O Ministério da Saúde lançou cursos autoinstrucionais sobre Análise Espacial e Inteligência Artificial, com inscrições até setembro de 2025, visando aprimorar a vigilância em saúde no Brasil. Os cursos, em parceria com a OPAS e a USP, têm como objetivo capacitar profissionais para utilizar ferramentas estratégicas na saúde pública.

O Ministério da Saúde do Brasil lançou recentemente cursos autoinstrucionais focados em Análise Espacial e Inteligência Artificial, com inscrições abertas até setembro de 2025. Essas iniciativas visam aprimorar a vigilância em saúde no país, capacitando profissionais para utilizar ferramentas modernas na análise de dados relacionados à saúde pública.
O curso “Análise Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde e Ambiente” é uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com carga total de 40 horas, o curso é dividido em quatro módulos que abordam temas como geografia da saúde, sistemas de informação geográfica e métodos de análise espacial. As inscrições podem ser feitas na Plataforma Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS até 8 de setembro de 2025.
A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, destacou que essa ação reforça o compromisso do ministério com a formação contínua dos profissionais da área. O objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento e apoiar o trabalho de quem atua na vigilância em saúde no Brasil.
Além disso, o Ministério da Saúde também está promovendo o “Curso de Introdução à Inteligência Artificial para Predições em Vigilância em Saúde e Ambiente”, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Este curso, que possui carga horária de 80 horas, é a primeira iniciativa do Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde (PROFEPI) a incluir participantes de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.
O professor-coordenador Alexandre Chiavegatto Filho, especialista em machine learning aplicado à saúde, lidera a formação. A primeira turma conta com setenta e cinco cursistas, e a expectativa é que o curso se torne autoinstrucional até o final de 2025, permitindo que mais profissionais tenham acesso ao conteúdo.
Essas iniciativas são fundamentais para o fortalecimento da vigilância em saúde no Brasil. A união da sociedade civil pode ser um grande apoio para a continuidade e expansão de projetos que visam capacitar profissionais e melhorar a saúde pública. A mobilização em torno dessas causas é essencial para garantir um futuro mais saudável para todos.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Na Ponta do Lápis", que visa ensinar educação financeira nas escolas públicas, alcançando 30 milhões de estudantes. A iniciativa, que é voluntária, busca capacitar alunos do ensino fundamental e médio, promovendo habilidades de cidadania financeira e respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, oferece suporte técnico e financeiro às redes de ensino, ampliando o impacto de políticas como o programa Pé-de-Meia.

A FAPESP abre nova rodada da chamada Futuros Cientistas, oferecendo até 400 bolsas de Iniciação Científica em homenagem ao professor Sérgio Muniz Oliva Filho, com prazo até 4 de setembro.

Lula criticou Jair Bolsonaro por não comparecer à sua posse, afirmando que ele "fugiu como um rato". O presidente anunciou R$ 1,17 bilhão em investimentos em educação para comunidades indígenas e quilombolas.

O Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, capacita profissionais em educação midiática. Renan Ferreirinha, secretário de educação do Rio de Janeiro, lidera a proibição de celulares nas escolas e resgata alunos.

Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.

Senai-AM oferece 1.780 vagas em cursos gratuitos a distância, com inscrições de 23 a 25 de abril. As oportunidades visam qualificação profissional e exigem comprovação de baixa renda.