O Ministério da Saúde do Brasil destina R$ 100 milhões para combater a tuberculose, habilitando 913 municípios a receberem recursos para vigilância e controle da doença. A ação visa eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2035.

O Ministério da Saúde do Brasil está intensificando esforços para eliminar a tuberculose como um problema de saúde pública. Recentemente, foram destinados R$ 100 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle da doença, com a habilitação de novecentos e treze municípios para receber esse incentivo financeiro. A iniciativa é parte da Portaria GM/MS nº 17, de 17 de julho de 2024, que também abrange o combate ao HIV/AIDS, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O webinário realizado em 12 de agosto teve como objetivo discutir a implementação desses recursos e compartilhar aprendizados do primeiro ano da política. Os municípios selecionados representam sessenta e sete por cento dos novos casos de tuberculose registrados em 2024, com a escolha baseada em critérios como carga da doença e vulnerabilidade social. A participação de secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal também foi garantida, conforme acordos estabelecidos em Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Fernanda Dockhorn, coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Microbactérias Não Tuberculosas, destacou a importância desse marco para a vigilância da tuberculose no Brasil. Ela enfatizou que os estados e municípios devem aproveitar essa oportunidade para aprimorar as ações de vigilância localmente, transformando os recursos em ações concretas que fortaleçam a resposta à doença.
Para facilitar a execução das ações, o Ministério da Saúde organizou oficinas virtuais de planejamento com vinte e duas unidades federativas e iniciou oficinas presenciais de monitoramento, começando pelo Espírito Santo. O primeiro ciclo de monitoramento já está em andamento, com questionários enviados a estados, capitais e municípios, cujos resultados serão integrados na próxima Síntese de Evidências.
A publicação “Síntese de Evidências - 100 milhões de reais para ações pelo fim da Tuberculose” foi elaborada para fornecer dados estratégicos sobre a implementação dos recursos. O documento inclui características dos municípios contemplados, desempenho em indicadores estratégicos e orientações para a aplicação dos recursos, visando subsidiar decisões rápidas e embasar discussões com gestores locais.
Nessa luta contra a tuberculose, a colaboração ativa de todos os envolvidos é fundamental. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar iniciativas que visem a eliminação da tuberculose, ajudando a transformar a realidade de muitos que enfrentam essa doença. Projetos que promovam a saúde e a prevenção devem ser estimulados, garantindo um futuro mais saudável para todos.

O padre Márlon Múcio, de 51 anos, está internado na UTI em São José dos Campos devido a complicações de saúde relacionadas à sua doença rara, a DTR. Ele enfrenta uma infecção urinária que agravou seu quadro, mas está respondendo bem ao tratamento. A comunidade religiosa se mobiliza em orações por sua recuperação.

Mudanças nas fezes podem sinalizar problemas de saúde, incluindo câncer colorretal, que afeta 44 mil brasileiros anualmente. Estudo recente alerta que bebidas açucaradas e alcoólicas dobram o risco da doença.

Estudo apresentado no 24º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia indica que canabidiol pode melhorar o bem-estar emocional e reduzir tremores em pacientes com Parkinson, mas não afeta outros sintomas.

Estudo revela que smartwatches aumentam em até dez vezes a adesão a exercícios em adultos com diabetes tipo 2, superando barreiras como falta de motivação e apoio. A tecnologia vestível se mostra eficaz na promoção de hábitos saudáveis.

Suicídio entre músicos é alarmante, exigindo intervenções urgentes. Artigo destaca a vulnerabilidade de artistas e propõe ações para desestigmatizar o tema.

Mobilização nas escolas públicas inicia para atualizar a caderneta de vacinação de 27,8 milhões de alunos, com meta de vacinar 90% até 15 anos. Ação envolve 5.544 municípios e R$ 150 milhões.