Programa Saúde na Escola será ampliado em 2025-2026, abrangendo 632 escolas e 365.551 alunos. A iniciativa, que envolve parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação do DF, foca em cinco temas prioritários, promovendo saúde e bem-estar.
O Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com as Secretarias de Saúde (SES-DF) e Educação (SEE-DF), será ampliado no biênio 2025-2026, abrangendo um total de seiscentas e trinta e duas escolas e trezentos e sessenta e cinco mil quinhentos e cinquenta e um alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio. O programa também incluirá ações voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcando a maior expansão do PSE desde sua criação em dois mil e sete.
Durante os próximos dois anos, as escolas e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) trabalharão juntas em atividades de educação em saúde. Os cinco temas prioritários a serem abordados são: alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde sexual e reprodutiva, vacinação, saúde mental e promoção da cultura de paz e direitos humanos. Além disso, outros tópicos como prevenção de violências, promoção da atividade física e saúde bucal também poderão ser discutidos.
A coordenadora do PSE na SES-DF, Alana Siqueira, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e educação. Ela afirmou que "o sucesso vem dos profissionais que fazem um bom trabalho, notável e que incentiva a quem não aderiu, a aderir". Para aumentar a adesão ao programa, foram realizados eventos regionais para apresentar as iniciativas a gestores escolares e de UBS.
Um exemplo de sucesso foi o "I Fórum de Experiências Exitosas", realizado em junho de dois mil e vinte e quatro, onde foram apresentadas ações bem-sucedidas, como a parceria da UBS 1 do Riacho Fundo I, que monitorou o peso de noventa por cento dos alunos da área. Em dois mil e vinte e quatro, foram aplicadas vinte e quatro mil oitocentas e vinte e sete vacinas em escolas e creches do DF, demonstrando a eficácia das ações do programa.
Além das atividades educativas, as equipes da Secretaria de Saúde também realizarão intervenções nas escolas. A coordenadora do PSE na SEE-DF, Carla Dias, destacou que o programa contribui para um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, o que pode reduzir a evasão escolar. O envolvimento das famílias é fundamental, pois os alunos atuam como multiplicadores do conhecimento adquirido nas atividades.
Essa ampliação do PSE representa uma oportunidade significativa para promover a saúde e o bem-estar dos estudantes. A união da sociedade civil pode ser crucial para apoiar iniciativas que visem melhorar a saúde nas escolas, garantindo que todos os alunos tenham acesso a um ambiente educativo mais saudável e seguro.

Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Ricardo Nunes (MDB), planeja ampliar parcerias com escolas privadas para melhorar a educação municipal a partir de 2026. A iniciativa visa replicar o modelo do Liceu Coração de Jesus, que já apresenta resultados positivos.

O Dia Mundial da Educação ressalta a importância do Ensino Médio, onde o Sesi-SP e o Senai-SP oferecem formação técnica integrada, reduzindo a evasão escolar e preparando alunos para o mercado de trabalho. Essa abordagem inovadora, que combina teoria e prática, resulta em uma taxa de evasão de apenas 2,4%, comparada aos 5,9% do Ensino Médio tradicional. A educação técnica não só aumenta a empregabilidade, mas também prepara os jovens para o Ensino Superior, contribuindo para um futuro mais promissor.

As inscrições para o processo seletivo da SPTech estão abertas até 2 de junho, oferecendo bolsas integrais e vagas de estágio no programa "Profissional do Futuro", que visa reduzir a evasão escolar. A SPTech, em parceria com o Instituto Itaqui e grandes empresas, busca promover a inclusão e a formação prática de alunos, com uma taxa de evasão de apenas 2% entre os participantes.

Em 2025, o Enem reintroduziu a certificação do ensino médio, atraindo 81 mil inscritos sem diploma, um aumento de 200% em relação ao ano anterior. O exame ocorrerá em novembro, com 4,8 milhões de participantes.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece mais de 120 cursos online gratuitos, sem exigência de formação prévia, com certificação digital. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento em diversas áreas. Para participar, basta se inscrever no Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar.

As inscrições para o Prouni 2025 encerram em 4 de julho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, para estudantes de baixa renda. O programa visa facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.