O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Choró e Várzea Alegre, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O Ceará já possui 35 reconhecimentos vigentes.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, no dia 21 de maio, a situação de emergência nas cidades de Choró e Várzea Alegre, no Ceará. Choró enfrenta problemas devido à estiagem, enquanto Várzea Alegre foi severamente afetada por chuvas intensas. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com esse reconhecimento, as prefeituras de ambas as cidades podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Esses recursos são essenciais para a compra de itens como cestas básicas, água mineral e kits de limpeza, que são fundamentais para atender às necessidades imediatas da população afetada.
Atualmente, o Ceará possui trinta e cinco reconhecimentos vigentes de situação de emergência, sendo vinte e três relacionados à estiagem, seis a chuvas intensas, quatro à seca, um a enxurradas e um a vendaval. Essa situação evidencia a vulnerabilidade da região diante das adversidades climáticas.
As cidades que têm a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos podem solicitar recursos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as solicitações e, após aprovação, publica uma portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam qualificar os profissionais que atuam nas três esferas de governo, fortalecendo a resposta a desastres e a gestão de crises.
Neste contexto, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar as vítimas das adversidades climáticas. Projetos que visem ajudar as comunidades afetadas podem fazer uma grande diferença, promovendo a recuperação e a resiliência das cidades em situação de emergência.
O sistema Defesa Civil Alerta foi ativado no Nordeste, com o objetivo de salvar vidas e proteger o patrimônio, enviando alertas emergenciais diretamente para celulares a partir de 18 de junho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Waldez Góes destacaram a importância da tecnologia para prevenir desastres naturais.
Aumento de afogamentos no Lago Paranoá preocupa autoridades. O Corpo de Bombeiros intensificou a vigilância após seis incidentes e três mortes em abril, mas um novo afogamento ocorreu em maio.
Centro de Operações Rio (COR) implementa a Inteligência Artificial Cora para otimizar análise de dados de trânsito e emergências, visando eficiência e agilidade nas respostas.
Chuvas intensas em São Paulo causam alagamentos e estado de atenção nas zonas Leste e Sudoeste. Moradores enfrentam prejuízos em bairros como Piraporinha e Santo André.
Três pessoas ficaram feridas em um capotamento na BR-070, em Ceilândia, no último domingo. Entre os feridos estão um adolescente e uma criança, enquanto uma mulher grávida não teve lesões.
Ministério da Integração reconhece emergência em Arcoverde e Quixaba por estiagem. Prefeituras podem solicitar recursos federais para assistência.