Ministério da Integração reconhece emergência em Carrapateira e Fagundes, permitindo acesso a recursos federais para enfrentar a estiagem na Paraíba, que já conta com 119 reconhecimentos.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, declarou, no dia oito de abril, a situação de emergência nas cidades de Carrapateira e Fagundes, na Paraíba, devido à estiagem. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que as prefeituras dessas localidades solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Com a nova portaria, as prefeituras podem requisitar apoio do Governo Federal para diversas iniciativas, como a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene. A Paraíba já conta com cento e dezenove reconhecimentos de emergência, sendo cento e quinze relacionados à falta de água, dois a enxurradas, um a erosão costeira e um a inundações.
Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de emergência ou calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR. Para isso, a solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica uma nova portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam qualificar os profissionais de proteção e defesa civil nas três esferas de governo, contribuindo para uma gestão mais eficiente em situações de emergência.
É importante ressaltar que a situação de estiagem na Paraíba tem gerado impactos significativos na vida da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A mobilização da sociedade civil é fundamental para apoiar as iniciativas que visam mitigar os efeitos dessa crise hídrica e ajudar aqueles que mais precisam.
Nossa união pode fazer a diferença em momentos como este. A solidariedade da comunidade pode proporcionar recursos essenciais para ajudar as vítimas da estiagem e promover ações que garantam a dignidade e o bem-estar das pessoas afetadas. Juntos, podemos transformar essa situação e oferecer esperança a quem mais precisa.
Ministério reconhece emergência em 13 cidades do Rio Grande do Sul por estiagem. Prefeituras podem solicitar recursos federais para assistência.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou apoio federal para a reconstrução do Canal da Água Fria em Codó (MA), após desabamento que afetou a comunidade. A intervenção emergencial visa restaurar a segurança e o funcionamento do comércio local, com recursos a serem liberados em breve.
Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) declara emergência devido a chuvas intensas, com 346 desalojados e 46 bairros em alerta. Arrecadação de donativos e suspensão de atendimentos de saúde foram anunciadas.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional libera R$ 2,7 milhões para quatro cidades afetadas por desastres naturais. Recursos visam reconstruções específicas em cada local.
Após fortes chuvas em Petrópolis, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitou a cidade para articular ajuda humanitária e restabelecimento. A Defesa Civil Nacional mobilizou recursos para atender as comunidades afetadas, com foco em ações imediatas e apoio técnico.
Defesa Civil Alerta (DCA) chega ao Nordeste após capacitação de gestores estaduais, ampliando a segurança em emergências e preparando expansão para Norte e Centro-Oeste.