Inscrições abertas para 144 vagas em engenharia na Unesp até 6 de maio. Cursos gratuitos no campus de Ilha Solteira têm taxa de R$ 210.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a abertura das inscrições para cursos gratuitos de graduação no segundo semestre de 2025. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de maio, através do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Estão disponíveis 144 vagas no campus de Ilha Solteira, em cursos de engenharia agronômica, civil, elétrica e mecânica, com 36 vagas por curso.
A taxa de inscrição é de R$ 210,00 e as vagas são divididas igualmente entre o Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), totalizando 72 vagas para cada sistema. Dentro do SRVEBP, 24 vagas são reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (SRVEBP+PPI).
As vagas não preenchidas serão destinadas a candidatos que completaram o ensino médio em instituições da rede pública ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente de cor ou raça. As inscrições para o Vestibular de Meio de Ano 2025 ocorrem entre 14 de abril e 6 de maio, na Área do Candidato no site da Vunesp.
Os candidatos devem preencher um formulário com dados pessoais e um questionário socioeconômico, além de escolher a cidade onde desejam realizar as provas. As datas das provas da primeira fase estão marcadas para 25 de maio, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho. As cidades disponíveis para a realização das provas incluem Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.
Os concorrentes também têm a opção de utilizar o nome social e, se necessário, solicitar atendimento especial para candidatos com deficiência. A seleção será baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, que serão ponderadas conforme o curso escolhido.
Iniciativas como essa são essenciais para garantir o acesso à educação superior de qualidade. A mobilização da sociedade civil pode ser crucial para apoiar e ampliar oportunidades para jovens que buscam uma formação acadêmica. O fortalecimento de projetos sociais pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes.
O Sesi Lab, em Brasília, é um museu interativo que conecta ciência e tecnologia, atraindo visitantes de todas as idades com experiências práticas que tornam o aprendizado científico mais acessível e interessante. O espaço oferece diversas atividades, como experimentos com som e eletricidade, destacando a relevância da ciência no cotidiano.
A violência escolar triplicou em dez anos, com 13,1 mil atendimentos em 2023. A Fapesp destaca que a maioria dos casos envolve agressões físicas e psicológicas, com amigos como agressores em 35,9% das situações. Especialistas apontam melhorias nos registros e comunidades virtuais como fatores do aumento. Iniciativas são necessárias para reduzir essa crise.
O Ministério da Saúde lançou cursos autoinstrucionais sobre Análise Espacial e Inteligência Artificial, com inscrições até setembro de 2025, visando aprimorar a vigilância em saúde no Brasil. Os cursos, em parceria com a OPAS e a USP, têm como objetivo capacitar profissionais para utilizar ferramentas estratégicas na saúde pública.
Censo Escolar aponta aumento de 44,4% nos diagnósticos de TEA no Brasil, enquanto o Ministério da Educação lança curso de práticas inclusivas. Desafios de financiamento e suporte ainda persistem.
Em 2024, a taxa de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham no Brasil caiu para 18,5%, refletindo uma melhora no mercado de trabalho, mas ainda revela desigualdades de gênero e raça.
A Escola do Legislativo de Roraima (Escolegis) oferece 45 mil vagas em cursos gratuitos a distância, com inscrições até 30 de abril. As aulas começam em maio e os participantes receberão certificados.