O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou R$ 9,1 milhões para a recuperação de Sobradinho e Pouso Novo, no Rio Grande do Sul, após desastres naturais. Os recursos são definidos pela Defesa Civil Nacional.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, anunciou, nesta terça-feira (29), a autorização do repasse de R$ 9,1 milhões para ações de recuperação nas cidades de Sobradinho e Pouso Novo, no Rio Grande do Sul. Os valores foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) e são destinados a atender as necessidades emergenciais decorrentes de desastres naturais.
Os recursos foram divididos entre os dois municípios, sendo R$ 409 mil para Pouso Novo e R$ 8.734.583,07 para Sobradinho. A definição dos valores leva em conta critérios técnicos da Defesa Civil Nacional, que considera a magnitude do desastre, o número de desabrigados e desalojados, além do valor solicitado nos planos de trabalho.
Os municípios que obtiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR. As solicitações devem ser feitas através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as propostas antes da liberação dos valores.
Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional também promove cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais para responder de forma eficiente às situações de emergência, garantindo uma atuação mais eficaz nas comunidades afetadas.
A liberação dos recursos é um passo importante para a recuperação das cidades afetadas, mas a mobilização da sociedade civil é fundamental. A união de esforços pode fazer a diferença na vida das vítimas, que enfrentam desafios significativos após os desastres.
Vítimas do acidente podem precisar de ajuda na recuperação desse incidente, e iniciativas da comunidade podem ser essenciais para apoiar esses municípios. A solidariedade e o engajamento social são fundamentais para a reconstrução e o fortalecimento das comunidades afetadas.

Petrópolis enfrenta situação de emergência após chuvas intensas que superaram 300 mm em 24 horas, resultando em mais de 90 chamados de emergência e danos significativos.

Modelo autônomo de VANTs da Escola Politécnica da USP melhora busca de vítimas em desastres, reduzindo riscos em 66% e minimizando a necessidade de controle humano.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Caetité e Guajeru, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. A Bahia já contabiliza 83 reconhecimentos vigentes.

Ministério da Integração reconhece emergência em Agrolândia e Planalto Alegre, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil após desastres naturais.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Moreira Sales, Paraná, devido a uma doença infecciosa viral, permitindo acesso a recursos federais para assistência. A cidade agora pode solicitar ajuda para ações de defesa civil, como fornecimento de alimentos e kits de higiene. O Paraná possui 29 reconhecimentos de emergência, refletindo a gravidade da situação.

- Incêndio em fábrica de fantasias em Ramos, RJ, deixou várias vítimas e feridos. - Wesley da Cruz, 27 anos, foi resgatado após momentos de desespero e fumaça. - 21 pessoas foram salvas; 10 vítimas estão em estado grave em hospitais. - Bombeiros mobilizaram 90 homens e 30 viaturas para o resgate e controle do fogo. - Wesley, aderecista dedicado, estava em contato constante com sua mãe antes do incêndio.