Novas iniciativas de produtos sociais, como castanhas e bolsas da ONG Amigos do Bem, estão transformando compras em doações, gerando impacto positivo em diversas causas sociais. Consumidores podem contribuir sem custo adicional.

O hábito de doar está se tornando mais acessível com o surgimento de produtos sociais que destinam parte de suas vendas a causas importantes, como educação e combate à pobreza. Marcas e organizações têm se unido para oferecer alternativas que permitem aos consumidores contribuir sem comprometer seu orçamento. Roberta Faria, CEO da Mol Impacto, destaca que ao escolher produtos que apoiam causas sociais, o consumidor exerce seu poder de compra de forma consciente.
A Mol Impacto, por exemplo, vende livros e calendários em farmácias, revertendo lucros para 240 ONGs. Além disso, a ONG Amigos do Bem lançou castanhas e bolsas ecológicas, que geram emprego e renda no sertão nordestino, beneficiando diretamente 1.600 pessoas. Esses produtos estão disponíveis em grandes redes de supermercados, como Carrefour e Pão de Açúcar, e financiam projetos educacionais que atendem dez mil crianças.
Outras iniciativas incluem a Água AMA, da Ambev, que arrecadou R$ 10 milhões para levar água potável a populações vulneráveis, e a linha "Fala na Lata", que mobilizou R$ 400 mil para programas de superação da pobreza. A Natura também se destaca com a coleção "Crer para Ver", que gerou mais de R$ 93 milhões para projetos educacionais em diversos países da América Latina, beneficiando cinco milhões de estudantes.
Além de produtos, existem formas de doação mais simples, como o Movimento Arredondar, que permite aos consumidores arredondar o troco em compras para doações a ONGs. Essa prática já arrecadou mais de R$ 15 milhões. Em São Paulo, o programa Nota Fiscal Paulista possibilita que consumidores doem créditos gerados por notas fiscais a entidades cadastradas, sem custo adicional.
Outra alternativa são os "presentes do bem", que permitem que anfitriões de eventos substituam presentes físicos por doações a ONGs. Essa iniciativa, promovida pela plataforma Giftaid, já conta com oitenta organizações cadastradas, abrangendo diversas áreas de atuação. Essas ações demonstram que é possível contribuir com causas sociais de maneira prática e significativa.
Essas iniciativas mostram como a união da sociedade civil pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Projetos que promovem a doação e o engajamento social devem ser estimulados, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

O 2° Censo da População em Situação de Rua do Distrito Federal revelou que 3.521 pessoas vivem nas ruas, com um aumento de 19,4% em relação a 2022, mas ainda abaixo de outras capitais. O censo destacou uma queda de 59% no número de crianças e adolescentes nessa situação.

A PRIO lança o Instituto PRIO, investindo R$ 130 milhões em 2024 para projetos socioambientais na Bacia de Campos, focando em educação ambiental e conservação da biodiversidade. A iniciativa visa ampliar o impacto positivo nas comunidades locais.

O Refugio Huellas de Amor, em Pereira, Colômbia, resgatou mais de 1.500 animais desde 2010. Com o novo Plano Salva-Vidas, o abrigo busca apadrinhamento e vendas de Produtos Solidários para garantir o bem-estar dos animais.

Uma jaguatirica macho foi resgatada em Trajano de Moraes, RJ, com mais de 20 ferimentos por projéteis e uma pata quebrada. O animal, tratado pelo Instituto BW, passará por nova cirurgia para remoção de um projétil.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) inaugurou a Casa Rosa, um espaço que centraliza serviços para pacientes ambulatoriais, oferecendo apoio e itens essenciais. A nova estrutura visa facilitar o atendimento e proporcionar conforto aos pacientes em tratamento.

A marca Martins abre sua primeira loja física na Galeria Ouro Fino, em São Paulo, após quatro anos no Bom Retiro, lançando coleções exclusivas e celebrando a nova fase com um ensaio especial. A Converse e Isabel Marant também apresentam uma nova collab, enquanto a Todxs lança a camiseta "Proteja as Gatas", com renda destinada a negócios liderados por pessoas trans.