Cultura

Museu das Favelas prorroga exposição sobre Racionais MC's até agosto de 2025, celebrando a cultura periférica

A exposição "Racionais MC’s: O Quinto Elemento" no Museu das Favelas, em São Paulo, foi prorrogada até 31 de agosto de 2025, atraindo mais de 80 mil visitantes e destacando a cultura hip hop. O minidocumentário lançado oferece uma nova perspectiva sobre a trajetória do grupo, reforçando a importância de dar voz às narrativas periféricas.

Atualizado em
June 1, 2025
Clock Icon
4
min
A exposição pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 17h

O Museu das Favelas, situado no centro histórico de São Paulo, anunciou a prorrogação da exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento” até 31 de agosto de 2025. Desde sua inauguração em dezembro de 2024, a mostra já atraiu mais de 80 mil visitantes, celebrando a trajetória e a influência cultural do grupo de rap paulista, composto por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Com curadoria de Eliane Dias, a exposição foi premiada na edição de 2024 do Prêmio APCA e pelo Portal Pepper. Ela foi concebida como um espaço que une memória, arte e identidade periférica, guiando os visitantes por eixos temáticos desenvolvidos pelo Atelier Marko Brajovic. Esses eixos traduzem a força das letras e a energia dos Racionais MC’s.

A comunicação visual da mostra, criada pelo coletivo Vilanismo, destaca o acervo físico e analógico, que inclui itens pessoais como o kimono de jiu-jitsu de Ice Blue, discos de vinil de KL Jay e manuscritos que originaram o clássico “Diário de um Detento”, de Mano Brown. O conceito do “quinto elemento” simboliza a consciência transformadora da cultura hip hop, complementando a presença dos quatro rappers que influenciam gerações desde os anos 1980.

A diretora do Museu das Favelas, Natália Cunha, enfatizou a importância da exposição para dar voz às narrativas periféricas no centro da cidade. Ela afirmou: “Prorrogar essa exposição é seguir abrindo espaço para que as vozes das favelas ocupem o centro, com a força transformadora que sempre tiveram.” O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), Ricardo Piquet, também destacou a relevância de reconhecer e valorizar as histórias que emergem das periferias.

Durante a abertura da mostra, os integrantes do grupo compartilharam suas perspectivas. KL Jay descreveu a exposição como “a história de quatro pretos brasileiros que já estavam juntos, ancestralmente falando, e se encontraram de novo”. Ice Blue ressaltou a resistência do grupo contra o racismo e as tentações do sucesso, enquanto Edi Rock comentou sobre a atualidade das letras, que abordam questões persistentes. Mano Brown, por sua vez, destacou os desafios contemporâneos do racismo.

Recentemente, o Museu lançou um minidocumentário inédito sobre a exposição em seu canal no YouTube, reunindo depoimentos dos integrantes e imagens da mostra. A visitação é gratuita de terça a domingo, das 10h às 17h, no Largo Páteo do Colégio, 148. A retirada antecipada de ingressos é necessária e pode ser feita pelo site do museu. Projetos culturais como este merecem apoio e incentivo da sociedade civil para continuar promovendo a valorização das vozes periféricas.

Leia mais

Lea Maria traz humor e reflexões sobre a vida no Brasil em sua turnê "Alemalandra"
Cultura
Clock Icon
3
min
Lea Maria traz humor e reflexões sobre a vida no Brasil em sua turnê "Alemalandra"
News Card

Lea Maria, humorista alemã no Brasil, apresenta o espetáculo "Alemalandra", abordando relacionamentos e empoderamento feminino após seu divórcio em 2023. Ela se muda para o Rio em maio.

Bienal das Amazônias traz curadoria pan-amazônica e conceito de ‘verde-distância’ em Belém
Cultura
Clock Icon
3
min
Bienal das Amazônias traz curadoria pan-amazônica e conceito de ‘verde-distância’ em Belém
News Card

A 2ª edição da Bienal das Amazônias, com curadoria de Manuela Moscoso, ocorrerá de 29 de agosto a 30 de novembro em Belém, explorando a relação entre humanos e natureza. O evento destaca a pluralidade artística da Amazônia e busca ativar diálogos sobre questões contemporâneas.

Restauro de portões do Museu da República preserva história e promove revitalização cultural no Rio de Janeiro
Cultura
Clock Icon
3
min
Restauro de portões do Museu da República preserva história e promove revitalização cultural no Rio de Janeiro
News Card

Os portões de ferro e madeira do Museu da República passarão por restauração, iniciando nesta semana, como parte do projeto RevivaRio, em parceria com a Equinor e o Instituto Carioca Cidade Criativa. O restauro visa preservar as características originais e repondo elementos ornamentais, utilizando técnicas da época. A fechadura da porta de ferro, datada de mil oitocentos e sessenta e quatro, é um detalhe notável. O museu continuará aberto, com acesso pelo jardim.

Elis Regina e um programa inédito de rádio revelam a intimidade da artista em 1967
Cultura
Clock Icon
4
min
Elis Regina e um programa inédito de rádio revelam a intimidade da artista em 1967
News Card

Programa inédito de Elis Regina, gravado em 1967, revela sua versatilidade. Carlos Leite Guerra, amigo da cantora, trouxe à tona esse tesouro perdido, que mistura música e bate-papo descontraído.

Ellyan apresenta Vélox, o primeiro super-herói homossexual solo dos quadrinhos brasileiros, em curta-metragem na Niterói Expo Geek
Cultura
Clock Icon
3
min
Ellyan apresenta Vélox, o primeiro super-herói homossexual solo dos quadrinhos brasileiros, em curta-metragem na Niterói Expo Geek
News Card

Ellyan, artista multifacetado, apresenta o curta "Originários", com o super-herói LGBTQ+ Vélox, inspirado em Pabllo Vittar, na 'Niterói Expo Geek' em outubro. O projeto celebra diversidade e liberdade.

Programa de Incentivo Fiscal à Cultura do DF abre inscrições para projetos até 30 de setembro de 2025
Cultura
Clock Icon
3
min
Programa de Incentivo Fiscal à Cultura do DF abre inscrições para projetos até 30 de setembro de 2025
News Card

A Secec-DF regulamentou o Programa de Incentivo Fiscal à Cultura para 2025. Inscrições vão de 14 de agosto a 30 de setembro de 2024, com orçamento de R$ 14,25 milhões.