Ministério da Integração reconhece emergência em 27 cidades devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 27 cidades do Brasil, afetadas por desastres naturais. O reconhecimento foi formalizado em portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, dia quatro de abril. As prefeituras agora têm a possibilidade de solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como a distribuição de alimentos e kits de higiene.
Entre os municípios afetados pela estiagem estão Bom Jesus da Lapa e Ibitiara, na Bahia; Catuti, em Minas Gerais; e várias cidades na Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Além disso, as cidades de Bom Jardim, no Maranhão, e Tucuruí, no Pará, sofreram com fortes chuvas, enquanto Monção e Harmonia enfrentaram inundações e enxurradas, respectivamente. Balsa Nova, no Paraná, foi atingida por um vendaval, e Paraná, no Rio Grande do Norte, enfrenta um período de seca prolongada.
As prefeituras que obtiverem o reconhecimento federal podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. Os pedidos devem ser feitos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisará os planos de trabalho enviados e, após aprovação, publicará uma portaria no DOU com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam qualificar os profissionais de proteção e defesa civil nas três esferas de governo, promovendo uma resposta mais eficaz em situações de emergência.
Com a situação de emergência reconhecida, as prefeituras podem agir rapidamente para atender às necessidades da população afetada. A solicitação de recursos é um passo crucial para garantir a assistência necessária, como a compra de cestas básicas, água mineral e kits de limpeza e higiene.
Nesta conjuntura, a solidariedade da sociedade civil é fundamental. A união de esforços pode fazer a diferença na recuperação das comunidades afetadas, proporcionando apoio e recursos para aqueles que mais precisam. Cada contribuição pode ajudar a minimizar os impactos desses desastres e a promover a recuperação das cidades atingidas.
Fortes chuvas em São Paulo causaram desabamento em Mauá e alagamentos em Santo André e São Bernardo. Defesa Civil emitiu alerta severo e trens da CPTM estão paralisados.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Casserengue e Igaracy, permitindo acesso a recursos federais para combater a estiagem. A Paraíba já possui 119 reconhecimentos vigentes.
Petrópolis e Angra dos Reis enfrentam emergências devido a chuvas intensas, com centenas de desalojados e risco elevado de deslizamentos. Prefeituras buscam recursos para recuperação.
Um ataque de abelhas durante a 12ª Cavalgada da Amizade em Ivoti deixou mais de 30 feridos e causou a morte de um cavalo. A prefeitura e os bombeiros atuaram no socorro e contenção do incidente.
- Incêndio em confecção de roupas de carnaval em Ramos deixou nove feridos. - Vizinhos mobilizados ajudaram no resgate de quatro vítimas em estado crítico. - Corpo de Bombeiros enfrentou dificuldades para acessar o local e resgatar pessoas. - Material inflamável, como espuma e tecidos, acelerou a propagação das chamas. - Trauma e desespero marcaram a comunidade, com muitos conhecidos entre as vítimas.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Irauçuba, Ceará, devido a fortes chuvas, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O estado já possui 37 reconhecimentos vigentes.