A prefeitura de Niterói lançou o programa Niterói Audiovisual 2025, com investimento de R$ 150 milhões para fortalecer o setor audiovisual e reabrir o Cinema Icaraí. O projeto visa gerar empregos e valorizar a cultura local.

A prefeitura de Niterói lançou o programa Niterói Audiovisual 2025 (NAV), com um investimento de R$ 150 milhões, distribuídos em doze frentes de ação. O evento de lançamento ocorreu no Reserva Cultural e contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves e da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O objetivo do programa é consolidar a cidade como um polo criativo no setor audiovisual brasileiro, promovendo a geração de empregos e o fortalecimento da cultura local.
O prefeito destacou que a indústria do audiovisual é uma das que mais cresce no Brasil, gerando mais de 126 mil empregos formais em 2023. Ele enfatizou que cada real investido no setor tem um impacto econômico de R$ 2,30. Neves afirmou que Niterói possui tradição e vocação para o audiovisual, e o NAV surge como um programa estruturante que abrange todas as etapas da cadeia produtiva.
O programa inclui ações como a reabertura do Cinema Icaraí, a criação do Museu do Cinema Brasileiro, o Cash Rebate Municipal e o Fundo de Financiamento Audiovisual. O secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, ressaltou que as iniciativas estão planejadas para um prazo de quatro anos e visam aumentar a presença de filmagens na cidade, que atualmente é dominada pelo Rio de Janeiro.
Diniz também mencionou que o Cash Rebate incentivará produções a se instalarem em Niterói, garantindo que os gastos sejam realizados localmente. Ele explicou que, para cada real investido, o retorno pode ser de pelo menos três reais. Além disso, o projeto executivo do Museu do Cinema será lançado até o final do ano, e um edital em parceria com a Ancine será disponibilizado no segundo semestre.
O Observatório do Cinema, com apoio da Unesco, será lançado ainda este ano, assim como um festival de cinema planejado para o início de 2026. Essas ações visam não apenas fomentar a produção audiovisual, mas também valorizar a memória cultural e promover a capacitação profissional na área.
Iniciativas como o Niterói Audiovisual 2025 são fundamentais para o desenvolvimento cultural e econômico da região. A união da sociedade civil pode ser um grande impulso para apoiar projetos que valorizem a cultura local e promovam a inclusão de novos talentos no setor audiovisual.

Milton Cunha assume a reitoria da Universidade Livre do Carnaval de Maricá em 16 de maio, ao lado de Evelyn Bastos. A instituição oferecerá mais de 60 formações e, futuramente, cursos superiores.

CEU Ana Maria promove programação cultural nos dias 12 e 13 de abril, com dança, ancestralidade e poesia, celebrando o aniversário de Santo André e valorizando artistas locais.

Gravações de "Se Não Fosse Você", adaptação de Colleen Hoover, começaram sob direção de Josh Boone. Estreia prevista para o final de 2025, com elenco de peso.

O Festival de Brasília, de 12 a 20 de setembro, exibirá 80 filmes e homenageará Fernanda Montenegro, celebrando os 60 anos do evento. Novidades incluem parcerias e concursos.

A CineOP celebrou 20 anos com uma nova mostra competitiva de filmes contemporâneos baseados em arquivos, destacando "Paraíso", de Ana Rieper, como vencedora. O festival promoveu a preservação do cinema brasileiro e anunciou um curso de cinema focado em restauro na Universidade Federal de Ouro Preto.

Teatro Procópio Ferreira pode ser demolido para quitar dívida de Paulo Maluf. A vereadora Luna Zarattini busca preservar o espaço cultural histórico em São Paulo.