsas a alunos do ensino médio que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O MEC destaca que o "Na Ponta do Lápis" visa apoiar a implementação dos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de economia. A adesão das redes municipais e estaduais ao programa será voluntária, e o MEC se compromete a criar um comitê para fornecer orientações e recomendações que aprimorem os planos de ação desenvolvidos por estados e municípios.
De acordo com o MEC, o programa é uma estratégia para promover a autonomia e a cidadania crítica, contribuindo para o fortalecimento da democracia e da inclusão social e econômica. Além disso, a portaria prevê a qualificação contínua dos educadores que participarão da implementação do programa.
O MEC também planeja desenvolver novas estratégias para integrar esses conhecimentos em modalidades de educação especial, bilíngue para surdos, do campo, além de escolas indígenas e quilombolas. Uma nova normativa será elaborada para garantir a inclusão dessas modalidades no programa.
Com a implementação do "Na Ponta do Lápis", espera-se que os alunos adquiram habilidades essenciais para a gestão financeira e a compreensão de questões fiscais e previdenciárias. Essa iniciativa é um passo importante para preparar os jovens para os desafios econômicos do futuro.
Nossa união pode ser fundamental para apoiar projetos que visem a educação financeira e a inclusão social. Iniciativas como essa devem ser estimuladas pela sociedade civil, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma formação que os capacite a serem cidadãos críticos e autônomos.

Fabiana Karla, atriz, descobre superdotação após diagnóstico de TDAH e planeja criar conteúdo para educadores sobre altas habilidades, visando melhorar a formação e inclusão nas escolas.

Um estudo recente revelou que atividades sensório-motoras com engajamento cognitivo melhoraram a velocidade de leitura e a autoestima de crianças com dislexia. A pesquisa, coordenada por José Angelo Barela da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp), em parceria com a prefeitura de Rio Claro, demonstrou resultados promissores após dois meses de intervenção. As crianças, com idades entre 10 e 12 anos, mostraram não apenas aumento na velocidade de leitura, mas também melhorias na atenção e bem-estar. A iniciativa busca expandir o programa para beneficiar mais crianças e aprofundar a compreensão dos mecanismos envolvidos.
Programa Saúde na Escola será ampliado em 2025-2026, abrangendo 632 escolas e 365.551 alunos. A iniciativa, que envolve parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação do DF, foca em cinco temas prioritários, promovendo saúde e bem-estar.

Ministro dos Transportes, Renan Filho, sugere eliminar aulas em autoescolas para obter a CNH, visando reduzir custos e facilitar o acesso, especialmente para a população de baixa renda. A proposta pode ser implementada sem passar pelo Congresso Nacional.

A Fundação Estudar estendeu as inscrições para o Programa de Bolsas Líderes Estudar até 18 de abril, oferecendo 15 bolsas na área de tecnologia. A iniciativa visa formar profissionais qualificados em um setor em alta demanda.

Recentemente, novos livros sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram lançados, oferecendo informações valiosas para famílias e educadores. A crescente demanda por conhecimento confiável é essencial diante do aumento de diagnósticos no Brasil.