Ministério da Integração reconhece emergência em Carrapateira e Fagundes, permitindo acesso a recursos federais para enfrentar a estiagem na Paraíba, que já conta com 119 reconhecimentos.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, declarou, no dia oito de abril, a situação de emergência nas cidades de Carrapateira e Fagundes, na Paraíba, devido à estiagem. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que as prefeituras dessas localidades solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Com a nova portaria, as prefeituras podem requisitar apoio do Governo Federal para diversas iniciativas, como a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene. A Paraíba já conta com cento e dezenove reconhecimentos de emergência, sendo cento e quinze relacionados à falta de água, dois a enxurradas, um a erosão costeira e um a inundações.
Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de emergência ou calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR. Para isso, a solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica uma nova portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam qualificar os profissionais de proteção e defesa civil nas três esferas de governo, contribuindo para uma gestão mais eficiente em situações de emergência.
É importante ressaltar que a situação de estiagem na Paraíba tem gerado impactos significativos na vida da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A mobilização da sociedade civil é fundamental para apoiar as iniciativas que visam mitigar os efeitos dessa crise hídrica e ajudar aqueles que mais precisam.
Nossa união pode fazer a diferença em momentos como este. A solidariedade da comunidade pode proporcionar recursos essenciais para ajudar as vítimas da estiagem e promover ações que garantam a dignidade e o bem-estar das pessoas afetadas. Juntos, podemos transformar essa situação e oferecer esperança a quem mais precisa.

Fortes chuvas em Ubatuba, SP, causaram alagamentos e deixaram 19 pessoas ilhadas. Abrigo foi montado e mais chuvas são esperadas, com atenção redobrada nas áreas de risco.

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em 17 cidades por desastres naturais. Prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Governador Cláudio Castro monitora chuvas extremas no Rio de Janeiro, com previsão de até 350 mm. Abrigos e maquinários estão prontos para atender cidades afetadas.

Angra dos Reis enfrenta uma grave crise após tempestade, com 346 desabrigados e emergência decretada. A prefeitura solicita doações para atender os afetados.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Caetité e Guajeru, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. A Bahia já contabiliza 83 reconhecimentos vigentes.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) liberou R$ 1,5 milhão para a recuperação da rede de esgoto em Jaguaraçu (MG), visando a reconstrução da infraestrutura local. Municípios em situação de emergência podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil.