O Rio de Janeiro terá um novo centro de formação técnica, o DigiTech, focado em tecnologia, IA e cibersegurança, com inauguração prevista para o segundo semestre. A Firjan busca fortalecer a economia digital local.
O Rio de Janeiro receberá um novo centro de formação técnica, o DigiTech, focado em áreas como tecnologia da informação, inteligência artificial (IA), cibersegurança, computação em nuvem e experiências imersivas. A inauguração, prevista para o segundo semestre, ocorrerá na Cidade Nova, região central da capital, ocupando uma área de 2,5 mil metros quadrados no Eco Sapucaí, um edifício de alto padrão.
O DigiTech será um centro de referência (CR) com o selo Firjan SENAI e contará com laboratórios de software, hardware e redes, além de uma arena de cibersegurança e um ambiente dedicado à IA. Também haverá espaços voltados para machine learning, ciência de dados, hiper-realismo e games, além de um auditório com capacidade para cem pessoas.
Este novo espaço não oferecerá ensino médio, mas se concentrará na formação profissional de pessoas físicas e em programas personalizados para empresas. O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou que as empresas do setor poderão contar com cursos customizados, enquanto projetos especiais atenderão às demandas do setor público, startups e parceiros estratégicos.
A Firjan já havia inaugurado, em 2022, o Centro de Referência em Audiovisual, que visa capacitar mão de obra técnica no setor audiovisual. Com a criação do DigiTech, a federação busca fortalecer a indústria e a economia digital no Rio de Janeiro, ampliando as oportunidades de formação e emprego na área de tecnologia.
O Eco Sapucaí, onde o DigiTech será instalado, é conhecido por ter permanecido vazio por seis anos, com apenas algumas empresas ocupando o espaço. A chegada do novo centro pode revitalizar a região e atrair mais investimentos para o setor tecnológico.
Iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento da mão de obra qualificada no Brasil. A união da sociedade civil pode impulsionar projetos que promovam a educação e a capacitação técnica, contribuindo para um futuro mais promissor e inovador para todos.
O programa Qualifica SP oferece 2.580 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em 33 municípios. Inscrições até 13 de julho; aulas começam em 21 de julho. Oportunidade para jovens e adultos se inserirem no mercado de trabalho.
A Cesar School está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos em tecnologia, com 5 mil vagas disponíveis em todo o Brasil. As aulas começam em 14 de julho e visam capacitar profissionais e aqueles em transição de carreira.
O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando expandir a iniciativa para toda a rede estadual. A IA, que já atua em 5% das tarefas, promete otimizar a correção e incentivar habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo, com 36.346 vagas disponíveis. A taxa de R$ 30 deve ser paga até 11 de junho, e a prova ocorrerá em 6 de julho.
Menos da metade das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foram preenchidas entre 2013 e 2024, resultando em 2,5 milhões de vagas ociosas. Especialistas pedem melhorias na divulgação e seleção.
Foi lançado o primeiro edital para preceptoria de ensino técnico na Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, com 110 vagas em cursos como enfermagem e análises clínicas. As inscrições vão de 9 a 18 de julho.